Levy: CPMF terá papel importante para Brasil voltar ao equilíbrio

Ministro da Fazenda, Joaquim Levy
Ministro da Fazenda, Joaquim Levy

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta segunda-feira que a CPMF terá um papel muito importante para trazer o Brasil de volta a uma rota de equilíbrio. E lembrou que foi assim que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso retomou o crescimento do país em seu primeiro mandato.
— A CPMF até agora tem mostrado ter um papel muito importante, como ela teve na época do Fernando Henrique Cardoso, quando o presidente teve que trazer de volta a uma rota de equilíbrio, ele obviamente fez isso com a CPMF. Demorou uns mesinhos, mas foi fundamental na arquitetura do reequilíbrio daquela época.
Ele acrescentou que o imposto será temporário:
— A CPMF é aquela que o governo mandou, e é temporária. Ela tem que ser provisória. É pra gente criar uma ponte para se chegar com segurança onde a gente quer. E onde a gente quer é um país que terá mais investimento, em que a infraestrutura funcionará melhor e com mais investidores.
O ministro garantiu, ainda, que a presidente Dilma Rousseff está focada na estabilidade fiscal e que, a cada veto mantido na votação de amanhã, no Congresso, será um imposto a menos a ser pago e um passo a frente para o país voltar a crescer:
— Temos de acertar o orçamento para a economia crescer rápido.
Durante seminário sobre os 20 anos da Lei de Concessão, na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV), em Botafogo, Levy reafirmou que é preciso resolver a incerteza fiscal para recuperar a confiança e voltar a crescer.
— Quando se arruma o fiscal, a retomada vem. A política monetária pode ser afrouxada. Dessa forma, os juros naturalmente caem e temos uma situação favorável de confiança que motiva o crescimento.
Ressaltou, ainda, que o encontro ocorre num momento em que o governo busca a ampliação do investimento em infraestrutura, como parte central da estratégia de crescimento.
— O investimento em infraestrutura é fundamental para se alcançar a produtividade que será a base da retomada do crescimento sustentável.
Levy avaliou, ainda, que o sistema de concessões brasileiro tem sido um sucesso confirmado pelos diferentes governos. No entanto, apontou a necessidade de alguns aprimoramentos:
— Para acelerar o investimento em infraestrutura temos de prover formas de emissão de debêntures pelo setor privado. E melhorar os projetos para acelerar a sua execução.
E finalizou ressaltando que a discussão em torno das concessões faz parte da agenda de crescimento da política econômica do governo.
— A gente focar para trazer a estabilidade fiscal ao Brasil é fundamental para a gente ter o crescimento e crescimento rápido. A experiência em várias situações, inclusive no primeiro mandato do presidente Lula, mostrou que, se você acerta o fiscal o crescimento vem em poucos meses.
Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *