Projeto de Deputado institui o Fundo Nacional de Apoio à região de Alter do Chão – Funalter

Deputado Chapadinha trabalha em benefício de Alter do Chão
Deputado Chapadinha trabalha em benefício de Alter do Chão

O Deputado Francisco Chapadinha apresentou no último dia 1º de junho, Projeto de Lei nº 5.450 de 2016 que “Institui o Fundo Nacional de Apoio à Região de Alter do Chão – FUNALTER, no Estado do Pará, e dá outras providências”.

A Proposta tem por finalidade disseminar e preservar a cultura do Distrito de Alter do Chão no Estado do Pará, assim como promover o desenvolvimento sustentável da região que possui grande capacidade para o turismo, contando com uma cultura rica, engrandecida pela beleza de seus produtos únicos e de seu folclore pitoresco, como o Festival do Sairé.

 Segundo o Parlamentar, o fundo permitirá dentre outras possibilidades arrecadar recursos destinados à preservação ambiental, cultural e social do Distrito de Alter do Chão, possibilitando, inclusive, que organismos internacionais possam conveniar diretamente com entidades representativas locais e com o poder público.

 “O Projeto tem por finalidade promover o desenvolvimento da região de Alter do Chão; preservar a cultura local; fomentar a qualificação dos trabalhadores locais; estimular produtos feitos pelas comunidades locais; criar condições para a instituição de cooperativas locais; e viabilizar a cooperação entre os moradores e entidades públicas e privadas de turismo podendo receber recursos oriundos de operações de crédito internas e externas, firmadas com entidades privadas, públicas, nacionais e internacionais; conveniar com Estados da Federação; receber dotações orçamentárias da União. Os recursos deverão ser destinados a incentivar a cooperação técnica e financeira nacional e internacional com os organismos privados e públicos de fomento ao turismo e de preservação da cultura da região de Alter do Chão, fomentar a comercialização dos produtos locais; promover capacitação dos cooperados que desenvolvam produtos e atividades turísticas na região de Alter do Chão; realizar pesquisas locais para o desenvolvimento do turismo e de produtos da região de Alter do Chão; fortalecer a cultura da região por meio do turismo; e apoiar o desenvolvimento da cultura da região de Alter do Chão e a disseminação de atividades que promovam e protejam essa cultura.  Temos convicção de que a proposta terá todo o apoio dos Deputados e, a partir da sua aprovação, poderemos incentivar ainda mais o turismo e o desenvolvimento sustentável de Alter do Chão”, ressaltou o Deputado Chapadinha.

Fonte: RG 15/O Impacto

 

3 comentários em “Projeto de Deputado institui o Fundo Nacional de Apoio à região de Alter do Chão – Funalter

  • 8 de junho de 2016 em 12:25
    Permalink

    Alter do Chão é de uma beleza incomparável. Conhecida como o Caribe da Amazônia.
    MAS… o que atrapalha o crescimento não é somente a falta de infraestrutura. Teria que fazer um trabalho (que não deve ser nada fácil) de conscientização do comércio de alimentos (barracas e restaurantes). Ninguém gosta de ser assaltado, com preços exorbitantes, fora da realidade. O turista a sai com aquele sentimento que foi assaltado. Se estiver errado, peço desculpas. Moro aqui a anos, e falando com pessoas próximas a riqueza da região, muitos vem pra conhecer. Muitos saem daqui horrorizados. As belezas naturais, todos saem encantados. Mudar uma cultura não é tarela das mais fáceis.

    Resposta
  • 8 de junho de 2016 em 12:11
    Permalink

    Se fosse com essa finalidade seria excelente, mas a meu ver é mais uma maneira de desviar nosso dinheiro.

    Resposta
  • 7 de junho de 2016 em 22:24
    Permalink

    Com a moral desse deputado vai levar uns 20 anos para entrar em pau de votação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *