Informe RC

CORRUPÇÃO ESCANCARADA

Nunca se viu no Brasil uma corrupção no Governo Federal tão escancarada quanto agora, divulgada diariamente na mídia e mostrada nos canais de TV, o famoso toma lá dá cá, quando a presidente Dilma, a troco de cargos e ministérios, tenta evitar a aprovação do impeachment prevista para a próxima semana, na Câmara Federal, para ter uma sobrevida e aguardar a decisão do Superior Tribunal Eleitoral, quando partidos de oposição pedem a perda de seu mandato e do vice, por terem feito a campanha presidencial de 2014 com dinheiro da corrupção na Petrobrás, de acordo com depoimentos de portadores de delações premiadas e comprovadas, feitas à Polícia Federal e ao juiz federal, Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. Para conter as ameaças que pesam sobre seu reino, a companheira Dilma e seu antecessor, Lula da Silva, vestido de assessor, enquanto não assume a Casa Civil, sem data prevista, saem a caça de votos transformando o Palácio do Planalto num balcão de negócios, o que não deixa de ser crime. Para a Saúde, Segurança e Educação não tem dinheiro, mas para prostituir consciências, tem à vontade. Por isso, o Brasil é conhecido no mundo como um país corrupto.

MEU DEUS DO CÉU!

Nem sempre a opinião de um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, expressada no plenário da Casa em decisões polêmicas com colegas, expressa realmente seu pensamento em relação à matéria em debate. Vamos ao ministro Luiz Roberto Barroso, que, num encontro privado no Supremo com estudantes, sem saber, teve sua conversa gravada. Vamos lá: “A política morreu porque nós temos um sistema político que não é o mínimo de legalidade democrática. Pela razão que já vou dizer. Ele deu uma centralidade imensa ao dinheiro e à necessidade de financiamento e se tornou um espaço de corrupção generalizada. E… quando… to falando aqui, num ambiente acadêmico, é como se estivesse com meus alunos. Quando anteontem o jornal exibia que o PMDB desembarcou do governo e mostrava as pessoas que erguiam as mãos, eu olhei e eu disse: ‘Meu Deus do Céu!’ Essa é nossa alternativa de poder? Não vou fulamenizar, mas quem viu a foto, sabe do que eu estou falando. Portanto, o problema da política, neste momento, eu diria, é a falta de alternativas de poder, que quer dizer, não tem para onde correr. Isso é um desastre”. O ministro, de maneira involuntária, mostrou aos brasileiros, exibido nos canais de TV, a atual situação política do país.

BOM LEMBRAR

Desde sua fundação, o Partido dos Trabalhadores, depois de 21 anos da Ditadura Militar (1964 a 1985), democracia nunca foi o seu desejo. Pregava a ética e a honestidade com dinheiro público. Na oposição, sem admitir legendas aliadas, apoquentava a vida dos ex-presidentes José Sarney, Itamar Franco, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso com pedidos de impeachment, fora ruidosas passeatas e incentivo à greve. No governo, há 13 anos e meio, a coisa mudou, jogou a ética e a honestidade no ralo, assaltando órgãos públicos, patrocinando, com o dinheiro da União, o Mensalão, para comprar partidos e políticos para aprovar matérias de interesse do governo no Congresso. Fazendo o mesmo com a Petrobrás, que foi assaltada até ser descoberta para financiar seu projeto de poder, que redundou, junto com pedaladas e falta de cumprimento com a lei de Responsabilidade Fiscal, no pedido de impeachment aberto na Câmara Federal, que deve ser votado na próxima semana. Agora, os petistas falam do remédio jurídico ser ilegal e um atentado à democracia, o que não é, afirmam ministros do Supremo. O tempo passa, vale a pena lembrar. Os deputados do PT, no Congresso Nacional, não votaram na eleição indireta em Tancredo Neves para presidente e nem assinaram a Constituição promulgada em 1988. Dos seus 7 deputados à época, os dois que assinaram foram expulsos do partido. Falar no que não ajudaram a construir, num momento de agonia, não deve fazer bem.

O CERTO PELO DUVIDOSO

Com as eleições municipais de outubro, em Santarém, em 2 turnos, quem acompanha o desenrolar da disputa, não acredita do ex-vereador José Maria Tapajós, vereador de muitas legislaturas, presidente da Comissão Provisória do PR no município, seja candidato a prefeito como divulga a mídia local, embora o filho, vereador Junior Tapajós, com abertura da janela da infidelidade, tenha deixado o PMDB para se abrigar junto ao pai, umbilicalmente ligado aos prefeitos por ter parentes ocupando cargos na prefeitura e deter em seu nome ou prepostos a distribuição da merenda escolar em várias regiões do município, terceirizados por dezenas de cabos eleitorais, dirigentes das comunidades onde atua politicamente. Com a saída do vereador Emir Aguiar do PR, ainda sem partido, ferrenho opositor do prefeito, José Maria fica à vontade para fazer o que não é segredo, apoiar a eleição de Von (PSDB), candidato à reeleição no 1º ou 2º turno. Em tempo de crise econômica, onde o dinheiro se torna escasso, renunciar ao certo, numa eleição duvidosa, para quem tem juízo, não é aconselhável.

RASTEIRA

Ex-vice governador, deputado federal, estadual, diretor há décadas do Senai, Gerson Peres, maior detentor de mandatos (acima de 10), é o mais antigo político na ativa do estado, e que acostumava afirmar de, na vida pública, só não tinha visto boi voar.  Com o tempo viu materializado o impossível, o boi voou e foi sua vítima. Fundador e mantenedor do Partido Progressista (PP) no Pará e seu presidente, sempre foi visto como político leal e adversário perigoso. Amigo de altas figuras da República em Brasília, recebeu uma rasteira de onde não esperava, de seu ex colega da Câmara Federal de muitos anos, o senador Ciro Nogueira, presidente do Diretório Nacional, que, aproveitando a abertura para as mudanças de partido, sem perder o mandato, dissolveu o diretório estadual e, através de uma Comissão Provisória, entregou a direção estadual do PP ao ex do PROS, atual prefeito de Marabá, João Salame. Gerson absorveu a deslealdade e se filiou ao PSDB, onde espera se eleger deputado federal. Com sua saída, o PP vai ficar menor. Aguardar pra ver.

INCERTEZA

Hoje, os eleitores estão mais ansiosos em saber se a presidente Dilma sai ou fica no governo, se vai haver eleições para presidente e quando esta novela termina, se vai ser votado na Câmara Federal até o dia 21, como prometeu o presidente da Casa, o impeachment que vai selar a sorte da companheira (ex-guerrilheira) e de seu partido, o PT, no seu projeto de poder, avalizado pela companheirada e legendas aliadas, ou alugadas. Se vai haver aumento de salários para os funcionários públicos, se o desemprego, a inflação nos preços dos alimentos vão cair, do que com as eleições de outubro, para a escolha de prefeitos e vereadores, apesar dessa disputa ser vapt-vupt, de acordo com as mudanças, reduzindo o tempo de campanha dos candidatos nos horários de rádio e televisão introduzidos na Legislação Eleitoral. Enquanto o PT, nestes mais de 13 anos, não reconhecer que errou e que quebrou o Brasil não largar o osso, a situação fica na casa do sem jeito. É como diz o deputado Tiririca: “Pior do que está não fica”.

FAMÍLIA UNIDA PELO ALHEIO

Não tem ministro ou autoridade que tenha passado incólume das ofensas da senadora Gleisi Hoffman (PT/PR), da Tribuna do Senado, na tentativa de provar sua inocência como beneficiária do dinheiro do assalto à Petrobrás. Ano passado, investigações da Polícia Federal e da Operação Lava Jato, comprovaram da petista ter recebido 2,4 milhões, o maior montante entre 121 parlamentares que receberam “doações”. A Polícia Federal pediu, em fins de março, ao juiz federal Sérgio Moro o indiciamento da senadora e de seu marido, ex- ministro do Planejamento e das Comunicações, Paulo Bernardo, por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobrás, apurado pela Lava Jato. As investigações já tomaram o caminho do Supremo Tribunal Federal pela parlamentar ter foro privilegiado, que deve (quando?) se manifestar sobre as estripulias financeiras do casal envolvido em enes casos de corrupção.

INDICACÃO DO CHAPADINHA

O deputado federal Francisco Aguiar, o popular Chapadinha, político marinheiro de 1ª viagem, aproveitando a abertura dada pela Legislação, saiu do PSD, pelo qual foi eleito, arrastado pelos votos do 1º colocado nas eleições de 2014, e passou para o PTN, partido que deve dirigir no estado. Assumiu uma grande responsabilidade em indicar o novo Superintendente do Incra em Santarém, com jurisdição em todo Oeste paraense, um jovem engenheiro agrônomo, com pouca experiência, a não ser uma passagem pela Secretaria do Meio Ambiente, em Santarém, e ultimamente prestava serviços à Prefeitura do minúsculo município de Mojui dos Campos, que não deve entender nada de Reforma Agrária. O Incra de Santarém, goza de péssima reputação junto à Justiça Federal e Polícia, desde a ascensão, há mais de 10 anos, do companheiro Pedro Aquino e sua trupe, que tornou o órgão um ninho de ratos, antro de gatunagem, onde foram fabricados dezenas de assentamentos e assentados fantasmas, mostrados para todos o país no programa dominical Fantástico, da Rede Globo, isso sem contar desvios na construção de casas para assentados e vicinais inexistentes. Caso o indicado do deputado feche o ralo por onde passaram centenas de milhões da União, se evaporando em nome da Reforma Agrária, já fez um bom trabalho. Que tenha êxito.

BEM AVALIADO

De quando em vez, o governador Simão Jatene (PSDB) é criticado por desavisados adversários por obras paradas, débitos com fornecedores, que fazem não enxergar a construção do Hospital Regional do Baixo Amazonas, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) com curso de medicina, dos terminais hidroviários da vila de Alter do Chão e do de Santarém, na orla em frente à cidade, da ponte de 360m de extensão em concreto sobre o rio Curuá, entre Alenquer e Óbidos, da pavimentação da beira do rio Amazonas (Porto das Balsas) até a ponte que leva a Monte Alegre, do futuro Hospital Regional de Itaituba e dezenas de obras espalhadas por todo o Oeste paraense. Isso sem aumentar tributos para pagar funcionários, a exemplo da quase totalidade dos estados. O Pará, segundo ranking do Ministério da Fazenda, divulgado nacionalmente, na semana anterior, é o estado com melhor desempenho fiscal do país, lembrando: Simão Jatene ainda tem 33 meses de governo, tempo suficiente para cumprir todas as suas promessas (se fez) e correr para o abraço.

TODO CUIDADO É POUCO

Os candidatos a casa própria das quase 5 mil unidades que há 4 anos vêm sendo construídas em Santarém, bancadas pela Caixa Econômica Federal às famílias de baixa renda, do Programa Minha Casa Minha Vida, com as situadas (3.081 unidade) na rodovia Fernando Guilhon, feitas numa área sem obedecer nivelamento, em antigo lixão, em fase de comprovação de renda para entrega, os compradores devem verificar com ajuda da Prefeitura, dos Ministérios Públicos, federal e estadual, da própria Caixa, se as moradias, a serem pagas acima de 10 anos, não vão dar problema quanto a qualidade da construção, material empregado, principalmente da vazão das águas servidas dos moradores e das chuvas durante muitos invernos. Neste jogo, entre o sonho e a realidade, só não perde o governo, e sim o comprador. No dia 21/03, a Câmara Federal aprovou Medida Provisória, de autoria da presidente Dilma, que o beneficiário que não pagar em dias a prestação do financiamento, feito com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (dinheiro do trabalhador), o depositado em banco, em nome do comprador, vai garantir o débito contraído com a Caixa. Todo cuidado é pouco para não ser vítima, como vem ocorrendo em muitos estados.

ATOS E FATOS

OPINIÃO – De uma socióloga italiana que estudava corrupção na Itália antes da deflagração da operação Mãos Limpas, que condenou políticos, magistrados e mafiosos “1300”, em parte copiada pelo juiz federal Sérgio Moro: “quem se envolve em corrupção não quer ser considerado criminoso, assim como não diz propina, mas doações. Não chama quem corrompe de corruptor, mas de amigo”. No Brasil o comportamento está sendo o mesmo, não conhecem a história. Parlamentares do PT e do PCdoB, no Senado e na Câmara, sempre afirmam na tribuna, de Lula da Silva ter sido o maior presidente da história do Brasil. Exagero. Coisa de malucos que não devem ter ouvido falar de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek. Agora para comandar ladroagem, por unanimidade, Lula está em 1º lugar. – CORRUPÇÃO – Do professor Hernane Malato: “corrupção é violação a Direitos Humanos. A corrupção é evidente em países não democráticos e de 3º mundo. Toda a sociedade corrupta sacrifica a camada mais pobre que depende dos serviços públicos. – DESABAFO – Do presidente da Comissão de Ética da Câmara, ao afirmar do deputado Eduardo Cunha tentar dar um golpe para escapar da cassação: “advogar em causa própria, tentar de maneira rasteira ficar no cargo não é digno de um presidente desta Casa”. – RECLAMAÇÃO CONTRA O JUIZ – O governo e 12 senadores do PT, PCdoB, PMDB e PDT, todos acusados de terem recebido propina do dinheiro roubado da Petrobrás, protocolaram, no Supremo, pedido para ser aberto processo contra o juiz Sérgio Moro pela divulgação dos grampos envolvendo a presidente e o ex, Lula da Silva. Querem segredo para tudo, para o povo desconhecer a gatunagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *