Zoneamento Ecológico e Econômico é apresentado à sociedade jurutiense

Prefeito Marquinho no lançamento do projeto
Prefeito Marquinho no lançamento do projeto

O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, participou na quinta-feira, 26, da apresentação do documento síntese sobre o Zoneamento Ecológico e Econômico do município de Juruti, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e a ONG CI (Conservação Internacional).
O evento aconteceu na sede da colônia de Pescadores Z-42 com a presença de um grande público, com destaque para estudantes, professores, profissionais liberais, empresários, lideranças sindicais e comunitárias. O evento contou com a presença do coordenador da ONG Conservação Internacional, Eugênio Pantoja, que teceu elogios ao prefeito Marco Aurélio pela sua disposição de fazer o ZEE dizendo que se trata de uma inovação e pioneirismo no Brasil, já que o documento vai permitir um conhecimento detalhado do território, o que garante a tomada de decisões mais efetivas para resolver as demandas da população.
Por sua vez, o prefeito Marco Aurélio Dolzane, disse que essa ação é mais uma demonstração de compromisso se seu governo com o desenvolvimento sustentável de Juruti. “Estamos preparando nosso município para o futuro pra que os próximos administradores não tenham as dificuldades que hoje temos”, disse o prefeito, acrescentando que esse documento coloca Juruti na frente de muitos municípios do Brasil em termos de conhecimento territorial, o que vai permitir os investimentos em áreas carentes de políticas públicas.
O secretário de Planejamento e Gestão, Otávio Barbosa, declarou que as parcerias foram fundamentais para a realização desse projeto e agradeceu o trabalho da ONG CI que foi fundamental para a realização dos estudos. “Com esse ZEE damos um passo importante para que possamos conhecer um pouco mais nossos potenciais e nossas carências”, disse Barbosa.

ELEITOS NOVOS DIRETORES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Marco Aurélio com os novos diretores do Conselho Municipal de Educação
Marco Aurélio com os novos diretores do Conselho Municipal de Educação

O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, prestigiou na noite de quinta-feira, 26, a eleição para escolha da nova diretoria do Conselho Municipal de Educação de Juruti para um mandato de dois anos. Na ocasião foi eleito e empossado o professor Walace José Souza da Silva como novo presidente do CME.
Para o prefeito jurutiense, o Conselho Municipal de Educação é um órgão de fundamental importância na condução das políticas educacionais do município, por isso terá todo apoio, como sempre teve, de sua administração. Marco Aurélio entende que a educação é um fator preponderante de desenvolvimento pessoal e social, por isso não tem poupado esforços para investir nesse setor, tanto na estrutura dos prédios escolares, transporte e merenda escolar, assim como na valorização do servidor do magistério.
Vale ressaltar que Juruti é um dos poucos municípios brasileiros que pagam o Piso Salarial Nacional dos Professores e mantém os salários em dia. A solenidade de eleição e posse contou ainda com a presença da secretária municipal de educação, professora Régia Pinheiro, que vem realizando um grande trabalho à frente da Semed de Juruti.

PREFEITO ANUNCIA PARCERIA PARA RECONSTRUIR CAIS DE ARRIMO

Prefeito Marquinho com engenheiro do Dnit e lideranças políticas
Prefeito Marquinho com engenheiro do Dnit e lideranças políticas

O prefeito Marco Aurélio do Couto recebeu esta semana a visita do engenheiro Lindomar Luis, técnico do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), com o qual fez uma vistoria nas obras de construção do novo porto de Juruti. Segundo o prefeito, o engenheiro aprovou o andamento dos trabalhos e garantiu que tudo está dentro do cronograma do Dnit que prevê a sua inauguração para o dia 9 de abril de 2016.
Mais tarde em reunião com o engenheiro do Dnit e o gerente da empresa Consutec, responsável pela construção do novo porto, Augusto Silva, o prefeito fechou uma parceria para a construção do trecho do cais de arrimo que desmoronou por ocasião da última enchente. O projeto elaborado pelo Dnit prevê a demolição do trecho afetado e a construção de um novo cais com tecnologia moderna.
Essas obras já começam na próxima semana sob a responsabilidade da Consutec. O próprio prefeito Marco Aurélio Dolzane foi pessoalmente aos comerciantes da rua Marques Diniz anunciar mais essa importante obra para Juruti e recebeu elogios dos empresários pelo seu esforço de melhorar cada vez mais nosso município.

COMEÇOU O CAMPEONATO JURUTIENSE DE FUTEBOL
Com total apoio da Prefeitura de Juruti, começou no último sábado o Campeonato Jurutiense de Futebol amador que conta com a participação de nove clubes: Clube do Remo, Palmeiras, Santa Cruz, União do Maracanã, Esporte Juruti, Juventus, Ariramba, Castanhal e Internacional.
A primeira rodada contou com duas partidas, sendo Remo x Juventus e Esporte Juruti x Castanhal. Os jogos estão sendo realizados no estádio Pimpão e a torcida tem comparecido em massa para prestigiar, uma vez que o futebol é uma das paixões do torcedor local.

MÁQUINAS DA PREFEITURA VÃO BENEFICIAR ESTRADAS DA REGIÃO DE JURUTI VELHO

Máquinas da Prefeitura em Juruti Velho
Máquinas da Prefeitura em Juruti Velho

Já estão na região de Juruti Velho várias máquinas da Prefeitura de Juruti com o objetivo de abrir e recuperar estradas de várias comunidades daquela região. Uma das estradas a serem beneficiadas é da comunidade Capiranga, onde o prefeito Marco Aurélio do Couto autorizou a realização do serviço que vai atender a uma antiga reivindicação da população dessa comunidade.
Os moradores e lideranças de Juruti Velho comemoraram a chegada das máquinas. Os vereadores Cleverson Mafra e Pedrinho Santarém também acompanharam o início dos trabalhos na região que os parlamentares representam na Câmara Municipal. Juruti Velho é uma das regiões de Juruti que tem recebido vários investimentos da administração municipal de Juruti.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *