SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA A VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Participantes da VIII Conferência Municipal de Assistência Social
Participantes da VIII Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nos dias 30 e 31 de Julho de 2015, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como seu maior objetivo planejar o SUAS para os próximos 10 anos, (2016/2026) e avaliar os 10 anos que passaram (2005/2015). Foi o momento em que toda a sociedade teve para propor novas ações e ao mesmo tempo assegurar as já existentes, fazendo assim um encontro do que está posto com o que queremos e achamos que podemos assegurar e dar novos rumos aos serviços oferecidos atualmente, bem como fazer acontecer de acordo com a realidade de cada município.

Na noite do dia 31, no Clube de Mãe Unidas de Placas, foi realizada a abertura oficial da VIII Conferência tendo a presença da secretária de assistência social e primeira dama, Edina Ribeiro; o prefeito Leonir Hermes; o presidente do Conselho Municipal de Assistência social, senhor Claudenir de Andrade; o assistente social Miguel Neto e representantes do Conselho Tutelar, Conselho de Direito da Criança e do Adolescente, Associação dos Idosos, Igrejas Evangélicas, Sindicatos e Sociedade Civil organizada. Toda esta representatividade permaneceu durante os dois dias de Conferência participando ativamente dos processos de construção do plano decenal que regerá as políticas públicas no âmbito assistencial, garantindo assim os direitos fundamentais de cidadania preconizada pela Constituição Federal e fundamentada pela Lei 12.435/11 que vêm basear as diretrizes e as regras de políticas públicas de Assistência Social. Sendo assim o município de Placas encontra-se em perfeita simetria no que tange as diretrizes e normas indicadas como políticas públicas de Assistência Social.

No primeiro momento da Conferência, na noite do dia 30/07, o Assistente Social e Bacharel em Direito, Miguel Neto, deu a palestra magna, onde em síntese falou o quê e qual a importância das construção deste documento que regerá os rumos políticas públicas de Assistência Social, sendo que o tema foi: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”,

Durante o dia 31/07, os participantes da Conferência se dividiram em três grupos e cada grupo discutiram baseados no sub tema: “01 – O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transparências de rendas nos territórios (palestrante assistente social Heloide Durães ); sub tema 02 – o Pacto Federativo e a Consolidação do SUAS (palestrante Psicóloga Nayara Faleiro); sub tema 03 – Fortalecimento da participação e do Controle Social e Gestão Democrática (palestrante assistente social Rita Costa”).

Após a elaboração de propostas, os documentos foram apresentados para apreciação e aprovação, e o que foi construído na VIII Conferência Municipal será apresentado na X Conferência Estadual e na Conferência Nacional.

O resultado final foi muito bom, cada participante deu sua opinião, ajudou a propor melhorias, ditando a realidade do lugar, uma vez que todo o município de Placas esteve representado por suas lideranças.

A Secretária de Assistência Social, Edina Ribeiro, agradeceu toda a equipe que preparou a VIII Conferência Municipal de Assistência Social e todos os que participaram. Lembrou que as diretrizes dos próximos dez anos terá a contribuição de muitas pessoas do município de Placas, que sonham com dias melhores e uma sociedade justa e digna de seus direitos sociais.

MORADORES DA VICINAL DEZ NORTE FAZEM MUTIRÃO NA CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO CURUATINGA

Trabalho de recuperação da ponte sobre Rio Curuatinga, Vicinal 10 Norte
Trabalho de recuperação da ponte sobre Rio Curuatinga, Vicinal 10 Norte

Mais de 50 homens se reuniram em mutirão para trabalhar na construção da ponte sobre o Rio Curuatinga na vicinal Dez Sul no município de Placas. Esta quantia de pessoas trabalhou na sexta-feira, dia 31 de julho, onde num só dia concluíram o assoalhamentos da ponte que mede 62 metros de comprimentos.

Essas pessoas, moradores da vicinal e na Vila Aparecida, sempre foram unânimes no propósito de construir algo que venha beneficiar a comunidade. Todos trabalharam voluntariamente no objetivo de construir a ponte que dá acesso de trafegabilidade para os moradores da vicinal.

A ponte aqui citada é uma obra feita em parceria com a Comunidade e Prefeitura Municipal. Várias obras no Município têm sido executadas desta forma, uma vez que a comunidade entende que através da parceria pode-se antecipar o término da obra e com isso o beneficio vem mais rápido.

O prefeito Leonir em suas visitas, reuniões e discursos têm agradecido estas parcerias, pois isso prova o interesse dos munícipes em contribuir na construção de um Município melhor. Nestes casos, a Gestão Municipal entra com maquinários, materiais necessários, alimentação, remuneração do profissional responsável pela obra e a comunidade contribui com a maior parte da mão de obra.

Para a conclusão final da ponte sobre o Rio Curuatinga falta apenas o madeiramento de proteção nas laterais, e isso deve acontecer nesta primeira semana de agosto. O prefeito Leonir no sábado (01) esteve na vicinal, onde conversou com o senhor José Ribamar (Seu Ribinha) e parabenizou a comunidade pela iniciativa dos trabalhos e afirmou que ainda neste mês de agosto fará um evento com almoço e churrasco, inaugurando oficialmente a Ponte e neste encontro quer agradecer publicamente a todos que direta ou indiretamente contribuíram com a execução da obra.

PREFEITO ENTREGA ILUMINAÇÃO DE MAIS UMA QUADRA ESPORTIVA NA ZONA RURAL

Prefeito Leonir Hermes participa de jogo amistoso
Prefeito Leonir Hermes participa de jogo amistoso

O projeto de iluminação das quadras esportivas na zona rural no município de Placas vem crescendo a cada dia. Já foram entregue cinco iluminação de quadras e pelo menos mais dez estão na fila de espera. Este é um trabalho que vem sendo executado com parceria das comunidades, de empresários, vereadores e Prefeitura Municipal.

Na noite de 31 julho, o prefeito Leonir junto com a primeira dama Edina Ribeiro, a vereadora Mayara, entre outras autoridades políticas do Município visitaram a comunidade Nossa Senhora Aparecida, vicinal da 59, nas margens do Rio das Pedras, onde foi entregue oficialmente a iluminação da quadra society de futebol.

A vereadora Mayara foi solicitada pela comunidade, pedindo a iluminação, e o prefeito Leonir atendeu ao pedido da parlamentar que ainda conseguiu apoio de alguns empresários. Vale lembra que os custos de materiais necessários giram em torno de quase cinco mil reias, sem contar com os postes que são de madeiras doadas pela comunidade e mão de obra cedida pela Prefeitura. Para o Gestor municipal o importante é proporcionar momentos esportivos e de lazer para os moradores das comunidades que nem sempre tem tempo durante o dia para a prática esportiva. Com a iluminação das quadras, viabiliza os jogos durante o período noturno, horário em que a maioria têm tempo de praticar o esporte.

Na inauguração da quadra esportiva iluminada, houve dois jogos amistosos entre a equipe Máster da Prefeitura, tendo com jogadores o prefeito Leonir, secretários e servidores públicos e os jogadores Máster da comunidade. O segundo amistoso a equipe principais da Prefeitura e Comunidade. Após os jogos foi servido uma jantar com churrasco e teve festa dançante até a madrugada.

PREFEITURA TRABALHA NA LIMPEZA E RECUPERAÇÃO DAS RUAS DE VILAS NA ZONA RURAL

Prefeito acompanha limpeza e recuperação de ruas
Prefeito acompanha limpeza e recuperação de ruas

Os trabalhos de recuperação e limpeza nas ruas das Vilas na zona rural foram iniciados. Na Vila Bela Vista, cerca de 20 quilômetros da sede municipal, está sendo executado um ótimo trabalho. Ruas sendo recuperadas e limpas e isso deixa a comunidade com melhores condições de vida.

No sábado, dia 1º de agosto, o prefeito Leonir Hermes dedicou o dia para fazer visitas e esteve na Vila Bela Vista onde pode ver o contentamento dos moradores por ter as ruas recuperadas e limpas. Alguns moradores os quais o Gestor esteve conversando, parabenizaram pela iniciativa. O prefeito Leonir agradeceu e garantiu que além da recuperação e limpeza das ruas, a Vila Bela Vista será agraciada ainda neste ano com a conclusão da obra de construção da Escola que lá está sendo erguida e possivelmente se iniciará a reforma e ampliação do Posto de Saúde.

A equipe da infraestrutura estava trabalhando, mesmo ao sábado, para adiantar os trabalhos, uma vez que este trabalho de limpeza e recuperação deve se estender nas demais Vilas do Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *