PREFEITURA REALIZA MEGA FESTA NO ARRAIAL MUNICIPAL

Quadrilha Chico Tripa abrilhanta o arraial municipal
Quadrilha Chico Tripa abrilhanta o arraial municipal

O Arraial Municipal aconteceu nos dias 10 e 11 de julho, uma mega festa que atraiu mais de quatro mil pessoas nas duas noites do evento. Organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, com o apoio das secretarias de Assistência Social, Saúde, Infraestrutura e demais secretarias e realização da Prefeitura Municipal de Placas.

Na noite do dia 10, teve diversas apresentações culturais e atrações musicais. O grupo dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fez a abertura da festa dançando o ritmo CARIMBÓ. A quadrilha JUBNI da vila Bela Vista foi a segunda atração, seguida pelo grupo folclórico Onça Pintada de Placas e fechando as apresentações a quadrilha QUADRIDANCE de Rurópolis. Todas as apresentações tiveram suas particularidades, mas cada um fez bonito no Arraial.

Nas apresentações musicais, Diego Safadão, prata da casa, subiu ao palco e deu um show e a madrugada foi animada ao som da Banda Xarada, vinda de Belém.

Na segunda noite, dia 11, a noite cultural se iniciou com a apresentação da quadrilha ARRASTA PÉ, vicinal da 59; em seguida o grupo All Dance de Uruará fez uma belíssima apresentação e pra fechar com chave de ouro a quadrilha Chico Tripa, de Placas, dançou o ritmo junino com belo passos e coreografia, sendo aplaudido de pé pelo público.

Regis e Banda cantou e encantou o público com um repertório variado e em seguida, Ricardão e Banda “Eu Acho é Bom”, levantou a galera com muito forró e agito, um repertório completo e bom de ouvir, a festa se estendeu até madrugada com um público animadíssimo e dançante.

O prefeito Leonir Hermes junto com seu secretariado e diversos vereadores acompanharam a festa e apresentações junto com o público, um ambiente totalmente familiar, com diversas barracas que ofereciam bebidas e comidas típicas da região, algo digno de um verdadeiro ARRAIAL.

Durante as duas noites do evento, a Polícia Militar esteve presente fazendo a segurança e mantendo a ordem do lugar. Nenhuma ocorrência foi registrada e o público que participou pode se divertir com segurança.

Na avaliação dos organizadores e realizadores do Arraial, esta foi uma das festas com maior número de participação de pessoas, onde pode receber pessoas de Santarém, Rurópolis, Placas, Uruará e Medicilândia. Quem participou parabenizou o evento e a gestão municipal pela iniciativa e valorização da cultura tradicional.

COMUNIDADES DO MUNICÍPIO SÃO AGRACIADAS COM OPERAÇÃO DOCUMENTOS

Leonir Hermes junto com equipe da Operação Documento
Leonir Hermes junto com equipe da Operação Documento

A equipe de profissionais do município de Placas do serviço de Identificação que tem como chefe Elias Fabiano e da Justiça Eleitoral a senhora Eliza Zanetti e Sidenil Baleeiro, gerente dos Correios, estão fazendo um trabalho digno de apresentação. Denominado de “Operação Documentos”, a equipe que tem o apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores e está indo até as comunidades da zona rural emitir títulos eleitorais, CPF, documentos de identidades e carteiras de trabalho.

Na terça-feira (14) mais de duzentos e cinquenta atendimentos foram efetuados na comunidade Aparecida Lote 10. Na quarta-feira (15) ouve atendimento nas comunidades Bom Sucesso e Ouro verde. A emissão dos documentos é gratuita e o objetivo é facilitar para as pessoas que moram distante da sede municipal adquirirem os seus documentos pessoais.

O prefeito Leonir acompanhou a equipe na comunidade Aparecida e demais comunidades, o presidente da Câmara João Martins esteve presente onde foram muito bem recebidos. Os moradores das comunidades parabenizaram a iniciativa e afirmou que muitos ainda não tinham alguns documentos devido à dificuldade de ir até a cidade.

Os líderes comunitários e professores (as) tem sido parceiro também na Operação Documentos, fazem o trabalho de divulgação, dão o apoio logístico, oferecem a alimentação e na somatória de tudo, o povo é que ganha com iniciativa do projeto. Segundo informações da gestão municipal, outras comunidades ao longo do município iram receber a visita da equipe e poderão obter os seus documentos pessoais totalmente gratuitos.

PREFEITO VISITA RAMAL DO NOÉ ONDE SERÁ CONSTRUÍDA PONTE SOBRE O RIO DAS PEDRAS

Prefeito visita in loco onde será construída ponte no Rio das Pedras
Prefeito visita in loco onde será construída ponte no Rio das Pedras

Na tarde do dia 13 deste mês de julho o prefeito Leonir Hermes se reuniu com moradores da vicinal da 59, no Ramal do Noé. O objetivo da reunião foi para tratar da construção de mais uma ponte, esta sobre o Rio das Pedras.

Dezenas de moradores têm propriedades do outro lado das margens do rio, e durante o período chuvoso ficam impossibilitados de trafegar, uma vez que com o aumento das águas, o rio transborda deixando assim os moradores ilhados por alguns dias.

Nesta reunião daquela localidade, o prefeito Leonir firmou parceria com os moradores, os quais de pronto se comprometeram em ajudar na construção de mais uma ponte, obra esta que será de grande valia para todos.

Os proprietários iram entrar com serviços de mão de obra e doação de madeiras, a Prefeitura contribui com o maquinário necessário, apoio logístico, alimentação e materiais como gasolina, óleo lubrificante, correntes para motores, pregos e outro.

Esta parceria já vem dando certo em outras obras e não tem objeção por ninguém em ser parceiro da gestão municipal, uma vez que os trabalho em conjunto, tem agilizado várias obras desta natureza. O Prefeito na oportunidade afirmou que ainda neste mês de julho os serviços devem começar e cada um dos que estavam na reunião se comprometeu em ajudar na obra da construção da ponte, a qual servirá para todos os moradores daquela localidade.

ACADÊMICOS DA UFPA INICIAM EM PLACAS CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, LINGUAGENS E CÓDIGOS

Acadêmicos da Ufpa em Placas
Acadêmicos da Ufpa em Placas

No início do mês de julho deste ano de 2015, iniciaram em Placas as aulas do 1º Curso de Licenciatura em Educação do Campo Linguagens e Códigos, UFPA-Universidade Federal do Pará.

Pela carência de um reconhecimento das importâncias dos produtos oriundos da agricultura, tende em informatizar os produtores dos valores nutricionais e culturais de cada espécie e seus derivados, estudados na disciplina HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ministrada pela professora especialista Alexandra S. Leite.

A Turma iniciante teve parcerias de fundamental importância para a concretização do curso, sendo a Secretaria Municipal de Educação (SEME) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e os mesmo agradeceram pela assistência oferecida aos acadêmicos do curso.

Outro parceiro que também deu apoio foi a Secretaria de Esporte e Cultura, representada pelo senhor Sandeney Monteiro, que disponibilizou um espaço no Arraial Municipal, nos dias 10 e 11 de julho período da noite, onde os Acadêmicos divulgaram a importância dos produtos adquiridos na agricultura, por meio de uma oficina, que teve como tema: OFICINA DA TURMA DE UFPA DE PRODUTOS REGIONAIS DO CAMPO. Representada pela professora Alexandra e os acadêmicos da Universidade Federal do Pará no município.

Diante disso, acredita-se em possíveis melhoras para educação do campo e por meio de mais uma turma de Acadêmicos será possível concretizar uma nova concepção de mudanças na agricultura familiar sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *