Incêndio em terreno baldio provoca risco no bairro da Esperança

Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar incêndio
Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar incêndio

Um incêndio que começou por volta de 12h30, desta terça-feira, 22, em um terreno baldio provocou riscos a uma residência localizada às margens da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), no bairro da Esperança, em Santarém. Além da residência, um posto de combustível também se localiza próximo ao terreno baldio.
Os riscos de explosões fizeram com que funcionários do posto se dispersassem do local. Centenas de curiosos estiveram na área. Temendo que a residência pegasse fogo, um grupo de pessoas, com auxilio de baldes de água, ajudou a família a resfriar o ambiente.
Uma equipe do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) esteve no terreno. Segundo os bombeiros, muito lixo e mato seco fizeram com que o fogo se propagasse rapidamente no terreno, onde motoristas de veículos que passavam as proximidades reduziam a velocidade, temendo acontecer acidentes, devido a grande quantidade de fumaça. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelos órgãos de segurança de Santarém.
A chegada do período seco (verão amazônico) agrava um dos problemas urbanos mais sérios, as queimadas em terrenos baldios. Em Santarém, o número de ocorrências chega a aumentar significativamente, segundo o 4º GBM.
Os terrenos com sujeira, lixo, entulho e mato alto são o tipo de ambiente com condições propícias para o problema das queimadas. A orientação para os motoristas nestes casos é reduzir a velocidade, usar os faróis baixos e nunca parar na pista.
De acordo com os bombeiros, esses incêndios são comuns nesta época do ano na região, devido as poucas chuvas e altas temperaturas.
As principais ocorrências são em locais como terrenos baldios, onde o fogo é favorecido pelo mato e pelo lixo. “Quando você for fazer a coleta do seu lixo, acondicione em sacos plásticos, ponha em frente às suas residências, para que o serviço de coleta do lixo da Prefeitura seja realizado”, afirma o tenente coronel Luiz Claudio Rêgo.
O militar alerta para os riscos quando existem casas próximo aos locais onde acontecem os incêndios e aconselha que a primeira atitude é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do telefone 190 do Núcleo Integrado de Operações (NIOP).
Ele reforça que as ocorrências geralmente são registradas em locais como terrenos baldios, onde o fogo é favorecido pelo mato e pelo lixo.

Grandes lixões na área urbana da cidade, são apontados pelos brigadistas, como área propicia para incêndios e proliferação em tempo recorde das chamas, o que pode levar perigo para famílias que residem as proximidades.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *