Alunos do Colégio Santa Clara estão na final da 7ª Olimpíada Nacional de História

Estudantes do Santa Clara, com a professora Roseane
Estudantes do Santa Clara, com a professora Roseane

Três estudantes do Colégio Santa Clara, de Santarém, oeste do Pará, irão representar o estado na fase final da 7ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será nos dias 15 e 16 de agosto em Campinas (SP). Eles vão disputar com mais 301 equipes selecionadas de outros estados.
Thiago Lima Macêdo, Carla Mércia Macêdo e José Edil, que compõem a equipe “Constitucionalíssimos”, coordenados pela professora Roseane Cunha, foram selecionados para a etapa final da competição após participarem de quatro fases eliminatórias online, que exigiram deles debates e muita pesquisa sobre conteúdos históricos, que culminou com a produção de um texto sobre preconceito.
Ao todo, este ano o colégio inscreveu 24 equipes e a “Constitucionalíssimos” será a única do Pará na final da competição.
Os estudantes sabem o peso da responsabilidade. Carla Mércia, de 13 anos, que faz a 8ª série do ensino fundamental, diz que, independente de gostar de determinado assunto da História, é necessário estar preparado para tudo. “Pode cair muito bem alguma coisa que aconteceu na ditadura ou na República. Não dá para dizer: ‘eu gosto desse assunto, só vou estudar esse’.
Thiago Macêdo, de 15 anos, que faz o 1º ano do ensino médio, diz que o assunto que mais gosta em História são a 1ª e 2ª Guerra Mundial, mas, compartilhando da mesma opinião de Carla, para vencer a competição é necessário dominar qualquer assunto. “A gente pretende ir e tirar uma nota muito boa para trazer uma medalha de ouro para o Pará. O assunto que mais me chamou atenção em História são a 1ª e 2ª Guerra, acho legal saber sobre os alemães, acho curioso as Trincheiras antigamente. Espero que a gente tenha uma pontuação alta, um bom texto, bom desempenho”.
O colégio ganhou a medalha de ouro da competição em 2009. Em 2010, obteve a maior pontuação do Pará e foi a única escola premiada da região Norte. Em 2011, ficou entre as 300 melhores equipes do Brasil. Em 2013, conquistou o 1º lugar no estado e ano passado foi o melhor colocado no Pará e 4º melhor do Brasil.
Olimpíada de História
A proposta da competição é fazer do estudo da disciplina um desafio estimulante e enriquecedor. A intenção é trazer para o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafio construtivo. A maioria das olimpíadas científicas é da área das ciências exatas.
A primeira edição da competição foi em 2009 e é elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Olimpíada de História é realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.
Desde a primeira edição existe uma fase final para 1200 finalistas, que vão até a Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.
Fonte: RG 15/O Impacto e G1

Um comentário em “Alunos do Colégio Santa Clara estão na final da 7ª Olimpíada Nacional de História

  • 22 de junho de 2015 em 15:50
    Permalink

    Eu gostaria de compartilhar essa excelente notícia no face book mas não tem como pois sumiu essa ferramenta .
    Educação é investimento também é a melhor herança que os pais podem deixar aos seus filhos !! Professora bem preparada é outra história , além de despertar a vontade em seus alunos ,deixa seu nome na memória de futuros grandes seres humanos como estes adolescentes .
    Queria tanto compartilhar essa boa nova no meu face book mas a ferramenta sumiu daqui . Revejam essa opção para seus internautas . Obrigada . Sucesso a todos !!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *