Comissão de vereadores identifica irregularidades no Lixão do Perema

Vereadores e secretários vistoriam lixão
Vereadores e secretários vistoriam lixão

O elevado nível de contaminação de mananciais localizados no entorno da rodovia Santarém/Curuá-Una (PA-370) levou um grupo de lideranças de comunidades próximas ao local a pedir a desativação do Lixão de Perema. O comunitário João Batista de Oliveira, da comunidade Perema e membro do “Movimento Fora Lixão, em defesa água e da vida” informou, que a comunidade está propondo à Prefeitura de Santarém que ofereça ajuda para preservar o meio ambiente.
Segundo ele, os Igarapés do Urumari e do Miritituba estão pedindo socorro, devido a poluição e a contaminação provocadas pelo Lixão instalado na área. Para Francinon Linhares, são 12 comunidades afetadas com os problemas causados pelo Aterro, que se localiza cerca de 200 metros da nascente do igarapé do Miritituba. Joilson Vasconcelos dos Santos, da comunidade do Bom Jardim, disse que a única solução é a retirada do Aterro daquela localidade, tendo em vista, a situação.

Água contaminada preocupa moradores das proximidades do Lixão de Perema
Água contaminada preocupa moradores das proximidades do Lixão de Perema

Com o intuito de buscar soluções para o problema, um grupo de vereadores, no último sábado, 11, visitou o Lixão de Santarém, na comunidade de Perema, no quilômetro 14, da Rodovia Santarém/Curuá-Una. A comissão liderada pelo vereador Silvio Amorim (PRTB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Santarém, contou ainda com a participação do presidente da Casa de Leis, Reginaldo Campos (PSB) e dos vereadores Marcela Tolentino (SDD), Júnior Tapajós, Ronan Liberal Júnior (PMDB), Henderson Pinto (DEM), Ivete Bastos (PT), Geovani Aguiar (PSC) e Rogélio Cebulisk (PSB). Representando o Poder Executivo, os secretários municipais de Infraestrutura, Edilson Pimentel; de Planejamento, Nélio Aguiar e de Meio Ambiente, Podalyro Neto.
O vereador Silvio Amorim (PRTB), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, disse que os vereadores já observaram o erro do projeto que originou o Lixão que está no Perema. Trata-se de um erro antigo que não se consegue corrigir de uma hora para outra. No entanto, os poderes competentes precisam tomar medidas mesmo que sejam paliativas para amenizar a situação que afeta diversas comunidades no entorno do Lixão.

Lixão do Perema se transformou em um grave crime ambiental
Lixão do Perema se transformou em um grave crime ambiental

O secretário Municipal de Planejamento, Nélio Aguiar, que participou da visita ao Lixão informou, que em reunião realizada em 31 de março de 2014, com a participação dos secretários municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura, Agricultura, OAB e lideranças comunitárias do entorno do Perema foram firmadas ações de infraestrutura do Aterro, que estão sendo feitas e devem ser concluídas até 30 de junho de 2015.
Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Comissão de vereadores identifica irregularidades no Lixão do Perema

  • 14 de abril de 2015 em 21:25
    Permalink

    Agora falta uma comissão pra decidir a sinalização das ruas da Cidade,onde não se encontra o nome de nenhuma sequer! Mais parece uma pequeno vilarejo,onde todos sabem o nome das 3 ruas existentes !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *