Defesa Civil interdita área do coreto do Terminal Fluvial Turístico

Interdição de uma parte do Terminal Turístico de Santarém
Interdição de uma parte do Terminal Turístico de Santarém

Por medida de segurança, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) interditou na manhã de sexta-feira (11/12), a área do coreto do Terminal Fluvial Turístico (TFT), na orla de Santarém.
De acordo com Darlison Maia, titular da Comdec, o assoalho da área do coreto do TFT está com muitas tábuas soltas e o guarda-corpo, onde as pessoas costumam se escorar para apreciar a beleza paisagística da frente da cidade, também tem partes soltas, oferecendo risco de acidentes.
Fitas zebradas e cartazes foram fixados por agentes da Defesa Civil no local alertando populares sobre a interdição. Outra medida adotada pela Comdec foi comunicar a interdição à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), que é o órgão responsável pela administração do TFT, para adoção de providências no sentido de reparar os danos sofridos pelo terminal devido à ação do tempo.

REUNIÃO DEFINE PONTOS SOBRE A CLIMATIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS LINHAS DE ÔNIBUS URBANAS QUE SERÃO LICITADAS
Uma reunião realizada na manhã de sexta-feira (11/12), na sala de audiências do Ministério Público Estadual, no Theatro Victória, definiu pontos sobre a climatização das novas linhas do transporte coletivo urbano, que passarão por processo licitatório. O assunto foi discutido com a anuência de representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Conselho Municipal de Transporte (CMT) e sociedade civil organizada.
A proposta da climatização está contemplada na minuta do processo licitatório e é defendida pelo Município. A promotora Maria Raimunda Tavares comunga da a mesma ideia como forma de avanço na melhoria da qualidade dos serviços. O representante dos movimentos sociais, Giovani dos Santos, informou que a decisão de se manter a proposta do governo, resultou de discussão entre a Unecos, Famcos e lideranças da grande área do Santarenzinho.
O Conselho Municipal de Transporte, em assembleia para discutir o assunto, havia recomendado pela exclusão do serviço, por haver divergência de opinião dentro do colegiado, principalmente pelo fato de haver necessidade de que seja revista a tarifa mediante a implantação do serviço de climatização. Entretanto, a presidente do Conselho, Marta Zoraivia, entende que ainda que pese o fato de o colegiado não se fazer presente, é partícipe da proposta e defende, com os demais, pela necessidade de melhoria do serviço.
Um estudo feito pela SMT apontou que o custo a ser repassado aos passageiros seria em torno de R$ 2,83, contra os atuais R$ 2,25 praticados. Foi consensual que deve constar no processo licitatório de que haverá sim a inclusão de exigência da climatização, a ser implantada de forma gradual com prazos a serem definidos no edital, começando com percentual da frota de 10% dos veículos climatizados, obedecendo a vigência do preço atual da tarifa. A inobservância dos prazos estabelecidos no processo licitatório para a implantação da climatização ensejará em penalidades.
O MPE estabeleceu a data de 23/12/2015 para que o Município publique o edital para deflagrar o primeiro lote do processo licitatório formado pelas linhas: Tabocal/Cedro, Boa Esperança, Alter do Chão, Orla e Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca.
Essas linhas fazem parte de um projeto piloto, que dará embasamento para a licitação dos próximos lotes.

PREFEITURA REPASSA À COMPANHIA DE PORTOS E HIDROVIAS DO PARÁ TERMOS DE CESSÃO DE USO DE ÁREAS PARA CONSTRUÇÃO DOS TERMINAIS HIDROVIÁRIOS DE SANTARÉM E SANTANA DO TAPARÁ
Durante a última reunião ordinária do GGI/DRS de 2015, ocorrida na sexta-feira (11/12), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), o prefeito Alexandre Von repassou oficialmente para o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, Haroldo Bezerra, Termos de Cessão de Uso de áreas para a construção do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros de Santarém e do Terminal Hidroviário de Santana do Tapará.
O Poder Executivo foi autorizado por meio de duas Leis Municipais, aprovadas pela Câmara Municipal de Santarém, a firmar, com o Governo do Estado do Pará, Termos de Cessão de Uso das duas áreas onde serão construídos os terminais. A primeira, na área da antiga Tecejuta, no bairro da Prainha, onde será construído o Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros de Santarém e a segunda, em Santana do Tapará, que, também, ganhará seu Terminal Hidroviário.
Os documentos ressaltam que as áreas serão destinadas, exclusivamente, para a implantação dos dois Terminais.
Presente à reunião do GGI, o presidente da CPH, Haroldo Bezerra, apresentou o projeto executivo do Terminal Hidroviário de Santarém (que será erguido na área da antiga Tecejuta) e informou que o Governo do Estado já prepara o edital de licitação, ainda para esse mês de dezembro. A expectativa é que a construção possa iniciar ao longo do primeiro semestre de 2016.
Participaram do ato solene, o presidente da Câmara Municipal, vereador Reginaldo Campos, e os vereadores Ney Santana, Geovani Aguiar e Valdir Matias Jr. (licenciado para exercer funções de secretário de Desenvolvimento e Turismo).
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *