PREFEITURA ABRE ESTRADA QUE LIGA BAIRRO BOA ESPERANÇA AO SETOR CHACAREIRO

Chacareiros agradecem ao Prefeito pela abertura de uma nova estrada
Chacareiros agradecem ao Prefeito pela abertura de uma nova estrada

Há mais de 15 anos os moradores do setor de chácaras, denominado comunidade Girassol, na vicinal km 240 norte, município de Placas, vinham reivindicando uma estrada que desse acesso do Bairro Boa Esperança (zona urbana) ao setor chacareiro (zona rural) e somente agora foi possível realizar o pedido dos moradores daquela localidade.

Atendendo um requerimento do vereador Feliciano Uchoa, o prefeito Leonir Hermes, através da secretaria de infraestrutura (secretário Silvestre Lemos – Cabeça de Alho) viabilizou a abertura da estrada pedida pelos chacareiros. Antes era preciso percorrer em média 3 quilômetros para chegar nas chácaras e com a nova estrada diminuiu em muito este percurso.

Na tarde de sábado (25/07) o prefeito Leonir esteve na casa do senhor Luiz, um dos moradores beneficiados com a estrada e colaborador, uma vez que cedeu parte de sua propriedade para que a estrada fosse aberta. O Prefeito foi agradecer a colaboração do senhor Luiz e, na oportunidade, também foi agradecido. Segundo informou o senhor Luiz, muitos moradores das chácaras já estavam desiludidos com tantas promessas não cumpridas. A necessidade daquela estrada era grande, pois abrandaria uma volta de 3 quilômetros e ganharia tempo e diminuiria custos, sendo que muitas vezes tinham que pagar transportes para escoar produtos como cacau, banana e outras produções.

Junto com o prefeito Leonir esteve o vereador Feliciano Uchoa, autor do requerimento o qual foi aprovado por unanimidade na Câmara. Feliciano Uchoa (Leão) parabenizou os moradores pela nova estrada e agradeceu ao Prefeito por ter atendido seu pedido. O Prefeito por sua vez disse que sua meta é atender todas as demandas que beneficiem o povo placaense e em especial quando envolve uma comunidade. A coletividade sempre será prioridades em sua gestão, uma obra que venha beneficiar a todos e que terá atendimento privilegiado.

ESCOLA ALMIR GABRIEL ESTÁ SENDO TOTALMENTE REFORMADA

Prefeito e Secretário de Educação vistoriam obras de recuperação na Escola Almir Gabriel
Prefeito e Secretário de Educação vistoriam obras de recuperação na Escola Almir Gabriel

A Escola Governador Almir Gabriel atualmente é a maior escola do município de Placas, situada na zona urbana e atende mais de mil e quinhentos alunos por dia. Após mais de 10 anos construída, a citada Escola ainda não havia sofrido uma reforma, só agora o prefeito Leonir junto com o secretário de educação Marcelo Leal tomaram a decisão de reformar o prédio escolar.

Na manhã de segunda-feira (27/07) o prefeito Leonir junto com o secretário Marcelo fizeram uma visita à obra. Acompanha pelo chefe do setor de construções, senhor Guilherme, vistoriaram a escola onde pode constatar que os trabalhados estão em andamento previsto. Segundo o cronograma de execução, até o dia 10 de agosto toda a reforma será concluída e na volta às aulas, alunos e professores estarão usufruindo de um espaço escolar confortável para os trabalhos.

O secretário Marcelo Leal, em entrevista, disse que atualmente no município de Placas a educação tem sido tratada de maneira respeitosa. São vários investimentos na educação, desde a formação de profissionais, a valorização salarial e investimentos nunca visto no corpo físico escolar. Marcelo frisou que a reforma que hoje a Escola está passando abrange desde a parte elétrica, hidráulica, pinturas, adaptações em banheiros, salas de aulas, refeitório, cozinha, sala de professores e sala da diretoria.

O prefeito Leonir Hermes por sua vez disse que todos os investimentos aplicados na reforma da Escola Governadores Almir Gabriel têm sido feito com recursos próprios, e estes investimentos têm sido também direcionados a outras escolas no Município. Ele citou o caso da Escola Iranir de Andrade também na zona urbana, que antes tinha apenas duas salas de aula e hoje já na fase final, está se tornando uma escola de grande porte com seis salas de aula, refeitório, cozinha, sala da diretoria, banheiros, corredores de acesso e muro. Pontuou ainda algumas escolas que estão sendo construídas ou foram ampliadas; Escola na vicinal da 60, Escola na vicinal da 57, Escola na vicinal do Lama, Escola na vicinal do Lote 10 norte, Escola na Vila Bela Vista km 221 entre outras. Segundo o prefeito Leonir todos estes investimentos valem a pena, pois está investindo em educação e só com uma boa educação pode-se obter um Município, um Estado ou um País mais justo e desenvolvido.

SEMMA FAZ ACOMPANHAMENTO DE DESMATAMENTO ILEGAL ATRAVÉS DE GRUPO DE TRABALHO

Grupo de trabalha da Semma em reunião mensal
Grupo de trabalha da Semma em reunião mensal

O Grupo de Trabalho Municipal de Combate ao Desmatamento do Município criado, através do decreto nº23/2014, vem acompanhando o avanço do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e procurando identificar as causas do desmatamento ilegal no âmbito municipal. Através dos boletins mensais de monitoramento do desmatamento encaminhados pela coordenação do PMV, o grupo vem se reunindo uma vez por mês definindo as estratégias de prevenção e combate ao desmatamento ilegal, dentro da realidade do Município.

Durante as reuniões do GT, são debatidas e apresentadas várias ideias a fim de evitar que o desmatamento avance, uma das ações já esta sendo colocada em prática que é alcançar os 80% do CAR e para isso vem sendo será realizado eventos e reuniões no propósito de informar a necessidade e os benefícios que se obtém através do cadastro. Algumas agendas já foram marcadas como na vicinal lote 10 norte, nas comunidades Três Poderes, Terra Prometida e Estrela do Oriente, onde os agricultores serão posto há par da importância do CAR e do desmatamento ilegal. Nestas reuniões a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Grupo de Trabalho, terão parceiros como, Banco da Amazônia, SEMAP, CEPLAC, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, SEMMA , EMATER e ADEPARÁ.

Estes órgãos junto com a SEMMA visam contribuir para o avanço da sustentabilidade destas comunidades; estes eventos serão realizados no mês de setembro. O Grupo de Trabalho deve se reunir no próximo dia 04 de agosto, onde deverão elaborar o cronograma de ações para o dia dos eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *