Estudantes Santarenas se destacam no VI Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente

Estudantes santarenas com sua professora
Estudantes santarenas com sua professora

O Centro de Estudos do Crescimento Humano – CDH/FSP, o Departamento de Saúde Materno-infantil da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e o Laboratório de Escrita Científica da Faculdade de Medicina do ABC realizaram nos dias 14 a 17 de maio no Anfiteatro João Yunes da FSP/USP, o VI Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente.
As jovens, Lorena Guimarães Ferreira Honorato, Monica Carla Vojta Miranda e Telma Suanne Rocha dos Santos, estudantes do Programa de Mestrado profissional em promoção da saúde, do Centro Universitário Adventista de São Paulo, apresentaram durante o congresso o artigo “Violência sexual à criança e adolescente tendo como consequência a gravidez”, acompanhadas da Professora Dra. Cristina Zukowsky. “Foi uma experiência única por que estamos falando de ensino, onde foi abordado o tema violência sexual. E eu com um grupo de amigas aqui de Santarém, com a nossa experiência do dia a dia, com a profissão que nós exercemos, resolvemos falar sobre a violência sexual a criança e ao adolescente tendo como consequência a gravidez”, destaca Telma Suanne.
O Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente é realizado anualmente, com o objetivo de promover discussões acerca do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como aproximar os pesquisadores, educadores e iniciantes à pesquisa e educação nesta área com a finalidade de melhor acompanhar este período crítico do ser humano.
O trabalho das estudantes apresentou a realidade de Santarém, coletado o material no Pro Paz integrado (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) considerado um caso de política pública, uma vez que o Ministério da Saúde já reconheceu o abuso sexual. Para as estudantes, participar do congresso foi um momento de troca de experiências com a participação de professores americanos e estudantes de várias partes do pais.

ESCOLA PADRE MANUEL ALBUQUERQUE PROMOVE JOGOS RECREATIVOS ESCOLARES DA EJA
Os Jogos Recreativos Escolares da Educação de Jovens e Adultos da Escola Padre Manuel Albuquerque serão realizados no período de 1 a 3 de Junho, de 18h30 às 22h30.
Neste período, os alunos regularmente matriculados na referida modalidade de ensino participarão de disputas em modalidades esportivas como: futsal, corrida do saco, corrido do ovo na colher, queimada, cabo de guerra, dama, dominó e futebol de campo.
Os jogos recebem apoio a acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos, que sempre está presente nos eventos promovidos pelas escolas e direcionados ao bem e estar e lazer dos alunos da EJA. Haverá premiação com entrega de medalhas e troféus para o 1º, 2º e 3º colocados nas modalidades citadas.

PROJETO CULTURAL DA ARTE PARA DIVERSIDADE PROMOVE FEIRA DE ARTESANATO
A III Edição de Feira do Artesanato será realizada na próxima sexta-feira (29.05), no Paraíso Shopping Center, de 12h às 18h, com o objetivo de apresentar ao público a exposição de artesanatos ornamentados pelos alunos do Atendimento Educacional Especializado – AEE, o evento é realizado pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação da Divisão de Educação Especial. O Projeto de Arte para a Diversidade tem como principais objetivos sensibilizar e motivar os alunos com necessidades educacionais especiais a realizar o seu pleno potencial, desenvolvendo suas habilidades.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *