Forte calor muda hábitos da população de Santarém

Forte calor assusta população
Forte calor assusta população

Clima quente e úmido, sol forte e calorão. Este é o cenário atual do clima da região Oeste do Pará, no último trimestre de 2015, onde outubro, novembro e dezembro são considerados por especialistas, os meses mais quentes do ano, em Santarém. Por conta do clima quente, quem trafega diariamente nas ruas da cidade sente na pele o efeito do período seco (verão amazônico).
Em alguns pontos da cidade, moradores dizem que tiveram que mudar o hábito para enfrentar o calor. Quem tem árvore em frente da residência garante que nos momentos de maior calor, entre 10h e 15h, está inovando, como amarrando rede no tronco, para aproveitar a sombra.
Nas ruas a população se protege como pode do sol forte. Os visitantes que chegam a Santarém, precisam fazer algumas paradas durante uma caminhada pela cidade. Já os transeuntes dizem que no período de pico do sol forte, as sombras das arvores localizadas no canteiro central de algumas ruas da cidade estão servindo para amenizar o calor. Motociclistas e ciclistas afirmam que estão enfrentando dificuldades para trafegar nas ruas, devido o forte calor.
A previsão para esta quarta-feira, segundo o Climatempo, é de máxima de 35º Graus C, e mínima de 26º Graus C, em Santarém, com a possibilidade de chuva de 0%, umidade relativa do ar de 56% e ventos de até 21 Km/h.
Especialistas alertam que a exposição ao sol sem proteção pode, em longo prazo, causar doenças, como a catarata, e também danos à retina, que podem levar à perda da visão no futuro. A dica, portanto, é proteger a visão com o uso de chapéus e óculos escuros, que devem ser grandes e com proteção 100% contra os raios UVA e UVB. Para aquelas pessoas que ficam com os olhos vermelhos após um dia na piscina ou na praia, a dica é usar um soro fisiológico ou colírio, que aliviam a irritação.
Outro perigo é com o choque térmico que acontece quando a pessoa está em uma exposição contínua no sol e entra em um lugar com ar condicionado. Os problemas decorrentes do calor intenso podem ser identificadas através de pele avermelhada ou formação de bolhas.
ALTA TEMPERATURA – Santarém, localizada no Oeste do Pará, é uma cidade de clima quente e úmido, com temperatura que ultrapassa 35º C. A região tem apenas duas situações climáticas: a invernosa, período da chuva e do verão, clima seco época de muito sol. São seis meses que o santareno vive com uma temperatura alta com sol escaldante, que vai de junho até o final de dezembro, quando começa a chover.
Sua localização é privilegiada, pois fica em meio à Floresta Amazônica e cercada por rios, mesmo assim não está livre das fortes temperaturas e nos últimos anos o município vive uma sensação de aumento na temperatura dando a impressão de mudança na sua climatologia.
Esse acontecimento vem sendo motivos de vários questionamentos por parte de pesquisadores e a própria população que vive essa sensação com o calor fora do normal em Santarém.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *