Agências do INSS reabrem nesta quarta-feira

Agências do INSS voltam a funcionar
Agências do INSS voltam a funcionar

As agências do INSS no Rio voltam a funcionar na próxima quarta-feira se tudo correr bem na assinatura do termo de acordo nesta terça-feira, no Ministério do Planejamento. Os servidores destacam que o mecanismo de incorporação da GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade de Seguro Social), garantindo o pagamento que quase a totalidade do benefício na aposentadoria, é uma das principais conquistas da greve que durou 80 dias.
Contudo, a presidência do INSS está preocupada com a possibilidade de que muitos segurados, sabendo do fim da greve, procurem os postos de atendimento a partir de amanhã. O instituto aguarda a posição oficial do fim da paralisação. A orientação é que os segurados liguem antes para a Central 135 antes de procurar pessoalmente uma agência. Em nota, o INSS repassou a indicação da presidenta do instituto, Elisete Berchiol: “Estamos aguardando o fim da paralisação para os próximos dias. Por isso, é importante que o segurado somente vá até uma agência quando já tiver certeza do pleno funcionamento”. O gerente executivo do INSS no Rio, Flavio Souza também orientou que os segurados evitem as agências logo nos primeiros dias após o término da greve, se não for muito urgente, para que não haja desconforto para os segurados. A central 135 pode esclarecer dúvidas.
PELO TELEFONE
Segundo Flávio, alguns serviços podem ser esclarecidos pelo 135 e pela internet, como cálculo do valor que tem que ser pago no carnê. Além de informações sobre os documentos que são necessários para a pessoa dar entrada na aposentadoria. “São situações não emergenciais e que não precisam de deslocamento imediato ao posto do INSS”.
LUTA SINDICAL
Para o diretor do Sindsprev-RJ Mariano Maia, a greve enfrentou a intransigência do governo. “A política implementada pela administração federal é de desvalorizar o serviço público e seus trabalhadores. Por isso acho que o Comando Nacional de Greve da Fenasps fez o que pôde e está de parabéns. Enfrentamos muitas adversidades”.
DATA DO AGENDAMENTO
O gerente executivo do INSS no Rio também lembrou que mesmo com os 80 dias de greve, os segurados terão garantido o pagamento dos benefícios considerando a primeira data de agendamento para o serviço. “Se ele marcou em 7 de julho, por exemplo, e estiver agendado para novembro, valerá a concessão do benefício a partir de julho”.
15 MILHÕES — O governo estima que 15 milhões de segurados do INSS deixaram de ser atendidos durante a greve dos servidores administrativos do instituto que teve forte adesão em diversos estados do país, principalmente Sudeste e Nordeste.
Fonte: O Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *