PROMESSA PARCIALMENTE CUMPRIDA

Todos devem saber da luta que tivemos com o atual governo do município e, em especial, COM O SENHOR Secretário KIKO ESTÁ NO PROJETO, titular da SEMINFRA, pelo asfaltamento da Trav. Turiano Meira, no perímetro que vai da Muiraquitã até a Moaçara, mas principalmente, da parte que fica no Conjunto da COHAB. Até agora, parte da promessa foi cumprida. Já jogaram a primeira camada de asfalto. A poeira reduziu, deixou de invadir as casas, os meus pulmões agradecem, assim como os das crianças e das pessoas mais idosas que eu.

Mas enquanto ainda não se conclui a obra, já começamos a enfrentar novos problemas vindos acompanhados com o asfalto, ou seja, aquelas pessoas que tem “diarréia mental”, já começam a entrar na nova via asfaltada, fazendo “cavalo de pau”, com excesso de velocidade, colocando em risco a vida das pessoas, principalmente, de crianças que ficam em frente as suas casas porque aqui é uma área residencial, portanto, precisa ver vista pelos órgãos de trânsito municipal, como tal, principalmente, quando fizerem a sinalização, também contar com a fiscalização, ou até mesmo, as chamadas lombadas, para que esses “energúmenos” não venham a provocar um acidente de trânsito com vítima fatal.

Além do mais, a rede elétrica de Santarém, e principalmente, no conjunto da COHAB, elas estão abaixo da altura das carretas e caminhões baús que trafegam na cidade. No caso específico da COHAB, uma empresa de transportes instalada na Curuá Una, entre Muiraquitã e Augusto Meira, não tem, como prevê no Código de Postura do Município, área para manobrar suas carretas e estão há tempos fazendo a sua garagem, na rua ou na Praça da Cohab, onde aos sábados funciona, diga-se de passagem, em precárias condições, de mobilidade e de higiene, a feira livre do bairro, e o comprador ainda tem que se esquivar das carretas que estão ali estacionados.

Como se isso não bastasse, como os fios da rede elétrica são mais baixos que as carretas, os motoristas destas não estão nem aí e diariamente estão “arrebentando” a fiação elétrica e de telefones, dos morados. E vão embora, como se nada tivesse acontecido e aí, o morador, como aconteceu comigo na terça-feira, dia 15, tem que esperar a boa vontade da CELPA que sempre me responderam nos meus cinco telefonemas. Estamos com muito serviço deste tipo, aguarde que já está na viatura. Ficamos em casa da 08:00 às 19:00 horas sem energia elétrica.

O incêndio, acredito eu ser criminoso, (talvez como aquele que aconteceu no IBAMA) ocorrido no domingo dia 13.12, no Parque da Cidade, pela parte da Bartolomeu de Gusmão, devo atribuir responsabilidade ao poder público. Diariamente, quando vou para a minha caminhada só vejo ali uns três porteiros e um dois zeladores, fazendo a limpeza na frente. O restante do parque fica abandonado. Creio que deveria haver uns funcionários em ronda para fiscalizar as demais áreas que todos sabemos é grande e nem todas as pessoas que passam por seus arredores são de boa índole. O parque fica exposto a esse tipo de ameaça.

Infelizmente já estamos no recesso parlamentar, os novos vereadores estão calados até janeiro. Seria uma boa oportunidade de se voltar a carga pela instalação da guarda municipal que creio que mais uma vez não entrou no Orçamento do Município para 2016. E assim sendo o Prefeito não tem como instalar a guarda municipal, já que está criada. Assim ficando, continuaremos a ter os nossos próprios municipais, entregues à própria sorte e os vândalos continuarão a agir livremente, sem serem incomodados e a população entregue à própria sorte. Seria bom que não se aguardasse só por São Pedro que está meio “preguiçoso” não quer abrir a torneira, por causa do “El Niño”. Ali tem alguns caminhões ou às vezes trator que rebocam o tanque de água para aguar algumas praças e canteiros da cidade. Não custava nada dar uma volta no Parque e jogar uma “aguazinha” por lá. Com certeza não estaria assim tão seco e esse tom de deserto, facilitando assim, qualquer “foguinho” e o prejuízo ambiental, alguns irreversíveis.

O Parque é a única área ambiental urbana é uma obra que marcou o governo passado. Então, resta para o atual governo com esses montes de secretários, adjunto, sub secretários e coordenadorias, cuidar bem dele, antes que façam como estão fazendo com o APA do Urumari, que estão loteando, vendendo, aterrando e construindo em alvenaria e o Igarapé que já foi aterrado pelo próprio governo para construir um ginásio. Isto sem falar do aconteceu com o Irurá.

Nesta sexta-feira, dia 18, o melhor da saudade no Fluminense, a partir das 23 horas, com a Banda Estação ponto Com. imperdível, porque é a última de 2015. Só retornaremos a partir dodia 10 de janeiro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *