Coluna Impacto

c01PROGRAMA “VEM COM A GENTE”

A TV Tapajós, afiliada a Rede Globo, em Santarém, estréia neste sábado, 2 de abril, o “Vem Com a Gente”, programa gerado pela emissora e que vai apresentar histórias inspiradoras com personagens e assuntos típicos de quem mora na Amazônia. O programa terá reportagens especiais e vai ao ar sempre aos sábados, às 12h, com reexibição aos domingos às 7h25. O primeiro programa vai exibir as belezas da Floresta Nacional do Tapajós (Fona do Tapajós) com visita as comunidades Jamaraquá e Maguari , no município de Belterra e o dia a dia de quem vive na Ilha do meio, em frente a Santarém. O novo produto da TV Tapajós tem à frente o jornalista Emanuel Júlio Leite (foto).

CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

O Grupo de Servidores Pais de Autistas da Ufopa realiza uma programação no sábado, 2 de abril, para discutir educação e inclusão de autistas em Santarém. O evento “Autismo e Realidade em Santarém-PA” inicia às 9h no Auditório do Bloco de Salas Especiais, na Unidade Tapajós, da Ufopa. Aberto à comunidade em geral, é voltado, sobretudo, para pais, familiares, profissionais, estudantes e voluntários interessados ou ligados a pessoas com transtornos do espectro autista.

c02VEREADOR MAIS ATUANTE

Na opinião pública, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Salomão Ribeiro, o vereador Peninha – PMDB (na foto com seus familiares) foi eleito pela segunda vez consecutiva o Vereador mais atuante da Câmara Municipal de Itaituba. Em 2014, após assumir o mandato, Peninha foi eleito e agora em 2015 novamente foi escolhido pela população de Itaituba, como o Vereador mais atuante do Município. A comenda foi entregue ao vereador Peninha, na noite do último sábado (dia 26/03), durante o Baile do Destaque Empresarial, promovido pelo Instituto Salomão Ribeiro, na Sede da Associação Atlética Banco do Brasil.

BASA INVESTE NA REGIÃO

Ontem, quinta-feira, dia 31 de março, o presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Gonçalves de Melo, reuniu com empresários santarenos na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), às 14h20, onde anunciou os valores disponíveis no Plano de Aplicação de Recursos da instituição financeira para o Oeste paraense neste ano. Segundo o Plano, estão previstos R$ 320,5 milhões para a região, representando mais de 20% do total disponível para o Estado do Pará em 2016, cujos valores alcançam 1,5 bilhão. Na ocasião, o economista Luís Suzigan, da LCA, empresa de consultoria especializada na área econômica, ministrou a palestra “Oportunidades e riscos frente ao cenário econômico atual”, e o superintendente regional do Banco da Amazônia, Carlos Henrique Marques, realizou palestra sobre as linhas de crédito da instituição disponíveis ao mercado.

AS MAIS ACESSADAS

Essas foram as cinco matérias mais acessadas do site RG 15/O Impacto, da edição 1086 do Jornal O Impacto: “Secretária de Finanças acusada de cobrar imposto ilegal”, “Infraero fechará Aeroporto de Santarém no período da noite”, “Estado não paga e obra de hospital é paralisada”, “Gilberto Aguiar: “Delegados de outros municípios vão ajudar na segurança da região” e “Professores do SOME de Santarém e Monte Alegre revoltados com governador”. Acesse: www.oimpacto.com.br.

CORRIGINDO

Na edição passada, na entrevista do Superintendente de Polícia Civil, delegado Gilberto Aguiar, colocamos na manchete que a segurança de Santarém e região seria reforçada com delegados vindos de Belém, por ocasião do afastamento de delegados que vão concorrer nas próximas eleições. Na verdade, nossa segurança será reforçada com delegados que atuam nos municípios que fazem parte da jurisdição da Superintendência do Baixo Amazonas.

c03PORCARIA NO PORTO DO DER

Um leitor da coluna mandou a seguinte denúncia, com foto: “Passeando pelo Porto do DER, próximo a obra do novo porto, deparei-me com esta imagem. São inúmeros sacos, com grande quantidade de lixo plástico: garrafas, copos e embalagens em geral. Percebi também que há garrafas de bebida alcoólica que são de vidro e podem trazer o risco de alguém se ferir. Como perguntar não ofende, gostaria de deixar alguns questionamentos: Quem será o autor ou os autores deste acúmulo de lixo? Será que não houve o bom senso de deixá-los de outra maneira que não fosse esta para serem recolhidos? Será que há coleta de lixo nesta área? As embarcações que fazem linha e atracam neste porto, estão cumprindo o que determina a legislação ambiental? Pelo visto, muitos questionamentos e nenhuma resposta. Espero que O Impacto leve meu recado para as autoridades e quem tiver competência para resolver isso, que faça imediatamente”.

RETOQUES

Colaboradores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) participam de “Qualificação para gestão ambiental dos municípios do Estado do Pará”, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) com apoio do Fundo da Amazônia (BNDES). O curso, que será realizada até hoje, 1º de abril, no Hotel Açay (Avenida Cuiabá). * Acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da Ufopa realizam nos dias 7 e 8 de abril o I Workshop sobre Orçamento Público, que abordará o tema “Elaboração, execução e mecanismos de fiscalização e controle social”. O evento acontecerá, a partir das 19 horas, no auditório anexo à Unidade Amazônia. * Está a todo vapor a obra de pavimentação da Avenida Turiano Meira, no trecho entre as Avenidas Muiraquitã e Moaçara. Nesse perímetro, a via já recebeu terraplenagem e estão sendo executados serviços de drenagem, pavimentação, colocação do meio-fio e, posteriormente, iluminação pública. * O Ministério da Educação (MEC) reconheceu esta semana o curso superior de bacharelado de Ciências Contábeis, do Instituto Esperança de Ensino Superior IIESPES), em Santarém, quando serão ofertadas 100 vagas. * As visitas ao igarapé da comunidade Jamaraquá, localizado na Floresta Nacional do Tapajós (Flona do Tapajós), em Belterra, que estavam proibidas entre 16 de janeiro e 31 de março vão continuar suspensas por tempo indeterminado. A decisão foi tomada no dia 11 de março em reunião entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e moradores da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *