Semana do Bebê é instituída como política pública em defesa da primeira infância

Semana do Bebê foi instituída em Santarém
Semana do Bebê foi instituída em Santarém

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (05/10), a Semana do Bebê, no auditório da Escola de Artes professor Emir Bemerguy, que este ano tem como tema: Cuidar, Educar e Brincar. O evento que está sob a responsabilidade da SEMTRAS, SEMJEL, SEMSA E SEMED, contou com reflexão, e apresentações teatrais pelas crianças assistidas nas Unidades Municipais de Educação.
O ponto alto da solenidade foi marcado pela institucionalização da Semana do Bebê, no município de Santarém, conforme decreto no 240/2015, que foi assinado pelo prefeito Alexandre Von durante o evento, estabelecendo que a partir de 2016 será comemorada na primeira semana do mês de agosto, juntamente com a Semana do Aleitamento Materno, por serem ações correlatas.
O evento passa a ter garantia como política pública, com o envolvimento de todos, visando o cumprimento dos direitos da criança na primeira fase da infância, com vistas a manter o Selo UNICEF no município. Santarém está entre os 13 municípios que são detentores do SELO UNICEF, entre os 144 municípios paraenses, por ter políticas voltadas para assistência às crianças.
Em sua fala, o prefeito Alexandre Von, lembrou que o município comemora avanços na área de apoio à criança, onde destacou que até 2012, o município tinha apenas um Conselho Tutelar e hoje já conta com mais um na sede do município e outro em Alter-do-Chão, além da previsão de instalação de mais um desta feita na região do Lago Grande. Elencou também as 22 Unidades de Educação Infantil, que estão sendo construídas, Hospital Materno Infantil, e os 4 Centros de Referência em Assistência Social, que também tem entre outras atividades, um olhar especial para as crianças.
PREFEITA BEBÊ
A pequena Raissa recebeu simbolicamente das mãos da vice-prefeita Maria José Maia e da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Zuila Wanghon, através da sua mãe Eldilene Silva dos Santos, a chave do município. Raissa que nasceu a 00:01 de hoje (05/10), vai permanecer “Prefeita Bebê”, durante as comemorações da Semana do Bebê. O ato de entrega, aconteceu, no final da manhã de hoje, no Hospital Municipal.
A programação prossegue até (09/10), conforme programação
DATA: 05/10/15
• Cerimônia de Abertura
Local: Escola de Arte Emir Hermes Bernerguy
Horário-. 9H

DATA: 06/10/15
• Dia ‘D” do Semana do Bebê
Local: Centro de Referência de Saúde da Criança
Horário: 7H às 18h

Ações:
• Emissão do Cartão SUS
• Teste do Orelhinha
• Teste do Pezinho
• Hora do Mamaço

DATA: O5 a 09/10/15
• Encaminhamentos para emissão da Certidão de Nascimento.
Local: CRAS dos bairros da cidade
Horário: 8h às 12h
Palestras e atendimento especial às crianças
Local: Unidades Básicas de Saúde

DATA: 06 a 08/10/15
• Palestras voltados para o tema: “Cuidar, educar e brincar na primeira infância”.
Local: UMEls, EMEls e Escolas de Educação Infantil da Cidade, Planalto e Rios. Horário: manhã e tarde

DATA: 09/10/15
Caminhada de Encerramento: Concentração na Praça da Matriz percorrendo a Avenida Tapajós até Praça São Sebastião
Horário: 17h
• Apresentações Culturais na Praça São Sebastião
Horário: 18h
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *