Missão Humanitária da Operação Sorriso em Santarém bate novo recorde de cirurgias

Sucesso da Operação Sorriso em Santarém
Sucesso da Operação Sorriso em Santarém

A cidade de Santarém (PA) recebeu mais uma vez a Operação Sorriso do Brasil, chegando à sua 9ª edição da Missão Humanitária no município. Entre os dias 10 e 15 de agosto, um time de 50 voluntários ficou responsável por realizar 76 cirurgias, 11 a mais que o previsto, levando sorrisos a portadores de fissuras labiopalatinas vindos de 22 municípios, incluindo cidades do Estado do Pará e de estados vizinhos. Passaram pela triagem 179 pacientes totalizando 1.611 consultas gratuitas. No dia 19 de agosto, os pacientes retornaram para uma consulta pós-operatória gratuita.
Para a diretora executiva da Operação Sorriso, Ana Stabel, a Missão Santarém 2015 cumpriu seu papel na região. “Estamos muito felizes, porque conseguimos superar em 17% o nosso objetivo inicial”, comemora Ana, contando que, entre os selecionados, estavam seis índios da etnia munduruku, crianças entre 1 e 12 anos, que viajaram mais de dois dias de barco para conseguir passar pelas cirurgias. “Todos foram escolhidos e a indiazinha Karu (foto) foi a primeira paciente do primeiro dia do mutirão”, comemora.
Além dos procedimentos oferecidos pela ONG, a Marinha do Brasil, parceira da Operação Sorriso, ofereceu tratamento odontológico complementar no Navio Assistência Hospitalar – NAsH Soares de Meirelles (U-21). A embarcação recebeu a população ribeirinha desenvolvendo atividades de atendimento de saúde.
Este ano a Operação Sorriso deu um importante passo, que foi a implementação do atendimento cirúrgico aos portadores de fissuras da região, fora da época da missão. No mês de maio, quatro crianças fissuradas foram operadas pelos médicos Flávio Brayner Ramalho e Jocivan Pedroso, voluntários do projeto, e pela equipe do Hospital Regional do Oeste do Pará. As cirurgias marcaram a primeira etapa do plano de oferecer o tratamento completo aos pacientes da região. Para isso, dentistas locais passaram a realizar atendimento clínico aos pacientes portadores de fissura. Em anos anteriores, fonoaudiólogos da região e profissionais da Casa da Criança já ofereciam o atendimento em outras áreas.
A missão Santarém 2015 contou com apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pará, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, do Ministério Público do Pará, da Prefeitura de Santarém, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do Projeto Genoma Humano, do Albergue Pe. João Mors e da Casa da Criança e do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Além disso, entre os patrocinadores estão as empresas Azul Linhas Aéreas, Ethicon, Temasek, Voltália, White Martins, Approach Comunicação Integrada, Icatu Seguros, CitiEsperança, Bionexo, Comerc, Pepsi, Jack Vartanian, Tennis Station, Instituto Azzi, Bradesco, Cristália, F/Nazca, Fundação Aumund, Staples, Txai, Schivartche Advogados, Covidien, Contém 1g, iZettle, Way Models e PRNewswire.
MAIS MISSÕES NO BRASIL: Ainda em 2015, a Operação Sorriso levará Missões Humanitárias a outros estados brasileiros, proporcionando alegria e mais sorrisos a muitos fissurados Brasil afora. Estão previstas missões em Fortaleza (CE) entre os dias 28 de outubro e 02 de novembro e em Porto Velho (RO) de 8 de dezembro a 13 de dezembro.
PARA AJUDAR: Quem quiser ajudar a Operação Sorriso pode fazer doações em dinheiro que serão revertidos para a compra de suprimentos e equipamentos médicos a serem utilizados nas próximas missões. Acesse http://www.operacaosorriso.org.br/participe/financie-sorrisos para mais informações.
Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:
Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/001-85
Banco Itaú – 341
Ag: 8729 C/C: 23082-4
Comunicar depósito através do e-mail: contato@operationsmile.org.br
* Relatórios financeiros disponíveis no site
**As empresas também podem apoiar a Operação Sorriso com recursos financeiros, humanos, contribuições em espécie ou através de parcerias corporativas.
SOBRE A OPERAÇÃO SORRISO: A cada três minutos, nasce uma criança com deformidade facial no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5.800 novos casos endossam as estatísticas. A estimativa é que existam cerca de 300 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o Brasil. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento.
Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso já transformou a vida de mais de 220 mil pessoas ao redor do mundo. Em dezoito anos, já foram realizados mais de 87 mil exames e avaliações especializadas e mais de seis mil procedimentos cirúrgicos gratuitos em treze estados brasileiros. Trata-se de um procedimento relativamente rápido que em casos mais brandos pode durar apenas 45 minutos. Na manhã seguinte, o paciente já está liberado para retornar para casa. Entretanto, é importante o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, o qual a Operação Sorriso disponibiliza gratuitamente durante as missões ou faz o encaminhamento aos serviços especializados nas regiões onde atua.
“No último ano, conseguimos efetuar quatro mil avaliações médicas e 230 cirurgias. Nós entendemos as dificuldades que a população enfrenta para ter acesso a esses procedimentos e por isso buscamos sempre aumentar o número de procedimentos realizados. Não estamos atrás de recordes, mas do máximo de sorrisos que conseguirmos alcançar”, vibra Ana Stabel, Diretora Executiva da Operação Sorriso. Todas as etapas da ação são gratuitas, e visam devolver a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes.
Além das cirurgias, a Operação Sorriso treina profissionais locais, médicos residentes e novos voluntários no atendimento aos fissurados, para torná-los aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Ortodontia.
Fonte: RG 15/O Impacto e Aline Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *