Hospital Regional realiza campanha de higienização das mãos

Hospital Regional do Baixo Amazonas
Hospital Regional do Baixo Amazonas

Cerca de 80% das doenças infecciosas são transmitidas pelas mãos. Por isso, o simples ato de lavar as mãos corretamente significa prevenção, principalmente de problemas respiratórios, gastrointestinais e irritações de pele. Deixar de higienizar as mãos pode significar o aparecimento de infecções e viroses, que surgem aparentemente sem causa.

Com o simples ato de lavar as mãos é possível evitar doenças como hepatite A, que é a principal causa de hepatite aguda. A gastroenterite é outro exemplo. Rotavírus, Shigella e Salmonella, escabiose, catapora, conjuntivite, candidíase e infecção hospitalar também têm sua transmissão controlada com a correta limpeza das mãos. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), a lavagem das mãos com sabonete reduz as infecções diarreicas em até 40%.

Um exemplo de transmissão pela falta de higienização das mãos ocorre quando a pessoa tosse com a mão na boca, e sem lavar, pega algum objeto. Uma outra pessoa toca o mesmo objeto, leva a mão na boca e é infectada. As doenças respiratórias são comumente transmitidas assim, a exemplo da gripe.

O ato de higienizar as mãos corretamente gasta, em média, 30 segundos, e sempre deve ser feito quando surgirem situações com perigo de contaminação: após assoar o nariz; espirrar; antes de manusear alimentos e preparar refeições; mexer com dinheiro; antes e após cuidar de ferimentos; mexer no lixo e no jardim. Também é necessário lavar as mãos ao chegar da rua; quando as mãos estiverem visivelmente sujas; após usar o banheiro, e ao trocar fraldas de crianças.

Campanha

Para orientar os colaboradores do Hospital Regional de Santarém sobre a importância da higienização das mãos, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) vai realizar uma programação durante esta terça, 10, e quarta-feira, 11/05.

A abertura acontece amanhã, às 9h, no auditório da unidade. Será apresentada uma dramatização e haverá premiação ao médico destaque. Depois, a equipe do SCIH vai percorrer os setores do hospital para distribuir material educativo e promover dinâmicas. A programação ainda vai contar com gincana intersetorial e concurso para escolher a frase mais criativa sobre o tema Higienize suas mãos: salve vidas.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *