Coluna Impacto

c01APOIO A NÉLIO AGUIAR

Imbuídos do projeto de mudança e de novas idéias, partidos políticos têm reafirmado apoio à pré-candidatura de Nélio Aguiar à prefeitura de Santarém. Na última 4ª feira, sede do Democrata, Nélio reuniu com o presidente do PRTB, Dadai Santos e com o pré-candidato Rubson Santana que obteve 5904 votos na eleição para Prefeito em 2012, onde ficou definido o apoio a Nélio Aguiar (foto), que agradeceu a confiança da Direção Estadual e Municipal do PRTB, mostrando-se contente com a nova parceria. “Gostaria de agradecer e externar a nossa alegria com o apoio do PRTB, por ser um partido forte, com uma importante liderança do seu presidente Dadai e do companheiro Rubson Santana e com um bom quadro de pré-candidatos a vereadores.”, concluiu. Recentemente Nélio recebeu o apoio de mais dois pré-candidatos Alysson Pontes PSD e Paulo Barrudada do PMDB.

c02ESQUECIMENTO

Não sabemos se por descuido da Comissão Olímpica Rio 2016, ou por politicagem pura e simples, fato é que o nome do companheiro Rosinaldo Araújo “Surdão” (foto) foi esquecido entre os participantes para conduzir a Tocha Olímpica, em sua passagem por Santarém e Alter do Chão. Com certeza entre muitos outros, o companheiro “Surdão” merecia estar entre os integrantes desta empreitada Olímpica internacional, pois é uma lenda do futebol santareno.

CULTURA SANTARENA

Vereador Dayan Serique (PPS) apresentou, esta semana, Projeto de Decreto Legislativo que cria a Medalha do Mérito Cultural ‘Laurimar Leal’, destinada a homenagear, anualmente, pessoas físicas e/ou jurídicas com o reconhecimento notório da população e do Legislativo municipal por sua destacada atuação nas atividades literárias, artísticas e culturais no município de Santarém. “Temos vasto potencial de pessoas que têm até reconhecimento internacional pela produção ou atuação nas artes, literatura e música, o que só engrandece nossa cultura. No entanto, não há de nossa parte reconhecimento a essa importância. Essa medalha vai suprir esse vazio, valorizando nossos artistas e a cultura local”, argumentou Dayan Serique. A proposta prevê a realização da homenagem na última semana do mês de junho após deliberação do plenário.

NOVOS CURSOS PARA FIT

A FIT/UNAMA recebeu na segunda-feira (6), portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) com autorização do Ministério da Educação (MEC), para abertura de  960 vagas para graduações nas  áreas de Gestão Ambiental, Logística, Radiologia, Gestão em Recursos Humanos, Fisioterapia, em Santarém do Pará. Os novos cursos já estão disponíveis para o vestibular agendado para o semestre 2016.2 da instituição. Segundo a portaria serão ofertadas:  120 vagas  para  o curso de Gestão Ambiental; para Logística são 240 vagas; Radiologia, 120 vagas; Gestão em Recursos Humanos,  um total de 240 vagas; e por fim 240 para  o curso de Fisioterapia.

SAÚDE NA UTI

Vereador Nicolau do Povo, em contato com a coluna, falou sobre o sistema de marcação de consultas e exames laboratoriais na rede pública de Santarém. De acordo com ele, houve um acordo, onde o médico solicita os exames ao paciente e este entrega ao Posto de Saúde, que leva para a Secretaria de Saúde marcar. “Só que várias pessoas que procuram meu gabinete dizem que já esperam há um ano a marcação de alguns exames, como hemograma completo, ressonância magnética e ultrassom”, alertou. Nicolau questionou a forma como está sendo preenchida a cota dos exames, “pois a gente vê que tem algumas pessoas que têm uma facilidade muito grande parar marcar, enquanto outras não conseguem. Isso me preocupa”. O Vereador reuniu com o titular da Semsa e com o diretor do HRBA, para tratar sobre esse problema.

c03DESTAQUE

A família Xavier realiza uma grande festa neste sábado (11) no Iate Clube de Santarém, para celebrar os 60 anos de Regina Lúcia dos Santos Xavier. A aniversariante festejará a data ao lado de seu esposo, o mestre de obras José Gonçalves Xavier (foto). Seus familiares aproveitam para homenagear Regina Xavier, com votos de saúde, felicidade, paz e amor. Parabéns!

RETOQUES

c04Dois companheiros leais à notícia e ao dever de bem informar a população santarena e da região, receberam Comenda Amigos do 3º BPM, outorgada pelo Quartel da Corporação Militar em Santarém. São os repórteres Elias Júnior, autodenominado o repórter invisível e Bena Santana, companheiro aqui do jornal O Impacto e do Sistema Tapajós de Comunicação. Os dois repórteres receberam comendas ao lado do coronel Tomaso, comandante do CPR 1 (foto). Da coluna, os parabéns aos dois competentes profissionais. * Louvável a iniciativa da SMT que está realizando trabalho de pintura de faixas de pedestres. O serviço iniciou pela Avenida Rui Barbosa até o cruzamento com a Travessa Silvino Pinto e prossegue pela Avenida Barão do Rio Branco. A pintura de faixas de pedestres também deve ser realizada em frente às escolas. * O Ministério Público do Estado, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realiza o Curso Tribunal do Júri – Aspectos Práticos, que ocorrerá nas cidades de Santarém e Marabá, respectivamente nos dias 13/06 e 01/07, no horário das 8h às 13h. * O curso será ministrado por José Rui de Almeida Barbosa, titular da 1ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri da capital, que irá apresentar e discutir os aspectos práticos e terá como conteúdo: A história do Tribunal do Júri, Princípios Constitucionais, Rito Escalonado, Rito do Julgamento e Quesitação. Em Santarém o curso será ministrado no Theatro Vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *