Órgãos de segurança definem esquema de serviço para o carnaval santareno

PM manterá segurança no carnaval de Alter do Chão
PM manterá segurança no carnaval de Alter do Chão

Agentes de segurança pública organizaram os últimos detalhes para o início da festa de carnaval, que acontece de 06 a 09 deste mês, na orla de Santarém e em Alter do Chão. No início desta semana, coordenadores de agremiações carnavalescas em conjunto com comandantes dos órgãos de segurança, definiram o esquema de atuação para os quatro dias de folia.
Cerca de 300 policiais militares devem fazer a segurança do carnaval na orla de Santarém e em Alter do Chão. Com o trabalho de policiamento em rondas motorizadas e a pé, o efetivo tem como meta garantir a tranqüilidade de quem vai pular o carnaval.
Segundo o tenente Adelson Fialho, serão utilizadas todas as formas de policiamento, como viaturas, cavalaria, motopatrulhamento e rondas a pé, onde 180 policiais farão a segurança em Santarém e 120 em Alter do Chão. “Nossa intenção é prevenir as ocorrências, fazer com que todos os brincantes possam ter um controle no uso da bebida alcoólica, prevenindo os atos ilícitos, os acidentes e manter a paz no carnaval. Os casos mais comuns durante o carnaval, infelizmente é a questão da violência de quem bebe”, aponta o comandante.
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) também estará presente na programação com agentes que devem realizar fiscalizações na rodovia Everaldo Martins (PA-457), durante a festa de momo.
O Corpo de Bombeiros deve atuar com o efetivo da corporação, com auxílio de uma ambulância de resgate e demais veículos, entre eles, um de combate a incêndio e outro de salvamento.
A maior preocupação dos órgãos de segurança é com relação ao consumo de bebida alcoólica. Muitos foliões acabam se envolvendo em delitos, que vão de pequenas confusões, brigas generalizadas até casos de crimes de homicídios. A proteção do patrimônio público também é uma preocupação dos organizadores. Para isso, haverá fiscalizações durante todo o período de carnaval. A venda de bebida alcoólica em garrafas será proibida pela organização em virtude de casos ocorridos no carnaval de 2015.
CRISTOVAL: Para o Cristoval 2016, considerado o maior retiro católico do Pará, que acontece há 33 anos em Santarém, os órgãos de segurança também prometem garantir tranqüilidade aos participantes. O Cristoval inicia no sábado, 6, e encerra no dia 10 deste mês, com a Missa de Cinzas.
Para garantir a segurança dos fiéis durante os cinco dias de evento, a Renovação Carismática Católica (RCC) reuniu com representantes dos órgãos de segurança pública da cidade e outros segmentos para definir as ações que serão desenvolvidas no período festivo no espaço Pérola do Tapajós. no Parque da Cidade.

O coordenador do Cristoval, Natalino Silva, destacou que a segurança é considerada prioridade. “Reunimos com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, as secretarias municipais e a administração do parque da cidade. Como nos anos anteriores, haverá um destacamento de policiais e também de bombeiros”, explica.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *