Bispo de Santarém pede paz à população

Dom Flávio Giovenale preocupado com grande índice de violência
Dom Flávio Giovenale preocupado com grande índice de violência

Perplexo com a quantidade de crimes cometidos contra a pessoa que aconteceram em Santarém no mês de dezembro deste ano, o Bispo da Diocese, Dom Flávio Giovenale, em uma carta, pediu paz a população, na Semana do Natal. Nas últimas semanas, vários homicídios foram registrados na cidade. Entre eles, a morte de uma policial comoveu a população.
Veja na íntegra a carta do Bispo de Santarém, Dom Flávio Giovenale:
“Caríssimas irmãs, caríssimos irmãos. Para o dia mundial da paz, o Papa Francisco nos exorta: ‘Vence a indiferença e conquista a paz’.
Embora o ano de 2015 tenha sido caracterizado, do princípio ao fim, por tantas situações ruins, como violência, crise, corrupção, assassinatos…, todavia vários outros acontecimentos nos levam a renovar a esperança na capacidade que temos, com a graça de Deus, de superar o mal, não nos rendendo à resignação nem à indiferença.
Frente a fatos horríveis nosso coração reage com indignação. E é justo e humano que seja assim. Mas não podemos deixar que a indignação se transforme em ódio e em ações violentas. Não permitamos que a sede de justiça, mal conduzida, nos afaste dos caminhos de Deus.
Como São Francisco nós queremos reafirmar nosso compromisso:
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
onde houver discórdia que eu leve a união;
onde houver dúvidas que eu leve a fé.
Se de um lado não queremos cair no ódio, por outro lado não podemos cair no desânimo ou na indiferença, achando que a sociedade esteja perdida. Não podemos perder a esperança!
O Natal nos lembra que ‘a luz brilha nas trevas e as trevas não conseguiram dominá-la’ (João 1, 5). Por mais profunda que seja a noite, ela não resiste à luz da manhã. E nós acreditamos que Cristo é a luz do mundo (João 8, 12).
Vamos reagir e demonstrar nossa vontade de sermos filhos e filhas da luz, construtores de uma sociedade justa e de paz.
Aos violentos, aos assassinos, aos corruptos vamos gritar: ‘Não terão o nosso ódio!’, mas também ‘Não terão a nossa indiferença!’
Convido todos a participar, no dia 1º de janeiro de 2016, às 17 horas, das CAMINHADAS PELA PAZ, confluindo, como grandes rios de paz, nas Igrejas de São Sebastião e Nossa Senhora do Livramento.
Somos da paz! Somos construtores da paz!”
Fonte: RG 15/O Impacto e Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *