Orla de Santarém se transforma em perigo para pedestres

Pescaria na orla já acidentou muita gente
Pescaria na orla já acidentou muita gente

Já se foi o tempo em que as pessoas podiam caminhar livremente e sem perigo pela orla de Santarém, no Oeste do Pará. Nos dias de hoje isso está quase impossível, devido aos diversos perigos em que esse logradouro público se transformou.
PESCADORES LEVAM PERIGO AOS PEDESTRES: Os amantes de prática esportivos têm a orla de Santarém como o melhor local para a prática do Cooper, ou seja, caminhadas, para manter a forma física. Mas no trecho que vai da Praça da Matriz até o Terminal Fluvial Turístico o perigo é constante com a presença de pescadores artesanais, que jogam suas linhas com anzóis e muitas pessoas, inclusive crianças, já foram acidentadas. Fato que deixa as pessoas bastante revoltadas e ninguém toma providências para resolver esse problema.
MORADORES DE RUA ASSALTAM CAMINHANTES: Outro problema sério é a presença de moradores de rua “pés inchados” que transformaram o trecho entre a Praça do Relógio e o Mercado Modelo em domínio próprio. Quando um praticante de caminhada passa pelo local, são afrontados pelos “pés inchados” que cobram dinheiro para comprar cachaça. Esta semana, uma jovem que fazia sua caminhada quando passou pelo local foi abordada por um desses elementos que a ameaçou e tentou roubar seu celular, o crime só não foi consumado porque um outro praticante de caminhada intercedeu e colocou o meliante para correr. Mas esse tipo de crime é constante nesse local.
HIPPIES TOMARAM CONTA DA ORLA: Outro fato que já foi denunciado por nossa reportagem diversas vezes é a presença de hippies em vários pontos da orla, que fazem o que querem e não são incomodados. Inclusive droga é com sumida livremente por eles. No trecho localizado em frente ao bar Mascotinho, os hippies tomaram conta e até redes eles atam nas árvores, fazendo com que a população que gostava do local se afastasse.

Polícia prende elementos que cobravam pedágio na orla
Polícia prende elementos que cobravam pedágio na orla

COBRANÇA DE PEDÁGIO: Agora, mais um fato chama atenção das autoridades, a cobrança de pedágios por elementos que trabalham em embarcações e ficam ingerindo bebidas alcoólicas em cima da orla. O fato mais recente aconteceu por volta das 21:30 horas de sexta-feira (10) quando um jovem que praticava Cooper foi agredido por seis elementos que estavam bebendo em cima da orla. Eles cobraram pedágio para que o jovem pudesse passar. Como ele não quis dar o dinheiro, foi covardemente agredido. A sorte do jovem é que os mototaxistas que fazem ponto no local viram a situação e foram interceder em seu favor. A Polícia Militar foi acionada e também foi afrontada pelos elementos, que chegaram ao ponto de ameaçar um policial com uma faca. Seis pessoas estavam no local ingerindo bebidas alcoólicas, sendo que três deles foram presos e levados para Seccional. Os outros se esconderam em uma embarcação, que saiu pelo rio Tapajós. A Marinha foi acionada, mas somente o comandante da embarcação foi encontrado, os outros elementos já haviam caído na água e fugido. O comandante da embarcação foi levado preso para a Seccional de Polícia Civil.
GUARDA MUNICIPAL: Todos esses problemas deveriam acabar se fosse criada a Guarda Municipal em Santarém. Mas isso depende da Prefeitura. A Câmara Municipal já aprovou o projeto criando a Guarda Municipal do Município, porém, falta o Prefeito sancioná-lo. Outros logradouros públicos também precisam ser fiscalizados, como o Museu João Fonna que foi transformado em local de baderneiros; as praças públicas, escolas que são constantemente invadidas e assaltadas, etc. Só nos resta esperar pelo bom sendo do prefeito Alexandre Von para que a Guarda Municipal seja criada e colocar um basta no perigo que ronda os logradouros públicos de Santarém.

Fonte: RG 15\O Impacto

6 comentários em “Orla de Santarém se transforma em perigo para pedestres

  • 14 de abril de 2015 em 11:54
    Permalink

    Muito oportuna essa reportagem, tratou e mostrou sem medo os problemas da nossa orla onde grupos se acham donos do pedaço, pescadores, usuários de drogas, filhinhos de papai, moradores de rua…….. cada um quer mandar num trecho da orla, cabe as autoridades tomarem providencias, Cadê a prefeitura ou os órgãos competentes? já passou da hora de se fazer valer o direto de ir e vim que nos garante a constituição Brasileira.

    Resposta
  • 14 de abril de 2015 em 09:54
    Permalink

    Será, que talvez assim seremos melhor atendidos e nossos idosos não terão de ir de madrugada p ter vez nos bancos e cef, porque hj mesmo vc sendo cliente especial vc é tratado como um desconhecido, fila não anda quem sabe agora eles atendem melhor.

    Resposta
  • 13 de abril de 2015 em 14:32
    Permalink

    Muito boa essa reportagem. Parabéns ao jornalista autor da matéria, pois falou nos principais problemas que todos enfrentam quando caminham na orla de Santarém. A presença dos hippies, que fedem e incomodam as pessoas; pescaria que causa perigo para quem passa perto do Terminal Turístico; poluição sonora em frente ao Museu João Fona; assédio dos cachaceiros que ficam em frente ao Mercado Municipal; e agora estão cobrando pedágio para os praticantes de cooper, quem não paga é agredido. Também gostei quando pede a criação da Guarda Municipal. Só em Santarém não tem guarda municipal, pois nos principais centros do País esses profissionais são bastantes úteis. Se a Guarda Municipal estivesse atuando, não haveria esse perigo na orla da cidade. Parabéns, jornalista!

    Resposta
  • 12 de abril de 2015 em 11:44
    Permalink

    – aprovado somente o texto, que segue para aprovação do projeto final.

    – dia 15/04/2015 – protesto a nivel nacional
    vamos juntos dizer não.

    – este projeto vai acabar com concurso publico e salario vai ser o minimo do minimo com atraso.

    – Sabem por quê foi aprovada ? Por que a maioria dos deputados federais são empresários insaciáveis que buscam o lucro a cima de tudo e de todos. Comparar Estados Unidos com Brasil é uma verdadeira loucura ! ! ! Ou será que vamos ganhar 20, 30 reais por hora para fazer faxina ? Empresas públicas como Caixa e Banco do Brasil não terão mais concursos. Empresas públicas e de economia mista serão cabides de emprego. O dinheiro público será rasgado em contratos super faturados com empresários-políticos, onde o trabalhador receberá a metade do quê ganharia se trabalhasse de forma direta. Projeto do deputado Sandro Mabel de Goiás, riquíssimo empresário…estamos FERRADOS ! ! !

    – querem acabar com os direitos conquistados pelos trabalhadores.

    – imagine uma empresa criada para ganhar determinado serviço digo licitação e depois que pega dinheiro simplesmente da calote nos trabalhadores, fica por isso, e isso já acontece e muito, é só ver a quantidade de obras interrompidas digo paradas pelo ministerio publico, devido fraude.

    diga não, junte-se a nós, diga não vamos pra ruas manifestar a nossa opinião.

    – teve um deputado que disse dava até pra rir pelos numeros da ultima manisfestação que foi em média em cada cidade sp-6000, rj-5000, belem-2000, e em média 2000 a 6000 recado pra ele dia 15/04/2015 vossa excelencia vai ver muitos milhões e o congresso vai ficar muito pequeno.

    Resposta
  • 12 de abril de 2015 em 11:24
    Permalink

    PROJETO DA TERCERIZAÇÃO:

    Sabem por quê foi aprovada ? Por que a maioria dos deputados federais são empresários insaciáveis que buscam o lucro a cima de tudo e de todos. Comparar Estados Unidos com Brasil é uma verdadeira loucura ! ! ! Ou será que vamos ganhar 20, 30 reais por hora para fazer faxina ? Empresas públicas como Caixa e Banco do Brasil não terão mais concursos. Empresas públicas e de economia mista serão cabides de emprego. O dinheiro público será rasgado em contratos super faturados com empresários-políticos, onde o trabalhador receberá a metade do quê ganharia se trabalhasse de forma direta. Projeto do deputado Sandro Mabel de Goiás, riquíssimo empresário…estamos FERRADOS ! ! !

    Resposta
  • 12 de abril de 2015 em 11:04
    Permalink

    Só retificando o post “Praticantes de caminhadas são constantemente feridos por anzóis de pescadores artesanais”, esses praticantes de pesca são “amadores”, e necessitam de obtenção RGP – EMISSÃO DE LICENÇA DE PESCA AMADORA (Ministério da Pesca e aquiculturasite:http://sinpesq.mpa.gov.br/pndpa/web/), caso não tenham, estão praticando de forma ilegal, as autoridades ambientais e policiais poderão fazer está verificação!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *