Processo licitatório do transporte público é debatido na Câmara

Reginaldo Abreu apresenta análise sobre transporte
Reginaldo Abreu apresenta análise sobre transporte

Uma sessão foi realizada na manhã de terça-feira, 01/09, no plenário Benedito Magalhães da Câmara Municipal. De acordo com o autor da proposição da sessão, vereador Rogélio Cebulisk, ele como membro da Comissão de Transporte da Câmara, vem acompanhando o processo licitatório nas cinco primeiras linhas, como: orla, aeroporto, Tabocal, Alter do Chão e Boa Esperança.
Cebulisk entende que, para que se tenha um transporte de qualidade é importante ouvir as partes interessadas, como também os vereadores (legítimos representantes do povo santareno). Rogélio destaca o fato de Santarém ser um dos municípios pioneiros em abrir licitação pública para o transporte coletivo. “Daí ser importante a gente construir esse processo com participação popular”, comenta.
O Vereador autor da proposição da sessão especial entende que eventos como esse permite que representantes da sociedade civil organizada, possam dizer qual é o transporte coletivo que queremos para o nosso Município.
Para Cebuliski, um dos critérios para as novas linhas de ônibus são carros adaptados a pessoas com deficiência física que atualmente têm dificuldades de adentrar e de sair dos ônibus, que não são adaptados.
SMT: Representando a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), esteve presente na Sessão Especial, Augusto Sousa. Segundo ele, a responsabilidade da Secretaria é de garantir que todo o processo licitatório para novas linhas de ônibus, possa ocorrer em Santarém.
Segundo Augusto Sousa, as primeiras cinco linhas que estão sendo licitadas estão servindo de base para um processo maior posteriormente. Segundo ele, a previsão é de que até final do ano de 2015, o processo esteja totalmente concluído.
SETRANS: Washington do Vale, presidente do Sindicato das empresas de Transporte de Santarém (SETRANS), disse que para a classe patronal, o processo licitatório para novas linhas de ônibus, foi surpresa.
Disse que para os empresários isso tudo é novo e referindo-se ao modelo de transporte atual, que ele admite não estar satisfazendo a população, tem na audiência pública (sessão especial), esse espaço para que os usuários, através de segmentos representativos da sociedade, possam dizer o modelo de transporte que quer.
Segundo Washington, o papel da classe empresarial do transporte coletivo urbano hoje é se adequar às necessidades da população usuária.
O presidente do Sindicato Patronal disse que uma das formas de adequação está passando pela capacitação de 250 motoristas de ônibus, no SEST/SENAT e na sequência, serão capacitados os cobradores (as). De acordo com Vale, a finalidade da capacitação é para que tanto motoristas, como cobradores possam aprender a lidar com o público, interagindo com os usuários.
CMT: O Conselho Municipal de Transporte (CMT) esteve representado na sessão especial, por sua presidente Márcia Zoraivia. Ela entende que a sessão especial foi um espaço importante para que fosse apresentada à Câmara e automaticamente à comunidade, o Plano de Mobilidade do Município de Santarém.
De acordo com ela, a discussão permite moldar para os próximos anos o transporte coletivo que se quer. “O momento é de construção, ouvir sugestões da comunidade, para que se possamos trabalhar a fluidez do trânsito na cidade”, frisou.
Referindo-se as atuais linhas de transporte coletivo, Márcia Zoraivia disse que elas já não atendem mais as necessidades da população usuárias, além de estarem as frotas sucateadas, citando ainda a precariedade das ruas por onde passam os ônibus, principalmente em bairros mais afastados do centro da cidade. Ela defende uma integração das secretarias municipais, no sentido de garantir a qualidade, permitindo ao usuário chegar ao seu destino, no tempo previsto.
A presidente do Conselho Municipal de Transporte espera que até outubro já esteja sendo publicado o edital e as empresas possam se inscrever para participar do processo licitatório.
AVALIAÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA: Avaliando a sessão especial que discutiu o processo licitatório do transporte publico, o presidente Reginaldo Campos (PSB) considerou um salto que a população dá em direção a um trânsito mais organizado, em especial o transporte público. “Esse é um anseio de nossa população. Ter ônibus melhores que atendam a demanda nos bairros com uma tarifa mais justa para os santarenos”, reiterou.
O presidente da Câmara disse, ainda, que a discussão esteve fundamentada em detalhes técnicos apresentados pela Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), do Município, que ficou responsável para o desenvolvimento e implantação do projeto. Nesse sentido, o presidente afirma estar convencido de que é preciso continuar nesse caminho, discutindo com a população o transporte público em Santarém.
CONSULTOR TÉCNICO DA PREFEITURA: Para Reginaldo Abreu, que é o consultor técnico contratado pela Prefeitura para a operacionalização do transporte público em Santarém, a mobilidade urbana é quem vai nortear essas licitações, os trajetos de ônibus, e as políticas públicas dentro do sistema viário para viabilizar sua mobilidade. “Em suma, é um projeto piloto de cinco linhas que vai trabalhar melhor a mobilidade do transporte público em Santarém”, declarou.
Abreu destacou que o atual modelo de transporte público em Santarém não atende as necessidades do Município, uma vez que ocupa demasiadamente as vias, e aumenta a concorrências entre as empresas, o que inviabiliza o atendimento da população. “Nesta sessão, várias mudanças nas rotas de linhas estão sendo discutidas com a população visando satisfazer as necessidades por eles apresentadas”, finalizou.

Fonte: RG 15/O Impacto e CMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *