Plenário do Senado aprova recondução de Janot

Procurador-geral Rodrigo Janot
Procurador-geral Rodrigo Janot

Um acordo entre o governo e a cúpula do PMDB, maior bancada no Senado, garantiu ontem, 26, a recondução ao cargo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, após uma sabatina longa, mas tranquila. Após mais de dez horas de questionamentos, Janot foi aprovado por 26 votos a 1 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois, no plenário, recebeu aval de 59 senadores para prosseguir na chefia do Ministério Público Federal e no comando da Operação Lava Jato – 12 parlamentares votaram contra e 1 se absteve.
O atual mandato de Janot se encerra no dia 17. Ele foi o mais votado pela categoria para encabeçar a lista tríplice encaminhada à presidente Dilma Rousseff, que indicou seu nome ao Senado. Agora, ficará mais dois anos à frente do Ministério Público.
Três peemedebistas, entre eles o presidente da Casa, Renan Calheiros, são investigados na Lava Jato. Renan monitorou a sabatina de seu gabinete e enviou emissários para acompanhar a sessão. Para focar as atenções da Casa, cancelou a sessão de votação do plenário, o que garantiu a transmissão da sabatina pela TV oficial durante todo o dia.
Um acordo fechado entre o governo e a cúpula do PMDB do Senado, permitiu Janot passar no plenário.
Fonte: Ercio Bemerguy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *