Informe RC

COMO SERÁ O BRASIL DE AMANHÃ?- I

Quem assiste noticiários de TV, ouve rádios e lê jornais para se manter informado do que ocorre no país, os olhos e ouvidos estão fartos de deparar com notícias de mortes praticadas por menores; condutores de veículos embriagados matando nas estradas e nas cidades; idosos da Previdência Social sendo enganados; mulheres agredidas e mortas por marido ou companheiro; doentes nos corredores de hospitais, por falta de leitos e remédios; fugas e rebeliões em Penitenciárias; assaltos aos cofres da Petrobrás; desvio de dinheiro em órgãos públicos; greve de professores, maioria sem razão com tentativa de invasões impedidas por PMs e desrespeito a decisões da Justiça e dezenas de mazelas mil. Este é o Brasil de hoje, o de amanhã, é difícil prever, mãe Diná já faleceu. A imprensa divulga da presidente não ter gostado da Comissão de Constituição e Justiça, do Senado Federal, ainda dependendo de aprovação no plenário, ter aprovado Projeto de Lei dando aumento, que varia de 53 a 78%, aos servidores do Judiciário, que não tiveram reajuste de 2009 a 2012, escalonado em 6 vezes, de julho deste ano a dezembro de 2017, no que implica, segundo o Ministério do Planejamento, no dobro dos vencimentos em relação aos atuais e um custo de 25,7 bilhões nos próximos 4 anos. Pouco, diante das dezenas de bilhões, que partidos e políticos levaram só da Petrobrás, cujo tamanho do rombo ainda está sendo apurado pela Operação Lava Jato e os participantes do esquema criminoso comandado pelo PT começam a ser nominalmente citados, parte virando réu no processo do Petrolão para prestar conta à Justiça.

COMO SERÁ O BRASIL DE AMANHÃ?- II

A companheira estranha o tamanho da conta, num momento em que a equipe econômica do governo, comandada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, está preocupada em fazer caixa, aumentando impostos, cortando verbas do orçamento, num total de quase 70 bilhões e reduzindo direitos de trabalhadores, aposentados e pensionistas, conquistados há décadas, para tirar o Brasil do atoleiro de roubalheiras de 2003 para cá, do que o povo não carrega culpa, para dar uma contribuição tão alta, de sacrifícios, basta a inflação. A grita, contra salários baixos, atinge maioria dos funcionários da União. Justo que lutem pelos seus direitos que não podem ser suprimidos diante das desigualdades, tomando como exemplo, sem desmérito, os ascensoristas do Congresso Nacional, guardas legislativos, garçons dos plenários e outros, sem instrução primária, que embolsam acima de 20 mil reais/mês, e direito, com seus familiares, a transporte escolar e títulos de Saúde, pagos pela União. Vamos à classe menos remunerada e mais sofredora. Como a Educação é um direito de todos, assegurado pela Constituição, a companheira Dilma, que tem sido xingada e vaiada sem poder sair às ruas, devia marcar seu nome na história, federalizando o ensino fundamental e médio e pagar vencimentos justos aos professores de nível fundamental e médio, para os mestres não mais fazerem greves prolongadas, “prejudicando milhões de alunos”, sofrerem humilhações, correrem de gás de pimenta, de balas de borracha e levar bordoada de soldados. Sairia muito mais barato do que o calote a ser dado por países companheiros nos empréstimos, a perder de vista, mantidos sob sigilo, concedidos através do BNDES. Como será o Brasil de amanhã? Só o tempo pode mostrar.

CURIOSIDADE. ELEIÇÕES 2016

Um ano distante do início da campanha política (junho de 2016) em torno da Prefeitura e da renovação dos membros da Câmara Municipal, a curiosidade de muitos é saber, por antecipação, se o DEM, dirigido pelo ex-prefeito e ex federal Lira Maia, vai apoiar ou não a reeleição do atual prefeito ou sair com candidatura própria. Pelo comportamento de alguns de seus membros ligados umbilicalmente ao chefe, críticos quase semanais da administração Alexandre Von (PSDB), não, mas moralmente, sim. Contando com a vice-prefeitura, se tal fato não ocorrer, para os democratas, a emenda pode sair pior que o soneto. Nunca na história política do município de Santarém um partido foi tão beneficiado quanto ao DEM, que emprega, na Prefeitura, parte aspones, centenas de filiados, de serventes a secretários, que, se dispensados, 80% não teriam como sobreviver e o Lira Maia não teria como empregá-los. Isso é assunto para o futuro. Hoje, devido à pobreza de votos de alguns pretendentes que anunciam ser candidatos, o melhor nome ainda é o de Alexandre, embora esteja junto à população com a popularidade em baixa. Não que disponha de votos suficientes para ganhar a eleição, e sim por seus pretensos concorrentes não terem. Amanhã, caso surjam nomes competitivos, como o da ex-prefeita Maria do Carmo (PT) e do médico Nélio Aguiar (DEM), atual secretario de Planejamento do município, a coisa pode mudar. Por enquanto a reeleição é certa, sem lombadas para atrapalhar.

VENDE-SE TERRENOS

Breve, trechos de terra situados na rodovia Fernando Guilhõn podem ser transformados em favelas ou esconderijo de bandidos, caso a Prefeitura, através do setor competente, enquanto há tempo, não impeça falsos sem terra (maioria com morada fixa) e falsas lideranças, a mando de políticos, para evitar problemas futuros, continuem a invadir terras para construir palhoças em locais sem condições de serem habitados por não dispor de transporte, água, luz e distante de escolas, distritos policiais e postos médicos. Nas laterais da rodovia, às proximidades do conjunto em construção há mais de 4 anos do Programa Federal Minha Casa Minha Vida, placas anunciam “vende-se terrenos”, quase todas fincadas em propriedades legítimas. A Prefeitura devia por um ponto final nessa situação, proibindo também a venda de lotes de imobiliárias e particulares na PA-457 que leva à Vila de Alter do Chão, que não ofereça infraestrutura necessária para uma família construir uma casa e morar com dignidade. O amanhã pode ser tarde.

NANICOS

Os partidos nanicos, parte desconhecida dos eleitores, que sobrevivem graças aos recursos recebidos anualmente do Fundo Partidário, a partir do ano que vem, podem ficar a pão e água dos quase 1 bilhão de reais distribuídos anualmente, de acordo com os votos obtidos na eleição anterior. Atualmente, nenhum recebe menos de 1 milhão/ano. Na Comissão da Reforma Política em apreciação na Câmara Federal, presidida por um deputado do Rio de Janeiro, tem uma cláusula que, aprovada, pode afastar a maioria das agremiações políticas da divisão ao exigir que o partido que não obtiver 2% dos votos válidos no país para deputado federal e 1% em nove estados, fica fora da partilha, e não alcançando 2% no comput geral, perde direito à propaganda gratuita no rádio e na televisão. A medida tida como moralizadora visa impedir criação de novas legendas, onde parte delas serve de aluguel para aumentar o tempo no horário político destinado a coligações pelo TSE. Têm políticos que vivem à custa desse expediente imoral.

O TEMPO PASSA RÁPIDO

A Comissão Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo, por decisão unanime, vai requerer à Justiça Eleitoral o mandato da senadora socialite Martha Suplicy, eleita pela legenda da qual é filiada há mais de 30 anos, para “melhorar a vida dos brasileiros pobres”, mas se desligou (28/04) pelo PT ter enveredado pelo caminho da corrupção, jogando os estatutos, a honestidade e a ética no ralo. Estranho que tenha vivido por muito tempo no meio de pecadores e não tenha pecado, ganhando mandatos (deputada federal, prefeita e senadora) e cargos (duas vezes ministra da Cultura) e só agora descobriu ser santa. A senadora promete lutar para preservar “seu” mandato. Não precisa, está para terminar, o tempo passa rápido.

CONTAS APROVADAS

Início do mês, o prefeito Alexandre Von (PSDB) teve aprovada, por unanimidade, pelo Tribunal de Contas dos Municípios, a prestação de contas da Prefeitura (2013) referente a seu 1º ano de governo, a qual deve ser referendada pela Câmara Municipal, onde conta com ampla maioria. A prudência recomenda não concluir o mandato de 4 anos sem deixar os 3 primeiros aprovados. Estranho a agilidade dos conselheiros do TCM, embora esse seja o procedimento correto. Bom para ambos os lados, inclusive aos vereadores, já que existem muitos ex-prefeitos que passaram 8 anos na Prefeitura, largaram o cargo há mais de 10 anos e até hoje as contas, aprovadas ou não, chegaram à Câmara para apreciação. Se todos os prefeitos tivessem a prudência do Alexandre, muitos não estariam respondendo ações na Justiça à espera de sentença e nem na boca do povo como donos de ficha suja.

MULHER DE MUITA SORTE

Na reunião realizada na quarta (20), em Brasília, do presidente do Senado Federal com os governadores, visando melhorar as condições dos estados e municípios, entre os quais o que trata do endividamento junto à União, o senador Renan Calheiros não economizou adjetivos “elogiosos” à companheira Dilma, assim se expressando a seus convidados: “o que nós lamentamos, e lamentamos muito, é que aquele Brasil de 2014, projetado, anunciado, era apenas um Brasil para campanha eleitoral. Nós estamos vivendo, hoje, a dura realidade de ajustarmos o Pacto Federativo. Os governadores querem qualificar o ajuste, um ajuste realmente fiscal, e não um ajuste meramente trabalhista, como o que está sendo promovido pelo governo”. Pelo comportamento e pelas palavras proferidas, o senador também quer decidir como presidente. A presidente Dilma é mulher de muita sorte quanto a seus críticos, perdeu Martha Suplicy e ganhou Renan Calheiros.

MALUQUETE

O ditador proprietário da Coreia do Norte, mandatário único de todas as instituições no país, que envergonha o mundo civilizado, no último dia de abril, mandou executar com fogo antiaéreo, numa Academia Militar, o ministro da Defesa do governo, na presença de centenas de oficiais que, perfilados, juntos ao mandatário, assistiram à execução do antigo chefe que ocupava o cargo há menos de um ano, acusado de deslealdade ao líder supremo, falta de respeito e ter sido surpreendido dormindo durante um desfile militar e respondido de maneira inadequada ao tirano em várias oportunidades. A vítima que tinha o posto de general era tida como um dos 3 militares mais influentes junto a seu algoz, que há três anos mandou executar um tio, seu mentor político, por traição. O ditador coreano é acusado em silêncio de mandar matar pessoas que contrariem os seus desejos, até sexual. Coisa de maluco.

MENORES EM AÇÃO

Semana anterior, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostrou que dos milhares de assaltos, parte seguida de morte, registrados em Boletins de Ocorrência (B.O) nos distritos policiais, no primeiro quadrimestre do ano, teve participação de menores. No domingo (17), no centro do Rio de Janeiro, uma turista japonesa foi esfaqueada após tentativa de assalto. Os policiais acionados conseguiram prender 3 menores. Este causou comoção pública no estado, revoltou a população e ganhou a mídia internacional: no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira (19), um médico de 56 anos, cardiologista, professor universitário, bastante conhecido, que salvou milhares de vidas, foi esfaqueado, roubado e morto num local considerado cartão postal da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas, quando pedalava sua bicicleta na ciclovia. Autores: dois menores, que levaram sua bicicleta, carteira porta-cédula e o celular. O Brasil está tomado de menores de 18 anos que votam, roubam, sequestram e cortam vidas preciosas e carreiras brilhantes, e não respondem pelos seus crimes, acobertados por órgãos oficiais, ongs, entidades civis respeitadas, que são ligadas aos Direitos Humanos, contrários à redução da idade penal para 16. Embora não seja o correto, qualquer dia os brasileiros começam a fazer justiça com as próprias mãos. Aí o Congresso aprova vapt-vupt a PEC do Menor Bandido. Não acaba, mas diminui.

ATOS E FATOS

SURPRESA – Não deve causar surpresa a aprovação, por maioria dos membros do Senado Federal, para ocupar no Supremo a vaga pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, do jurista Luiz Fachin, que há pouco tempo era defensor da poligamia, da desapropriação de terras produtivas, da abolição do direito de propriedade e das barbaridades cometidas pelo MST. O ministro Dias Toffoli foi advogado do PT, servia à Casa Civil e defendia companheiros. Não tinha notório saber jurídico, foi reprovado duas vezes em concurso para Juiz de Direito, no estado do Amapá, e nem dono de conduta e moral ilibada, indicado no segundo governo Lula para ministro do Supremo, não foi aprovado? – A CAMINHO DO FIM – Na Venezuela, reino do ditador Nicolau Maduro, futuro exilado político no Brasil, está com supermercados e farmácias de prateleiras vazias. Falta tudo: água, luz (racionalizada), alimentos, remédios, papel higiênico e camisinha. A inflação prevista até fim do ano é de 75%, para 2016, pode passar de 100%. Maduro a qualquer momento pode cair de podre. – TUDO IGUAL – O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirma que o Senado Federal está antenado às vozes da rua. Renan não deve ouvir direito.

Um comentário em “Informe RC

  • 30 de maio de 2015 em 10:18
    Permalink

    LENDO ESTA COLUNA FICO PENSANDO QUEM E RONALDO CAMPOS PARA FALAR DE ALGUEM CERTAS COISAS

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *