Coluna Impacto

c01PERIGO

É o que podemos falar das pessoas que diariamente se arriscam para embarcar nas lanchas que fazem a linha para Itaituba, em uma passarela improvisada na orla de Santarém. A foto mostra o perigo, pois ninguém sabe se a estrutura da passarela suporta o peso de muitas pessoas. A Marinha deve entrar em ação e verificar essa denúncia, que é grave e vidas de pessoas correm perigo.

DESTAQUE

Ao ser diagnosticado com câncer infantil, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) na região do Oeste do Pará já inicia o tratamento. É que com a atuação do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) o serviço cobre toda a demanda permitindo assim o atendimento imediato. Sem filas de espera, a unidade oferece tratamento especializado em câncer infantil desde 2013. O tema foi lembrado na segunda-feita, 15/02, que é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. Segundo o coordenador de oncologia do HRBA, Marcos Fortes, a unidade de saúde localizada em Santarém tem proporcionado uma qualidade de vida muito maior para os moradores da região Oeste do Pará que precisam de tratamento.

PROJETO PEIXE-BOI

O Parque Zoobotânico das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA) recebeu o biólogo Leonardo dos Santos Sena, na terça (16) e quarta-feira (17). O profissional é professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará e coordenador do grupo de estudos Biologia e Conservação de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (BioMA). A visita a Santarém é uma parceria da UFPA com o Projeto Peixe-Boi do ZooFIT. O objetivo da vinda foi coletar amostras de sangue deste mamífero de água doce da região amazônica, para extração de DNA, RNA e citogenética. Segundo ele, o trabalho “tem como objetivo comparar genes relacionados ao sistema imune nas duas espécies de peixe-boi que ocorrem nas Américas”. O projeto “Imunogenética de peixe-boi marinho e amazônico” foi aprovado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), em cooperação com a Texas A&M University. A coordenação do trabalho no Brasil é da doutora Maria Paula Cruz Schneider e, nos Estados Unidos da América, do doutor Michael Criscitiello.

BACTÉRIAS DO BEM

Coordenado pela professora Katrine Escher, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, o projeto de pesquisa “Diversidade de Actinobactérias em solos da Amazônia” investiga, desde 2012, a produção de compostos bioativos, substâncias benéficas de ampla utilização medicinal e industrial, por bactérias. O objetivo é o isolamento e a identificação de micro-organismos autóctones da Amazônia para a obtenção desses compostos. “As plantas têm propriedades medicinais. As bactérias também”, afirma Katrine Escher. Realizado no Laboratório de Microbiologia da Ufopa, o projeto possui vários estudos em andamento, com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, na tentativa de traçar um maior espectro de ação das substâncias bioativas isoladas.

c02BOA INICIATIVA

O empresário Jonathas Silva, em contato com a coluna, informou que a Auto Escola Santarém está adquirindo um veículo equipado e todo adaptado para que pessoas com deficiências físicas possam fazer aulas de direção e assim tirarem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Antes, essas pessoas que necessitassem tirar CNH tinham que se deslocar para Belém ou outros locais onde existem esses veículos. Uma boa idéia e digna de elogios.

BAGUNÇA NO TRÂNSITO

O caos é total na Avenida Tapajós, no trecho entre a Praça Tiradentes e a Praça da Matriz, onde motoristas estacionam seus veículos em fila dupla e não são importunados. Um leitor da coluna mostrou a confusão que se forma em frente à agencia dos Correios, onde ninguém consegue passar com seus veículos. Na minha opinião, a SMT não deveria permitir estacionamento de veículos pequenos e nem de taxi naquele local, deixando o espaço livre para embarque e desembarque de cargas e passageiros.

RETOQUES

c03Quero aqui parabenizar minha sobrinha e afilhada Laís Miranda Moreira (foto), que trocou de idade na quarta-feira, dia 17 e festejou a data ao lado de seus pais Genaro e Alexandra, irmão Giovani e demais familiares. * A coluna também parabeniza Marcela Carvalho Ribeiro, que troca de idade nesta sexta-feira, dia 19 e festejará a data ao lado de seus familiares e amigos mais chegados. Muita paz, saúde e felicidades para você neste dia especial. * Vigilantes que atuam na Ufopa, em Santarém, cobram o pagamento de dois meses de salários que estariam atrasados, segundo a categoria. De acordo com o Sindicato de Vigilância do Estado do Pará em Santarém (Sindivipa- STM), pelo menos 105 trabalhadores não receberam os salários de dezembro de 2015 e janeiro de 2016. * Quatro novos semáforos começaram a funcionar na Avenida Magalhães Barata, esquina com a Travessa Irurá, no bairro Caranazal, em Santarém. Além dos semáforos, a sinalização horizontal e vertical foi revitalizada. No local foram implantadas faixas de pedestres e linhas de contenção duplas para divisão de pista. Placas de sinalização indicam o sentido de circulação dos veículos que seguem em direção ao bairro ou centro. * A Divisão de Vigilância Sanitária de Santarém apreendeu uma quantidade de peixe estragado no Mercadão 2000, na manhã de terça-feira (16). A apreensão ocorreu durante ações de disciplina, realizadas pelo órgão, aos vendedores que trabalham em feiras e mercados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *