Milhares de fiéis participam da Caminhada de Fé Com Maria

Milhares de romeiros na Caminhada de Fé Com Maria
Milhares de romeiros na Caminhada de Fé Com Maria

Em ritmo de marchinhas religiosas e muita animação milhares de pessoas participaram da 21ª Caminhada de Fé Com Maria, que aconteceu na noite de sábado, 28, e madrugada de domingo, 29, em Santarém, oeste do Pará. A Caminhada faz parte da programação das festividades de Nossa Senhora da Conceição.
A demonstração de fé foi a pé: foram 37 quilômetros até Santarém. A romaria iniciou por volta de 21H, de sábado, em Mojuí dos Campos, onde foi celebrada uma missa de ação de graças, no Campo Nogueirão. Após percorrer 37 quilômetros pela BR-163 e Avenida Tapajós, os caminhantes chegaram por volta de 05h30, de domingo, 29, no elevado da Praça da Matriz, em Santarém, onde foi celebrada a missa de encerramento.
Durante todo o trajeto, houve orações e muito louvor para animar os fiéis. As festividades de Nossa Senhora da Conceição estão previstas para encerrar no dia 8 de dezembro, com a tradicional Procissão Luminosa e a queima de fogos, que acontece pontualmente a meia-noite.

Cheagada da imagem de Nossa Senhora da Conceição na Praça da Matriz em Santarém
Chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição na Praça da Matriz em Santarém

Para dar auxílio aos fiéis que foram a Mojuí dos Campos, neste ano, segunda a coordenação, a saída de 60 ônibus aconteceu em frente a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida São Sebastião. “Foi para ajudar os caminhantes que queriam ir para Mojuí dos Campos, porque os ônibus de todos os bairros passam próximo a igreja de Fátima. Em todos os anos eu nunca vi uma movimentação tão grande como nesta Caminhada. Acreditamos que mais de 100 mil pessoas participaram da romaria”, destacou o coordenador da Caminhada, Jorge Eymar.
De acordo com Jorge Eymar, o esquema de segurança para o evento também foi muito bem preparado. “Todas as reuniões com os órgãos de segurança foram realizadas. Polícias, Secretária Municipal de Trânsito, Corpo de Bombeiros, e equipe de saúde, foram preparados para o evento. Quatro ambulâncias, cinco carros de apoio e um caminhão dos bombeiros estiveram disponíveis na caminhada”, concluiu.
A Caminhada de Fé com Maria iniciou em 1995 e teve como criador o Padre Aurélio Paulino. Na primeira edição, apenas 300 pessoas fizeram o trajeto de Mojuí dos Campos a Santarém.
Em mais de duas décadas de caminhada, o número de fiéis atraídos pela devoção à Maria aumentou. Segundo a coordenação, em 2015 mais de 100 mil pessoas participaram.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *