Delegado-Geral é condecorado nos 197 anos da Polícia Militar

Delegado Rilmar Firmino e delegada adjunta
Delegado Rilmar Firmino e delegada adjunta

A Polícia Civil representada pelo delegado-geral, Rilmar Firmino, e pela delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, foi homenageada na última sexta-feira, 25, durante a cerimônia que celebrou os 197 anos da Polícia Militar do Estado do Pará, na sede do Comando-Geral da corporação, em Belém. Os policiais civis foram condecorados com a Medalha da Ordem do Mérito Policial Militar Coronel Fontoura.
Firmino recebeu a comenda no grau Comendador. Já a delegada foi condecorada no grau Cavaleiro. As honrarias foram entregues pelo governador do Pará, Simão Jatene. Ao todo, foram 124 condecorados com a “Ordem do Mérito Coronel Fontoura”, entre personalidades civis e militares. Foram concedidas aos policiais militares com 30 anos de serviços prestados as medalhas metal dourado, com 20 anos, as de metal prateado, e com 10 anos, as de metal bronzeado.
A homenagem premia personalidades civis e militares que tenham prestado notáveis serviços à Polícia Militar, de forma a contribuir para seu desenvolvimento e prestígio, no âmbito nacional e estadual. Entre os agraciados com a distinção estão o general Jeannot Jansen, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; o desembargador Milton Nobre, do Tribunal de Justiça do Estado; o general Antônio César Rocha, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Norte, e o secretário de Planejamento e Integração Operacional do Rio de Janeiro, Antônio Cesário.
“Para alguém que serviu 43 anos de forma ininterrupta como soldado, esse é o momento em que se percebe o quão útil e importante é o trabalho de cada um para o fortalecimento da corporação como um todo”, destacou o secretário Jeannot Jansen.
PROMOÇÕES Cerca de cinco mil policiais militares, entre praças e oficiais, foram promovidos na sexta-feira, 25, na cerimônia que celebrou os 197 anos da PM. Somando-se as promoções concedidas em abril, no Dia de Tiradentes, quase 6.100 militares ascenderam a novos postos somente este ano, marcando um novo recorde para a corporação.
Além das promoções, a corporação também concedeu aos sargentos Márcio Silva Pantoja e Valdir Maia Texeira, e ao cabo Samuel Marques dos Santos a medalha “General Sotero de Menezes”, por ato de bravura. Em quase duzentos anos, apenas 60 medalhas como estas foram entregues. Valdir, por exemplo, recebeu a condecoração por ter ajudado a salvar 32 pessoas vítimas de um naufrágio ocorrido em 26 de novembro de 2007, na baia do Marajó próximo à Ilha de Cotijuba. À época, o ato lhe valeu a promoção a 3º sargento.
DADOS – De janeiro a agosto deste ano, a Polícia Militar atendeu quase 100 mil ocorrências e aprendeu 1.200 armas de fogo, além de 600 quilos de entorpecentes. Ao todo, foram cerca de um milhão de abordagens realizadas durante as operações realizadas em parceria com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública. Em seu discurso, o coronel Roberto Campos, comandante-geral da Polícia Militar do Pará, informou que atualmente a corporação conta com 16 mil policiais na ativa, que atendem os 144 municípios e outras 133 localidades do Estado.
Para Campos, o grande desafio agora é fazer da polícia um patrimônio da sociedade paraense. Ele lembrou, ainda, a importância da parceria com a sociedade, seja em ações de prevenção ou de repressão da violência e da criminalidade. Neste sentido, ele destacou a intensificação da lógica do policiamento comunitário do Pará, as parcerias com os demais órgãos, como o Pro Paz, e os avanços nos programas desenvolvidos pela Polícia Militar, como o Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o trabalho feito através da Equoterapia. Ao final da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao governador.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *