DVD ‘Tributo a Ruy Barata’ foi lançado em Santarém

Ruy Barata
Ruy Barata

Na quarta-feira (24), às 21h, na Estação Show Bar (Avenida Mendonça Furtado, entre a Travessa Turiano Meira e Avenida Curuá-Una) aconteceu o lançamento oficial do DVD “Tributo a Ruy Barata”, uma ação organizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), em parceria com a Fábrica de Produções e apoio institucional do Grupo CR.

O DVD reúne interpretações de 15 artistas: Alê Rodrigues, Clarice Senna, Cristina Caetano, Dandara Aguiar, Edu Dias, Everaldo Martins Filho, João Otaviano de Matos Neto, Maria Lídia, Paulinho Barreto, Paulo André Barata, Pedro Guilherme Hanna, Priscila Castro, Rafaela Araújo, Shinye Vasconcelos e Vicente Filho. A gravação, ao vivo, ocorreu na programação do aniversário da cidade de Santarém, no ano 2013, que contou com a participação do filho do homenageado, Paulo André Barata.

O lançamento do DVD antecipou a data e aniversário de Ruy Guilherme Paranatinga Barata, que completaria 95 anos, na quinta-feira (25). Ruy Barata nasceu em Santarém, em 25 de junho de 1920. Faleceu em São Paulo no dia 23 de abril de 1990. Exerceu as funções de advogado, escritor, cartorário, jornalista, poeta, professor e político. As músicas dele foram inspiradas nas belezas naturais da Amazônia.

Como escritor ganhou destaque com as publicações, “Anjo dos Abismos” e “A Linha Imaginária”. Atualmente, a residência onde viveu Ruy Barata, em Santarém (PA), abriga o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap), na Rua Adriano Pimentel, nº 80 – Centro.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *