Amazônia news

SANTARÉM

S.O.S. CENTROS DE SAÚDE

Nossa reportagem foi in loco averiguar diversas denúncias recebidas em relação às leituras de lâminas do PCCU oriundos dos Centros de Saúde dos bairros da Nova República, Santo André, Matinha, Uruará, Área Verde, Maicá, Jaderlândia e Mararú; que sofrem atrasos nas entregas dos resultados por parte dos laboratórios contratados, sobretudo do laboratório que detém maior quantidade. A situação vem ocorrendo há anos e deixa as equipes de saúde em situação difícil e sem créditos junto aos pacientes. Informações dão conta de que os enfermeiros (as) já informaram a situação para a Secretaria Municipal de Saúde e, até agora, nenhuma solução foi tomada.

S.O.S. CENTROS DE SAÚDE II

O fato já foi levado ao Conselho Municipal de Saúde, que por sua vez, realizou duas reuniões (20/08 e 25/09) para tentar solucionar o problema. Existem pacientes (debilitadas) que estão a mais de seis meses aguardando, prejudicando assim seus respectivos retornos aos médicos. Existem dezenas de laboratórios na cidade e a Secretaria Municipal de Saúde, bem que poderia contratá-los também. Segundo informações o laboratório que mais causa atrasos na entrega, é o que recebe o maior percentual de exames a serem realizados. Encontramos uma paciente com os nervos a flor-da-pele, desacatando uma servidora pública com palavras de baixo calão, tudo por conta de um simples resultado de PCCU. É hora da comissão de saúde da Câmara de Vereadores e os demais reagirem. Vergonha municipal!

MONTE ALEGRE

O prefeito em exercício Anselmo Picanço – PTB exonerou alguns secretários e demitiu servidores contratados na tentativa de enxugar a folha de pagamento do município, extrapolada pelo prefeito afastado Zé Costa – PT. A situação da governabilidade municipal está em disputa constante pelos grupos políticos viciados no poder e acabou por chegar à situação de alerta. Há quem afirme estar em xeque-mate até os vencimentos dos servidores públicos a partir de então. Mas, quem vai continuar sofrendo é o povo, que não recebe quase nenhum benefício; mas prepara-se para reivindicar de forma democrática. INFORME:O terceirocolocado na eleição de 2012, Doutor Pita – PDT aguarda assumir o cargo, logo após a confirmação de cassação ou renúncia de Zé Costa – PT.

ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE SANTARÉM

EDITAL DE VACÂNCIA

No uso das atribuições que me são conferidas por lei e obedecendo ao Artigo 5º do Estatuto Social da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), venho tornar público o Edital de Vacância, referente às cadeiras números: 26, que tem como patrono, Padre Manuel Rebouças de Albuquerque e 33, cujo patrono é o poeta e compositor Rui Paranatinga Barata. O referido Edital contempla a inscrição, para novos membros dispostos a participar do processo eleitoral para integrar o quadro da Academia de Letras e Artes de Santarém, no período de 25 de setembro a 26 de outubro de 2015.

As inscrições, por meio de ofício, manifestando interesse pela ALAS, podem ser protocoladas junto a Secretaria Geral da Academia de Letras e Artes de Santarém, localizada à Avenida Adriano Pimentel, 850, Centro. CEP. 68005-550 – Santarém – Pará. Na reunião da diretoria do dia 17 de setembro de 2015, foi aprovada a Comissão de avaliação e parecer sobre a vida e a obra dos candidatos que irão concorrer a uma das duas vagas disponíveis pela Academia, conforme o Artigo 6º, parágrafo 1º, do Estatuto da ALAS. A eleição será realizada, no dia 6 de novembro de 2015, em primeiro e segundo turnos para a escolha dos novos integrantes da ALAS, de acordo com Artigo 6º, parágrafo 2º, do mesmo Estatuto, em uma sessão extraordinária, especificamente, para esse fim.

Santarém-Pará,

24 de setembro de 2015.

MANOEL EDNALDO RODRIGUES

Presidente

A VOZ DO POETA

Autor: Edmundo Baía

SONHO DE AMOR POR MEU TORRÃO QUERIDO

Meu coração está adormecido,

Ferido e um tanto compadecido,

Por você meu torrão querido…

Sinto-me cabisbaixo, envergonhado,

Quando imagino o egoísmo dos teus governantes,

Em guerra pelo poder…

Soberbos e afortunados.

 

E eu que um dia sonhei,

Viver em teu seio sossegado e orgulhoso,

Contemplando tua beleza tua riqueza,

Hoje, vejo-me aquichoroso…

 

Meu sonho virou utopia,

Meu grito de alerta ecoou,

Desistir de ti, jamais!

Minha guerra é de paz e amor.

 

Que vivem em guerras frequentemente,

Eles podam os sonhos da nossa gente,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *