Musicalidade dos santarenos chama atenção de várias regiões do Brasil

Cantora Jana Figarella canta a Amazônia
Cantora Jana Figarella canta a Amazônia

Às vésperas de completar 355 anos de fundação, a Cidade de Santarém, localizada no oeste do Pará, chama atenção das demais regiões do Brasil por sua musicalidade. Nos últimos anos, vários foram os talentos que surgiram em Santarém no segmento da música, assim como a consolidação de grupos culturais e de ritmos musicais, entre eles, o Brega e o Carimbó.

Hoje, grupos de Carimbó de Santarém se apresentam em diversos festivais, nas diferentes regiões do Brasil. Entre os destaques estão os grupos ligados às associações folclóricas Boto Tucuxi e Boto Cor de Rosa.

No segmento da música, cantores se destacam em nível nacional. Entre os principais nomes, a cantora Cássia Eller se destaca por ter levado a musicalidade de Santarém às demais regiões do Brasil, principalmente ao eixo Rio- São Paulo.

Pouco antes da virada do ano de 2001, no dia 29 de dezembro, ela sofreu um repentino infarto do miocárdio e morreu aos 39 anos, no Rio de Janeiro. Foi levantada a hipótese de overdose de drogas, mas a suspeita acabou descartada após laudos periciais. A notícia chocou os fãs. A morte de Cássia aconteceu dias antes de um show programado na Barra da Tijuca, durante a virada do ano. Antes, no começo daquele ano, ela se apresentou no Rock in Rio III e, entre maio e dezembro, fez quase 100 shows.

Hoje, a cantora Jana Figarella eleva a musicalidade e a cultura de Santarém também em nível nacional. Em uma rede social Jana revelou que se emocionou ao ver crianças cantando um dos seus principais sucessos. “Gente, vê se eu posso com isso! É pra matar a cantora do coração.
Essas lindezas cantando ‘Nada se compara’ é impagável!”, declarou a cantora, se referindo a estudantes do coral da Escola Carequinha.

Jana destaca que o Carequinha é uma das escolas infantis mais tradicionais de Santarém, onde estudou a irmã de Cássia Eller. “Foi onde estudou a minha querida Rubia Eller, irmã da Cássia Eller, que por sua vez, estudou no Colégio Dom Amando, onde também estudei anos mais tarde”, lembrou.

Além de nomes que fazem sucesso em nível nacional, diversos cantores, bandas e grupos se destacam na música santarena. Quem se dirige a casas noturnas da cidade acompanha apresentações de cantores de vários ritmos, como sertanejo, forró, samba, rock, carimbó, além de grupos e bandas.

Escolas de música também se destacam na formação de alunos. Entre elas, o Instituto Maestro Wilson Fonseca, Instituto CR e Filarmônica Municipal de Santarém.

INSTITUTO WILSON FONSECA: O Instituto Maestro Wilson Fonseca nasceu na Escola de Música Maestro Wilson Fonseca que foi fundada em 02 de agosto de 1993, sob a direção de Agostinho Fonseca, através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Santarém e a Fundação Carlos Gomes, quando então superintendente a professora Glória Caputo, que escolheu o nome do patrono da Escola como reconhecimento e homenagem a um dos maiores compositores da Amazônia.

Assim, há 23 anos a Escola de Música vem desenvolvendo atividades sem fins lucrativos, atuando permanentemente em busca da qualidade, formando cidadãos conscientes, responsáveis, disciplinados e cristãos, através do ensino, da valorização e divulgação da música, do músico e das culturas local e mundial, num grande leque de atuações.

Atendendo cerca de 400 alunos com seus mais de vinte cursos, o Instituto vem formando Músicos, Cantores, Professores, Corais, Bandas, Orquestras, Conjuntos Camerísticos, Grupos Musicais Diversos, Solistas, Regentes, Dançarinas e Atores das Artes Cênicas, todos de grande performance, com os quais abastece a região com profissionais qualificados que atuam não apenas na cidade de Santarém, mas também nas cidades vizinhas, em diversas nas Capitais do Brasil e em muitas Cidades da região Amazônica, proporcionando o aumento da busca do conhecimento, apreciação e valorização da música, do senso da arte e da cultura universais.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: RG 15/O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *