Informe RC

GOVERNO FEZ TUDO PARA ESCONDER

Comentário do jornalista Arnaldo Jabor

Quem não deve não teme, não é? Se o governo fez tudo para esconder as pedaladas, ele tem culpa. Não é óbvio? Por isso eu pergunto: quais são as fundas razões psíquicas que explicam essa gente? O que está entranhado nas mentes dos petistas? Bem, eles desprezam a sociedade, se acham superiores a nós. Acham que estão na chamada “linha justa”, e que têm “fins” supremos. Por isso, arranjam seus “meios” predando o Estado. Não foram eleitos apenas, “tomaram” o poder em nome do povo e do “futuro”. A sua campanha eleitoral foi baseada em mentiras e daí saíram o mensalão, o petrolão. Por que não? Para eles apenas desapropriavam a grana da “burguesia alienada” para comprar partidos “de direita”. Isso justificou as pedaladas. Para eles, administrar é coisa de capitalistas. Eles têm a utopia. E, além de incompetentes, são permissivos com malfeitos e desatentos com a coisa pública. A refinaria de Pasadena foi comprada porque a Dilma estava…distraída. “República” e “democracia” são palavras que usam apenas como estratégia. Não respeitam as outras instituições do Estado. Vamos dobrar o TCU, o TSE, o STF. Mas agora chegou a hora da verdade. Como escreveu Nelson Rodrigues: “Só os canalhas precisam de uma ideologia que os absolva e justifique”.

CABELO, BARBA E BIGODE

Semana anterior, o Tribunal de Contas da União fez cabelo, barba e bigode nos recursos da Advocacia Geral da União, “representando o governo”, contra apreciação das contas do exercício de 2014, de responsabilidade da companheira Dilma, que seriam julgadas na quarta (7), que, segundo o relator, tinha 18 motivações (pegadinhas fiscais) para recomendar a rejeição. Primeira: a AGU pediu ao presidente do TCU que tirasse e afastasse, antes da votação, o relator, questionando sua imparcialidade por ter antecipado seu voto, o que foi rejeitado e arquivado com anuência de todos os ministros. Segunda: impetrou mandato de segurança junto ao Supremo, solicitando a proibição do TCU de julgar as contas sem antes analisar a suspensão e troca do relator. Pedido negado pelo ministro Luiz Fux. Terceira: como estava marcado há bastante tempo, os ministros do TCU, por unanimidade, rejeitaram as contas da presidente por haver um rosário de irregularidades, as chamadas pedaladas fiscais, num montante acima de 106 bilhões de reais, assassinando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Cabe ao Congresso Nacional, a quem o processo foi remetido, analisar a decisão do TCU.

ENXERGA LONGE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia brasileira vá encolher 3% este ano, o dobro do esperado. Para 2016, a perspectiva é de queda de 1%. A Agência Internacional de Risco Moody’s, que retirou do Brasil o selo de bom pagador, espantando investidores, afirma do país só voltar a crescer quando o governo puser as contas em ordem e acabar com a corrupção. Mas a companheira Dilma Rousseff é uma visionária que enxerga longe. Na Bahia, onde esteve início do mês, em várias cidades, entregando habitações do Programa Minha Casa Minha Vida, colocou para escanteio as previsões pessimistas do FMI e da Moody’s, enchendo de esperança a companheirada escolhida a dedo para ouvir seus discursos. Nas rádios locais, a presidente ressaltou: “ninguém pode jogar dinheiro pela janela, ainda estamos atravessando o rio. Aqui todos sabem (ninguém sabia) que tivemos de adotar medidas para reequilibrar as contas do governo. Apesar das dificuldades do país, eu já vejo uma luz no fim do túnel quando analiso a situação da economia”. Tá! O povo só vê escuridão. Luz nem de vagalume.

EMPAREDADO

Para abrir uma conta bancária no exterior, quem deve ser professor da matéria é o deputado Paulo Maluf, do PP, aliado da presidente Dilma no Congresso e amigo do ex, Lula. O interessado não assina nada, a não ser informar, com correção, seus dados pessoais e das pessoas que a ela tenham acesso. Recebe uma senha e ponto final. Na quinta passada (8), atendendo pedido de informações feito pelo PSOL, a Procuradoria Geral da República, através do procurador Rodrigo Janot, encaminhou à legenda documentos comprovando do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), juntamente com familiares, ser dono de contas secretas na Suíça, num montante acima de 5 milhões de dólares, bloqueadas pelo Ministério Público do país europeu, por suspeita de serem abastecidas com ativos frutos de corrupção na Petrobrás, em apuração pela Operação Lava Jato. O líder do partido, de posse de farta documentação fornecida pelo procurador e autoridades suíças, vai pedir a cassação do mandato do dirigente da Casa ao Conselho de Ética, por falta de decoro parlamentar. Resta esperar.

IMPEACHMENT

Logo após o Tribunal de Contas da União rejeitar, por unanimidade, as contas de 2014, de responsabilidade da presidente Dilma, por ter violado a Lei de Responsabilidade Fiscal (o governo nega) e conter uma série de irregularidades, ferindo leis e a Constituição, recomendando ao Congresso Nacional sua rejeição, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criou uma comissão interna de juristas, três representantes de cada seccional da ordem nos estados, o Conselho Federal da instituição, para em 30 dias analisar o parecer do ministro relator do TCU, que numera em quase 20 as famosas pedaladas fiscais. Os cultores do direito vão analisar a existência ou não de crime administrativo praticado pela presidente e sua implicação no atual mandato. Caso o parecer do relator do TCU, que a OAB reconhece ser de suma gravidade, esteja correto, os 81 conselheiros vão decidir por maioria se a OAB, que se intitula voz constitucional do cidadão, vai entrar ou não com um pedido de impeachment no Congresso contra a criatura, mas o grande culpado por esta situação foi seu criador, o ex, Lula da Silva.

PRESENTE DE NATAL

Início do primeiro mandato presidencial, a companheira Dilma, orientada pelo seu antecessor, aprovou no Senado Federal, com apoio de sua base aliada, Medida Provisória, perdoando débitos contraídos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de propriedade do povo brasileiro, de centenas de milhões de dólares de países africanos, conhecidos no mercado internacional como maus pagadores e dirigidos por ditadores corruptos. Vamos ao desejado: a companheira presidente está remetendo “se ainda não estiver viajando”, com tudo pago, para Cuba, governada pela Ditadura mais antiga do planeta (56 anos), a dos irmãos Castro, Fidel e Raul, seus companheiros, como “presente de Natal”, próximo a 700 toneladas de feijão preto, colhido no Paraná, correspondente a 42 milhões de quilos, ou seja, 4 para cada cubano. O Brasil tem sido uma mãezona para a ilha comunista, que recebe mensalmente do governo federal, via Ministério da Saúde, dezenas de milhões de dólares do Programa Mais Médicos. Nada contra a política protecionista do governo se milhões de brasileiros não estivessem passando fome e crianças morrendo por falta de saneamento básico.

VAIAS NO PREFEITO

Por ocasião da inauguração, com a presença do governador Simão Jatene, da ponte em concreto (José Rafael Valente), com 360m de extensão por 10m de largura, sobre o rio Curuá, na PA-254, interligando os municípios da região da Calha Norte, de Oriximiná a Prainha, o prefeito de Alenquer, considerado pela população como o pior de sua história desde que inventaram eleição, foi impiedosamente vaiado por milhares de pessoas presentes no ato, sendo obrigado a fechar a boca e parar com suas baboseiras. Que deve ter ficado marcado na memória das autoridades. Não é a primeira vez que o prefeito Flávio Marreiro é agraciado pelos alenquerenses com apupos e “elogios” a sua genitora como paga pelos desastres causados ao município e aos cofres da prefeitura. Como é “liminarista” de ministro plantonista do TSE em Brasília, o perigo é Santo Antônio, padroeiro da cidade, desaparecer do altar da Igreja Matriz. Dinheiro, quando chega, toma Doril.

VEREADOR REI DO CHICOTE

Embora inserido nos regimentos internos das câmaras municipais, difícil um vereador perder um mandato por falta de decoro parlamentar, a não ser que se envolva num escândalo onde os colegas não tenham meio de dar proteção. Numa cidade do Rio Grande do Sul, um vereador do DEM, chicoteou a vontade um agente de trânsito, ao ser multado por ter estacionado o carro em uma vaga destinada a deficientes. Na Polícia, onde foi aberto inquérito policial para apurar a agressão, o vereador declarou ao delegado ter perdido a cabeça depois de ler uma publicação recente do presidente do Conselho Municipal de Trânsito, determinando locais proibidos, entre os quais estava incluído o que parava quase diariamente. Pessoas humildes normalmente são vítimas de cidadãos prepotentes investidos de autoridade passageira. Se o povo invadisse a Câmara e baixasse o pau nos vereadores, como ficava?

PENAS MAIS RÍGIDAS

Onze procuradores do Ministério Público Federal do Paraná, atuando nos processos da Operação Lava Jato, na quinta (8), encaminharam ao juiz federal Sérgio Moro um pedido de condenação judicial de um ex-deputado federal (preso), afastado do partido SD/BA, pedindo que a pena a ser dada ao ex-parlamentar seja superior a 30 anos por ter participado do esquema que assaltou os cofres da Petrobrás, embolsando quase 2 milhões de reais, respondendo ação por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato. Os promotores pedem ao magistrado que a sentença dos beneficiados com o furto à petroleira as penas máximas sejam mais rígidas. Com todo esse rigor, quantos anos deve levar o ex quase tudo petista, companheiro Zé Dirceu, que acreditam ter sido inventor do Mensalão e do Petrolão?

FÁBRICA PARADA

Para a companheira Dilma, um dos órgãos mais corruptos do governo era a extinta Secretaria da Pesca que, desde o início do primeiro governo Lula “2003 pra cá”, paga bilhões de reais anuais de Seguro Defeso (4 salários mínimo/ano) a falsos pescadores artesanais, sem conhecimento algum de isca e anzol, produzidos a troco de votos. Fora empréstimos em bancos oficiais para compra de material de pesca que não eram quitados pelos companheiros presidentes de Colônias e Associações de Pescas ligadas ao PT. De quando em vez, no Oeste paraense, um era recolhido à Penitenciária do Cucurunã, acusado pela Polícia Federal de meter a mão no dinheiro do governo. Calculam que acima de 50% dos registrados como profissionais da extinta secretaria, tenham sido fabricados. Milhares, inclusive, são aposentados. Recente, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, cujo ministério, a extinta secretaria ficou acoplada, suspendeu por 120 dias, prorrogado por outros tantos caso necessário, o pagamento do Seguro Defeso, por motivo de fraudes no benefício. O Pará é o estado onde mais fabrica pescadores piratas. Em Santarém, como tem!

GOSTOU DO OSSO

O ex vice-prefeito de Monte Alegre, José Costa (PT), que traiu seu companheiro, o médico Sérgio Monteiro, quando prefeito, à época também do PT, para assumir a prefeitura numa trama armada pelo ex, Jardel Vasconcelos, ficha suja, segundo o TRE-PA, com direitos políticos suspensos por 8 anos, que contou com ajuda de vereadores, depois de mais de ano (17 meses) praticando falcatruas, usando o dinheiro da prefeitura, e uma série de irregularidades, foi afastado, pela Câmara Municipal, com votos de 11 vereadores, por 120 dias, prorrogados por mais 60, por solicitação do Ministério Público do Estado, para apurar o tamanho do rombo, se sentiu injustiçado. Demonstrou ter gostado do osso. Recorreu à Justiça da decisão dos vereadores, sustentando a ilegalidade de seu afastamento. O juiz indeferiu o pedido de liminar, afirmando do ato ter sido legal. Após os 180 dias, se ficar provada sua improbidade administrativa, corre o risco de ser preso.

ATOS E FATOS

MEDO – De janeiro a setembro, perto de 60 bilhões de reais migraram das cadernetas de poupança para os bolsos dos poupadores. A retirada dos recursos são superiores aos depósitos ainda existentes, segundo o Banco Central. Com a inflação e o desemprego em ritmo acelerado, dentro de poucos meses, devem estar zeradas. QUEDA FEIA – Num Relatório Global de Competitividade divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, mostra que o Brasil caiu 18 posições no ranking de países competitivos. Passou do 57º para 75º lugar. Pior que África do Sul, Uruguai, Peru e Vietnã. Um dos motivos: falta de confiança nas instituições. – MISÉRIA – De Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal: “por que, num país com tanta miséria, onde os salários são baixos, empresas encontram meios de doarem bilhões a políticos e a partidos? – ESCORREGOU – Da presidente Dilma no discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque: “o modelo de crescimento brasileiro chegou ao limite”. Parece a Ofélia do quadro com Fernandinho no Zorra Total, só abre a boca pra falar besteira. Do ex-presidente Fernando Henrique: “Lula se perdeu pelas delícias do poder”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *