Obras do Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós entram na fase final

Centro de Artesanato Cristo Rei
Centro de Artesanato Cristo Rei

Estão em fase final, as obras de revitalização do prédio que abrigará o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós. O espaço será inaugurado pela Prefeitura de Santarém, no mês de junho, durante a programação de aniversário da cidade.
De acordo com Neide Noronha, coordenadora do espaço, a parte elétrica está em fase de conclusão, assim como o layout das placas indicativas, da fachada e placas internas com fotos dos atrativos turísticos do Município. Pelos próximos dias serão instalados os caixas eletrônicos das instituições bancárias (Banco 24 horas, Banco do Brasil, Banpará, Sicoop e Caixa Econômica Federal), além da implantação da rede de internet do Centro, que terá sinal de wi-fi gratuito aos visitantes.
A parte física do prédio está concluída, restando apenas os serviços de paisagismo, que será feito pela EMATER, além da composição do mobiliário e colocação das placas.
O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., informou que o objetivo principal do espaço é incentivar a cadeia produtiva do artesanato, melhorando a renda de quem produz e vende, e ampliando a oportunidade de novos negócios.
O Centro de Artesanato Cristo Rei terá 12 lojas para a exposição de produtos artesanais. Essa atividade contemplará 677 artesãos diretos. Haverá ainda uma loja para venda de plantas e flores, uma sorveteria, uma lanchonete de comidas regionais e três quiosques com exposição rotativa.
O espaço funcionará de terça a sábado, de 9h às 21h. Aos domingos e feriados abrirá das 14h às 20h.

ARTESÃOS DO CRISTO REI SERÃO CAPACITADOS COM CURSO DE INGLÊS APLICADO AO TURISMO

A Divisão de Planejamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), da Prefeitura de Santarém, reuniu na terça-feira (12), com representantes das Associações de Artesãos presentes no Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós. O objetivo foi mobilizar os artesãos para a realização do curso de Inglês Aplicado ao Turismo, que será ofertado através do Programa Estadual de Qualificação para o Turismo (PEQTUR), que em Santarém será executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O curso terá carga horária de 18 horas e será realizado no horário das 8h às 11h, na sede do órgão, localizado na Avenida Rui Barbosa, n° 1007, Centro.
A Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR), são parceiros na oferta desse curso. O curso será realizado em junho e a data ainda será definida.
De acordo com Naiara Miranda, gestora em Turismo da SEMDETUR, as associações têm até o próximo dia 20 para encaminharem à Secretaria o nome do representante que participará do curso. O artesão indicado deverá comparecer à sede da SEMDETUR munido de identidade e CPF para efetuar a sua matrícula.
Durante a reunião, ficou definido ainda que caso a associação não envie seu representante até o prazo estipulado, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para as demais associações que tiverem interesse nas vagas.
REUNIÃO: Na quinta-feira (14), a equipe de Planejamento da SEMDETUR reunirá com os condutores de passeios turísticos e barraqueiros da Ilha do Amor, em Alter do Chão. O objetivo é apresentar a proposta de realização do curso de inglês, porém, com a realização no período da noite, com a mesma carga horária. A reunião ocorrerá às 17 horas, na Escola Municipal Antônio de Sousa Pedroso. Foram convidados, os representantes da comunidade, SEMDETUR, SENAC, condutores de passeio turístico e barraqueiros.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *