Aulas da rede pública municipal iniciam no dia 11 de fevereiro

Irene Escher, secretária Municipal de Educação
Irene Escher, Secretária Municipal de Educação

O calendário letivo na rede pública municipal – área urbana e região do Planalto – inicia no dia 11/02, logo após o carnaval. De acordo com a secretária municipal de Educação, Irene Escher, a antecipação das aulas – para o dia 11 em vez do dia 15 – faz com que as escolas possam se organizar e finalizar as matrículas.
A secretária acredita que a antecipação irá contribuir para a diminuição dos sábados letivos, uma das grandes preocupações dos gestores e professores. De acordo com a Semed, no calendário de 2016 serão utilizados quatro sábados como dias letivos.
Matrículas
A secretária informa que as matrículas para os alunos já inseridos na rede pública municipal estão sendo realizadas, bem como a de novos estudantes. Segundo Irene Escher, a Semed firmou parceria com a rede estadual de ensino, via 5ª URE, para acolher os alunos que concluíram o ensino fundamental na rede pública municipal.
“As matrículas na rede pública municipal, nós estamos organizando conforme os bairros e as solicitações dos pais, que trocam de endereço. No entanto, preferencialmente, nós estamos alocando os alunos nas escolas nos mesmos bairros em que residem. As exceções nós estamos administrando de forma a atender a solicitação das famílias e as possibilidades da Secretaria”, explica Irene Escher.
O término das aulas na rede pública municipal está marcado para o dia 29/12/2016.

BIBLIOTECA MUNICIPAL PAULO RODRIGUES DOS SANTOS REALIZA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AOS SEUS 49 ANOS DE FUNDAÇÃO
A Biblioteca Paulo Rodrigues dos Santos realiza nesta terça-feira (19/01), na pediatria do Hospital Municipal de Santarém, a segunda atividade comemorativa pelos seus 49 anos de fundação. A partir das 9 horas, haverá atividade lúdica, brincadeiras e contação de história, em parceria com o Projeto Ciranda de Arte, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A culminância da programação será na quarta-feira (20/01), data alusiva à fundação do acervo público, quando iniciará as atividades do Projeto Comitê para a Democratização da Informática (CDI Bibliotecas), nas dependências da biblioteca, com turma inicial de 10 alunos.
Com o patrocínio da The Bill & Melinda Gates Foundation, o projeto CDI Bibliotecas usa a tecnologia para transformação social, empoderando comunidades e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania. Por meio de 715 espaços de empoderamento digital, a Rede CDI está presente em 14 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas. No Pará, apenas os municípios de Redenção e Santarém foram comtemplados com projeto, após rigoroso processo de avaliação.
O diretor da Biblioteca, Walteci Nogueira, esclarece que tudo foi organizado com a proposta de mostrar à sociedade santarena a história e o legado constituído na biblioteca. “Considerada um dos pontos intelectuais de Santarém, que conserva e transmite a informação durante os todos estes anos”.
Nogueira informa ainda que está incluída nos dias de festividades alusivas ao acervo, a campanha de doação de gibis. “Iniciada nesta segunda-feira, no horário de expediente das 08h às 18h, nós estaremos recebendo doações gibis (revistas em quadrinho), em bom estado de conservação”.
A programação iniciou no sábado (16/01), no bairro da Prainha, quando esteve participando da ação do Projeto “Educação Fiscal Começa em Casa – Com direito a ter Direitos”. O projeto faz parte do Programa Nacional de Educação. Nesse dia, a Biblioteca Municipal esteve com o Cantinho da Leitura.
Sobre a instalação predial
A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi fundada em 20 de janeiro de 1967, na época localizada, no antigo Theatro Victória. Em 1975 foi transferida para as dependências da Casa de Cultura.
Programação
18 a 22/01 (segunda a sexta-feira): Campanha de doação de gibis/Gibiteca + Cultura. Pedimos gibis em bom estado de conservação.
Local: Biblioteca Municipal, anexo à Casa da Cultura. Horário de Expediente: 8h às 18h;
19/01 (terça-feira): atividade lúdica na pediatria do Hospital Municipal de Santarém
Horário: 9h
20/01 (quarta-feira): aniversário da Biblioteca Municipal – 49 anos
Local: Biblioteca Municipal, anexo a Casa da Cultura
Horário: 9h

CRIANÇAS DE SEIS MESES A CINCO ANOS ATENDIDAS PELO BOLSA FAMÍLIA DEVEM RECEBER DOSES DE VITAMINA A
Pais ou responsáveis de crianças na faixa etária entre seis meses a cinco anos de idade, inscritas no Programa Bolsa Família, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber doses de Vitamina A. A ação inicia nesta segunda-feira (18) e segue até março deste ano.
As famílias que não levarem as crianças no período determinado, podem perder o benefício. O recebimento das
doses, via oral em gotas, seguirá cronograma por área:
18/01 a 23/01 – Aeroporto Velho, Diamantino, Santo André e São Miguel;
25/01 a 30/01 – Aparecida/Caranazal, Jardim Santarém, Tapará Grande,
São Pedro e Abaré I;
01/02 a 06/02 – Nova República, Vitória Régia, Matinha,
Mapiri/Liberdade, São Braz e Abaré II;
08/02 a 13/02 – Santa Clara, Casa da Criança, Fátima,
Santíssimo/Prainha e São José;
15/02 a 20/02 – Livramento, Santana, Interventoria, Vila Socorro e Curuai;
22/02 a 27/02 – Maicá, Mararu, Jaderlândia e Piraquara;
29/02 a 05/03 – Uruará, Área Verde, Jacamim, Tabocal e Boa Esperança; 07/03 a 16/03 – Parauá, Tiningu, Boim, Aritapera e Santarém-Mirim;
17/03 a 23/03 – Conquista, Santarenzinho, Maracanã, Cipoal e Rodovia
Everaldo Martins;
24/03 a 31/03 – Alter do Chão, Floresta, Arapixuna, Esperança e Santana do Ituqui.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *