Defesa Civil visita comunidade afetada pelo fenômeno de terras caídas

Agentes da Defesa Civil visitam comunidade de Santa Maria, no Tapará. Foto-Divulgação. COMDEC (2)
Agentes da Defesa Civil visitam comunidade de Santa Maria, no Tapará

Agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) estiveram em visita à comunidade Santa Maria, na região do Tapará, para verificar in loco a denúncia de que a navegação de lanchas, barcos e embarcações de grande porte, pelo igarapé da localidade, estaria acelerando o processo de erosão fluvial, conhecido por terras caídas, que resulta na diminuição gradativa da faixa de terras.
O igarapé que corta a comunidade Santa Maria é utilizado como atalho pelas embarcações para chegar ao município de Monte Alegre. Os agentes da Comdec foram acompanhados por um fiscal da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e ouviram os relatos de moradores de Santa Maria e do presidente da comunidade, Raimundo Augusto de Souza Neves.
Um relatório sobre os problemas verificados em Santa Maria foi encaminhado pela Comdec ao gabinete do prefeito Alexandre Von que deve reunir nos próximos dias com a Semma e o comandante da Capitania Fluvial de Santarém, Robson Oberdan, para tratar sobre providências que devem ser adotadas em relação ao tráfego de embarcações pelo igarapé da comunidade.

MUNICÍPIOS DO POLO BAIXO AMAZONAS REÚNEM COM TÉCNICOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Na manhã de sexta-feira (04/12), os Municípios do polo Baixo Amazonas, que fazem parte da AMUT (Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará) e AMUCAN (Associação dos Municípios da Calha Norte), reuniram, em Santarém, com técnicos da Caixa Econômica Federal, de Belém e Brasília. O objetivo foi o de estreitar as relações institucionais entre os Municípios e o órgão estatal, que, atualmente, é o agente financeiro de 20 Ministérios.
“Essa reunião foi importante para que contratos e convênios que estão em execução, ou novos, que possam ser contratados e executados, ganhem uma tramitação mais célere, que a gente possa eliminar algumas barreiras e gargalos”, observou o prefeito de Santarém e presidente da AMUT, Alexandre Von.
O gestor santareno ressaltou que o Município mantém com a Caixa importantes contratos em diversas áreas. “São diversas áreas e contratos importantes e estratégicos. Por exemplo: desenvolvimento urbano, infraestrutura, saneamento básico e habitação. Aqui eu cito o exemplo do contrato de financiamento para pavimentação e drenagem de vias urbanas. Através dele, nós já iniciamos a execução da obra de pavimentação da Avenida Anysio Chaves e estaremos iniciando outras como a Turiano Meira. Portanto, quanto mais a gente facilitar a execução desses contratos melhor será para a população, que será a principal beneficiária dessas ações”, reiterou Alexandre Von.
Essa foi a terceira reunião com Municípios e a Caixa Econômica Federal. A primeira reunião aconteceu no último dia 19/11, em Itaituba, com Municípios do polo Tapajós. A segunda ocorreu, ontem (quinta-feira, 03/12), em Altamira, com Municípios do Polo Xingú.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *