Semana Mundial de Aleitamento Materno discutirá a relação entre amamentação e trabalho

Semana do aleitamento materno
Semana do aleitamento materno

Acontecerá de 01/08 a 07/08, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, cuja abertura em Santarém será neste sábado (01/08), às 08h, no Centro de Referência de Saúde da Criança, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 86. Durante o evento, serão promovidas palestras com orientação às mães com base no tema deste ano: “Amamentação e Trabalho”. Serão oferecidos, também, serviços como teste da linguinha, do pezinho e orelhinha. Uma equipe de saúde da UEPA (Universidade do Estado do Pará) será parceira no evento, ensinando a postura correta para a amamentação adequada. A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, vai se estender para as Unidades de Saúde e Estratégias de Saúde da Família.
A coordenadora do Centro de Referência de Saúde da Criança, enfermeira Aldaísa Borges, considera o tema oportuno, para tirar dúvidas das mães que estão no final do prazo da licença maternidade e tem dúvidas sobre como conciliar a volta ao trabalho, com a amamentação do recém-nascido.
“Nós sabemos que há empresas que só dão a licença por quatro meses, então essa mãe fica com muitas dúvidas, sobre como fazer o retorno ao trabalho, e muitas acham, por falta de informação, que não podem continuar amamentando. Ao contrário, as mães podem fazer a ordenha manual e essa criança pode continuar recebendo o leite materno”, explicou.
O tema “Alimentação e Trabalho” visa capacitar e apoiar todas as mulheres, que trabalham nos setores formais e informais, para combinar adequadamente o trabalho com a criação dos filhos, especialmente a amamentação.
A realização da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Santarém é da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão Técnica, em parceria com o Centro de Referência de Saúde da Criança.

II FESTA DO MILHO E A I FESTA DO FEIJÃO MANTEIGUINHA, NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES ALACID NUNES
Neste domingo (02/08), a partir de 9h, o Parque de Exposições Alacid Nunes recebe a 2ª edição da Festa do Milho e a 1ª edição da Festa do Feijão Manteiguinha de Santarém. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), por meio da Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (CPROF), em parceria com 12 comunidades rurais. Além das comidas derivadas dos produtos (milho e feijão manteiguinha), os festivais terão programação cultural com danças folclóricas, concurso de rainhas e entrega de medalhas a produtores rurais.

MUNICÍPIO, USUÁRIOS E OPERADORES DEFINIRÃO TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA PARA PROMOVER MELHORIAS NO TRANSPORTE COLETIVO URBANO QUE ATENDE A GRANDE ÁREA DO MAICÁ
O Grupo de Trabalho constituído através do Conselho Municipal de Transporte (CMT) para apresentar sugestões de melhorias para o serviço de transporte coletivo urbano na grande área do Maicá, esteve reunido na manhã de sexta-feira (31/07) no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM). Após as discussões, foram definidas as datas para que lideranças, SMT, proprietários das empresas e representações comunitárias, construam indicações que vão subsidiar a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Segunda-feira (03/08), a partir das 09h30, representantes da SMT, lideranças do bairro Jaderlândia e operadores do transporte público definem propostas de conciliação para melhorias. O mesmo procedimento será feito na terça-feira (04/08) no bairro do Maicá e na quinta-feira (06/08) nos bairros Vigia e Urumari. Os encontros acontecerão sempre às 09h30, na sede da SMT.
A partir dos subsídios apresentados nesses encontros, volta a acontecer na sede do CIAM, às 09h, uma reunião de avaliação, que visa a elaboração do TAC. No encontro de hoje, ficou pactuado que serão convidados a participar das discussões, representantes da SEMINFRA e SEMAD.
No dia 14/08, o TAC será assinado. O documento vai permitir que as ações sejam cumpridas. Em caso de não cumprimento, quem não se ajustar, deverá sofrer as sanções que estarão definidas durante a elaboração do documento.

ESTUDANTES FRANCESES PARTICIPAM DE INTERCÂMBIO EM SANTARÉM
Desembarcou neste sábado (01/08), um grupo composto por 20 estudantes franceses que participarão de um intercâmbio na cidade de Santarém. Na segunda-feira (03/08), a partir das 8 horas, na Escola da Floresta, será realizado um café de integração com a apresentação dos alunos da agricultura familiar de Santarém, que acompanharão as atividades, os alunos do intercâmbio, autoridades e parceiros.
Em seguida, será realizada a apresentação da agricultura e plantio desenvolvido pelos alunos da escola. Plantas decorativas, medicinais, horta, árvores nativas da Amazônia, roça e fabricação da farinha de mandioca com a participação dos alunos dos dois países.
O intercâmbio possibilitará aos estudantes franceses conhecer melhor os povos da Amazônia. Essa, também, é uma forma de respeitar a cultura e o romper preconceitos, alguns dos objetivos das políticas de intercâmbio. Os estudantes vão permanecer em Santarém até 13/08 e devem participar de diversas atividades e visitas a comunidades indígenas, rurais e pontos turísticos da cidade.
A Escola da Floresta está localizada no Km 26 da Rodovia Estadual Everaldo Martins (PA 457), na comunidade Caranazal, região do Eixo Forte.

GOVERNO E COMUNIDADES DEFINEM BENEFÍCIOS E CONDICIONANTES EM ÁREA DE CONCESSÃO NOS RIOS MARÓ E ARAPIUNS
Atendendo a solicitação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), ocorreu, no CIAM, uma reunião que envolveu além do Sindicato, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), Ideflor e comunidades que estão nas áreas de exploração das concessões do Estado localizadas nos rios Maró e Arapiuns, além da empresa detentora da exploração.
Foram tratados assuntos relacionados como investimentos tanto do Município, através das secretarias afins, como das condicionantes da empresa responsável pela exploração. As temáticas da água potável e de energia (solar) e reforma de escolas, foram recorrentes na reunião.
Já ficou definido que, inicialmente, sete comunidades, definidas em diálogo com as suas lideranças, receberão os valores a serem aplicados, dimensionados pela densidade demográfica de cada uma.
A ampliação do fornecimento de energia da comunidade de Aruã deve ser iniciada antes neste semestre através de uma parceria entre a SEMA e SEMAP. Ainda dentro da temática de energia, a comunidade de Prainha será contemplada, inclusive com investimento de uma mini barragem. Dentro de uma programação de ações que já haviam sido pactuadas pelo Governo Municipal e moradores, as ações devem continuar obedecendo as prioridades elencadas pelos comunitários.
A reunião serviu pra definir e dividir as responsabilidades, de forma a oferecer melhor qualidade de vida às comunidades diretamente ligadas à exploração das concessões.

TÉCNICOS DA SEMMA SÃO CAPACITADOS PARA EMITIR LICENÇAS AMBIENTAIS PARA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
Ainda este semestre, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), estará apta a conceder licenciamento para renovação e novas autorizações para funcionamento de postos de distribuição de combustíveis. Nesse sentido, foi realizado na quinta-feira (30/07), no CIAM (Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental), treinamento teórico aos técnicos da SEMMA. Na próxima semana, serão feitas ações práticas em campo, para completar a etapa de capacitação.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, explica que o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), está ampliando a competência dos municípios, dando-lhes autonomia para agirem nas ações de licenciamento de atividades econômicas importantes, diminuindo as distâncias entre a capital e as regiões mais afastadas do centro administrativo do Estado.
Segundo Podalyro, as normas e procedimentos técnicos adotados que envolvem o assunto são da maior relevância, para que a SEMMA possa estar resguardada com todos os cuidados. “Um posto de gasolina é uma bomba relógio, que pode explodir a qualquer momento se não forem observadas as normas que regem o serviço” alertou o secretário.
Ele disse que o Estado está pronto a repassar essa responsabilidade, a partir do momento em que o Município acenar que já possui condições técnicas pra receber e assumir a responsabilidade sobre os postos em funcionamento, e os que estão sendo instalados.
Como Santarém se constitui como cidade polo, todas as capacitações que se sucederem deverão ser precedidas de oportunidade para que os demais Municípios da região, também, participem das atribuições que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente pretende repassar, conforme avaliou o técnico encarregado pela capacitação, Victor Manoel Cortinhas, sobretudo quando relacionadas com atividades dentro da especificidade local. No caso específico dessa capacitação, o município de Prainha, mandou representante.
“As ações que devem passar a ser responsabilidade do Município precisam ser voltadas para a habilitação, para que não venham a ser objeto de demanda do Ministério Público, por conta de ações que não sejam condizentes com as normas que regem a legislação ambiental”, ressalta o titular da SEMMA.

OPERAÇÃO VERÃO 2015 NOS BAIRROS: GRANDE ÁREA DA NOVA REPÚBLICA
A Operação Verão 2015 está na grande área da Nova República, com serviços de recuperação de vias. Na quinta-feira (30), os serviços foram executados na Rua 1, no bairro Nova República. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), estão sendo realizados trabalhos de terraplenagem, desobstrução de galerias e serviços na rede de drenagem
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *