INCRA e CPT acusados de promover conflitos agrários na região Oeste

Elita Brandão e José Boing são denunciados
Elita Brandão e José Boing são denunciados

Uma grave denúncia envolvendo lideranças do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) foi feita, nesta semana, por agricultores do município de Trairão, na região oeste do Pará, além de outras entidades ligadas ao campo. Segundo os agricultores, o Incra e a CPT estão promovendo na região de Trairão e em outros municípios conflitos agrários, entre lavradores e sem terras.

Os agricultores lembram que no dia 19 de outubro de 2015, uma reunião do Comitê de Decisão Regional da SR30, chefiada pela superintendente substituta e analista em reforma e desenvolvimento agrário, Elita Beltrão de Freitas, solicitou a retomada do PA- Areia, aos cuidados do Incra. Porém, documentos do próprio Incra mostram que o PA – Areia, foi criado em 14/12/1998 em uma área de 20 mil hectares e capacidade de 280 famílias.

Os documentos comprovam que em 10 de junho de 2002, o PA- Areia foi consolidado, ou seja, não pertencia mais ao Incra, onde alguns produtores já haviam conseguido os títulos de suas terras e outros, ainda, com títulos e escrituras devidamente lavradas em Cartório. Porém, o Incra, a partir do dia 26 de outubro de 2015 começou a enviar notificações aos moradores do PA, pedindo que eles desocupassem suas áreas no prazo de 15 dias.

Inconformados com a situação, os agricultores cobram que a chefia do Incra reveja seus conceitos, em relação às famílias que já tem a titulação de terras. Os agricultores denunciam que existem famílias inteiras, que há mais de 20 anos moram no local e, que tem suas propriedades legitimadas, mas foram notificadas para que desocupem suas áreas, para que o Incra distribua novamente a outros interessados.

“Como é que eu vou sair daqui? Para onde que eu vou? O Incra vai me dá outra terra? Eles vão me dar uma casa para eu morar, pois tenho 3 filhos e meu marido morreu, sendo que tiro meu sustento daqui?”, questionou uma moradora do PA – Areia.

Segundo o Incra, essa medida é para que o governo Federal possa atender alguns requisitos, que não foram atendidos na época da consolidação deste Projeto de Assentamento, como estradas vicinais, água, energia elétrica, escolas, postos de saúde, auxílio moradia e assistência técnica especializada. Outro problema, de acordo com o Incra, é a extração de madeira ilegal e o desmatamento que também são causas desta atitude.

Por outro lado, um agricultor fez a seguinte denúncia: “As pessoas que vendem a madeira e fazem derrubada no PA – Areia são sempre os invasores, que não tem nenhum documento de terra. Na verdade, eles não querem terra para trabalhar e plantar, eles querem terra para vender a madeira e depois venderem os lotes”.

Segundo os agricultores, o Incra desde a criação deste PA, nunca teve interesse neste processo. Para eles, hoje, causa grande estranheza o Incra querer agir desta forma. “Ainda mais neste período de crise que o Brasil vem passado, de onde virão os recursos para esta implantação de tantos auxílios dentro do Areia, e por que só agora eles vieram com essa proposta e por que querem tirar os agricultores que lá moram desde antes da criação do PA?”, questionou um agricultor.

Para os trabalhadores, estes conflitos e as atitudes do Incra se deram depois da chegada de um membro da CPT ao Município, Padre José Boeing, que hoje mora no município de Trairão.

Padre José Boeing é bastante conhecido no meio de conflitos agrários. Ele já trabalhou por aproximadamente 10 anos com a missionária Dorothy Stang, foi contra a instalação do porto da Cargill em Santarém, na época de sua construção, é totalmente contrário a agricultura empresarial ou extensiva e, até mesmo, a pequenos agricultores que não se enquadrem nos perfis da reforma agrária.

Ele é contrário, também, às concessões de manejo florestal do governo Federal na região do Tapajós, e é grande ativista dos movimentos contrários a construção das usinas hidrelétricas do Complexo Tapajós, entre elas, a de São Luiz.

Diante do perfil do Padre, um agricultor deu a seguinte declaração: “O Padre manda a gente entrar nas terras, manda denunciar os madeireiros. Ele disse que depois que a gente entra, o Incra tem que vir e regularizar, diz que pode arrumar dinheiro das ONG dos estrangeiros pra gente, e que se alguma coisa acontecer com a gente eles ajudam nossa família”.

Clima está tenso no PA Areia e muitos temem por um grande conflito
Clima está tenso no PA Areia e muitos temem por um grande conflito

PA-YPIRANGA: Outro projeto de assentamento que o Incra planeja fazer ampliação, o PA- Ypiranga, foi criado em 14 de dezembro de 1998, com área de 31.400,0000 hectares e com capacidade de 320 famílias, no município de Itaituba. O Incra pretende aumentar para 42.155,0000 hectares, porém, a área que o órgão pretende fazer a ampliação, pertence à Gleba Santa Cruz, onde já existem processos de regularização fundiária junto ao Terra Legal.

Os agricultores desconfiam que o Incra planeje levar o pagamento de indenizações e desapropriação de agricultores que lá já residem, na referida área.

“Com o grande número de corte nas despesas do governo Federal, gostaríamos de saber de onde virão os recursos para tais modificações e ampliações, água, energia elétrica, estradas vicinais, escolas, postos de saúde e assistência técnica?”, interroga uma agricultora.

Para ela, o governo não está tendo recursos nem para dar continuidade aos projetos já implantados. “Como fará com essas melhorias, indenizações de agricultores e outras propostas? Isso é algo que realmente será feito ou é apenas uma jogada da nova Superintendente do Incra de Santarém, Elita Beltrão de Freitas, para se promover? Será que ela sabe de toda a conseqüência de suas medidas ou está tentando se firmar no cargo buscando o apoio da Pastoral da Terra (CPT) e outras entidades?”, pergunta a agricultora.

REITENGRAÇÃO DE POSSE: O Incra conseguiu a reintegração de posse de 11 lotes situados dentro do Projeto de Assentamento (PA) Ypiranga, localizado no município de Itaituba (PA). A decisão, proferida no dia 23 de maio, é do juiz federal Paulo César Moy Anaisse, da Subseção Judiciária de Itaituba (PA), e se dá em virtude de ocupação irregular e reconcentração fundiária praticadas pelo réu, Ivo Eduardo Welter.

O juiz federal Paulo César Anaisse deferiu a concessão de tutela antecipada para determinar a expedição de mandado liminar de reintegração de posse, por meio do qual ordena a desocupação dos lotes ocupados irregularmente por Ivo Eduardo Welter.

A decisão do magistrado objetiva restituir os lotes ao Incra, gestor do PA Ypiranga, e deve ser cumprida no prazo de 30 dias, a contar da intimação. O órgão é o autor de ação de reintegração de posse interposta na Justiça Federal em fevereiro deste ano.

“A decisão judicial vem garantir a efetividade dos esforços administrativos impetrados pelo Incra nos últimos meses para assegurar a justa e correta destinação de terras ao público da reforma agrária”, ressalta a superintendente em exercício do Incra no Oeste do Pará, Elita Beltrão.

INCRA RETOMA GESTÃO DE ASSENTAMENTOS: O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) retomou a gestão de dois assentamentos no Oeste do Pará: PA Ituqui, município de Santarém, e PA-Areia, localizado em área que compreende dois municípios: Itaituba e Trairão. A medida é consequência da anulação da consolidação desses dois projetos, decisão tomada pelo Comitê de Decisão Regional (CDR) da Superintendência do Incra Oeste do Pará.

As resoluções contendo a revogação dos atos de consolidação foram publicadas, no dia 29 de outubro do ano passado, no Diário Oficial da União (DOU).

“Este ato administrativo permite que o Incra insira as ações referentes a estes PAs – o que antes não era possível – com a finalidade de prosseguir no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida dos beneficiários. Já existem ações que estamos adicionando na nossa programação, como supervisão ocupacional, aplicação de créditos e projetos de infraestrutura”, informou o superintendente do Incra Oeste do Pará, na época, Claudinei Chalito.

A consolidação é o ato final da política de reforma agrária relacionado a um projeto de assentamento, quando “as famílias já estariam aptas a seguir sua trajetória, não sendo mais necessária a ação e o acompanhamento tutorial do Estado”, segundo relatório da Procuradoria Federal Especializada (PFE) a serviço do Incra. Na prática, cessam os investimentos da autarquia em assentamentos consolidados.

Os atos de consolidação dos PAs Ituqui e Areia foram publicados no ano de 2002, pela Superintendência do Incra em Belém (PA), até então, responsável pela gestão desses assentamentos. A partir de 2005, os processos de todos os assentamentos no Oeste do Pará foram transferidos para a Regional do Incra, com sede em Santarém, criada em maio daquele ano.

Os processos de consolidação dos PAs Ituqui e Areia voltaram a ser submetidos à avaliação em razão de denúncias do Ministério Público Federal (MPF), da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e de associações representativas dos assentamentos, além de relatórios de vistorias produzidos por técnicos do Incra Oeste do Pará. Com base nesses dados, para ambos os casos, a PFE Incra produziu parecer recomendando a anulação da consolidação desses assentamentos.

A conclusão dos relatórios da PFE Incra é que não foram cumpridas as condições para a consolidação dos PAs Ituqui e Areia, restando investimentos em infraestrutura, aplicação de créditos, assistência técnica e a titulação de, ao menos, 50% dos lotes. Além disso, não foram produzidos relatórios conclusivos relativos aos investimentos em bens e serviços que justificassem a consolidação desses projetos.

Em razão dos fatos, o CDR da Regional do Incra Oeste do Pará votou pela anulação da consolidação dos PAs Ituqui e Areia, ou seja, o órgão retoma a gestão dessas áreas, e as famílias tornam-se novamente beneficiárias das políticas públicas da reforma agrária.

O PA Ituqui possui capacidade para 283 famílias e área de 16.138 hectares, enquanto o PA Areia, capacidade para 280 famílias e área de 20 mil hectares.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: RG 15/O Impacto

18 comentários em “INCRA e CPT acusados de promover conflitos agrários na região Oeste

  • 4 de outubro de 2016 em 18:27
    Permalink

    ESTA ELITA É DEMONIACA E SATANICA, DESVIOU RECURSOS PÚBLICOS DO INCRA E ESTÁ COM APOIO DA GANG DE PARTIDARIOS DO PSTU DO INCRA COM UMA UNICA FINALIDADE FRAUDAR A REFORMA AGRÁRIA.

    Resposta
  • 20 de setembro de 2016 em 15:46
    Permalink

    Jaqueline voces que falam ai que sabem roubar e tem competencia para tal delito, eu discordo de sua opinião devido o link abaixo que é uma prova cabal que voces não sabem roubar o que voces são bons é em ter orgãos de governo em suas maõs para ajudar encobrir roubos que cometram como estes que podem ser acessado abaixo:

    https://www.oimpacto.com.br/presidente-da-acorjuve-acusado-de-sumir-com-r-16-milhoes/

    https://www.oimpacto.com.br/presidente-da-acorjuve-acusado-de-sumir-com-r-16-milhoes/

    Resposta
  • 16 de setembro de 2016 em 17:02
    Permalink

    ESSA JAQUELINE QUE DEVE SER ALGUEM QUE A SANDALIA DA CORRUPÇÃO SERVIO, TENTA ILUDIR O POVO COMO MAIS UM PT FRUSTRADO QUE PERDEU A TETA E VÊ SUA MASCARA CAINDO.
    SERÁ QUE NEM ESTA AÇÃO CIVIL FEITA E ELABORADA POR UM COMPETENTE DESEMBARGADOR FEDERAL TEM VALOR E A PUSERAM DEBAIXO DO TAPETE DA JUSTIÇA. LEIAM NA INTEGRA ABAIXO….

    DISPONIVEL EM http://www.prpa.mpf.mp.br/news/2008/outros/ACP_Improbidade_INCRA_STM.pdf NA PAG

    Resposta
  • 10 de julho de 2016 em 08:26
    Permalink

    Não existe versão dos denunciados Pq isso tudo e mentira , uma jogada de poderes frustrados. Estas acusações são armas sem munição de derrotados políticos, de ladrões incompetentes Pq até p roubar tem que ter competência. Vivemos em um país fraudulento mais que sempre uma hora a verdade paira e é oque vai acontecer nesse caso aí. Sempre é fácil julgar quando estamos na ignorância dos fatos. Mas sempre tudo se revela e é oque estamos esperando.

    Resposta
  • 22 de junho de 2016 em 16:35
    Permalink

    ESTRANHO PORQUE O MPF NÃO PEDE A PRISÃO DESTA ELITA, SERÁ QUE TEM ROLO POR TRÁS, POIS TE MOTIVO D AIS PRA PRENDER ELA E ESSE LUIZ EDMUNDO… PORQUE NÃO OS PRENDE… VÃO DEIXAR ELES ACABAR COM OS COITADOS DO OESTE DO PARÁ.. O MPF TEM QUE SER IMPARCIAL.. DEEM A RESPOSTA QUE O POVO MERECE….

    Resposta
  • 21 de junho de 2016 em 21:50
    Permalink

    HÁ HÁ ENTÃO EU ENTENDI PORQUE OS AGRICULTORES DO PARÁ NÃO SÃO DONOS DE SUAS TERRAS:

    VALORES DE PROPINA REPASSADOS A FUNCIONARIOS PARA MANTEREM AS TERRAS DO PARÁ DISPONÍVEIS PARA AS GRANDES MINERADORAS DA INGLATERRA:

    INCRA : UM MILHÃO POR MES PARA EXPULSAR OS COLONOS DAS TERRAS

    IBAMA : DOIS MILHÕES POR MES PARA MULTAR OS COLONOS

    INDICAÇÃO POLÍTICA DESTE PESSOAL DO INCRA E DO IBAMA É DO PAULO ROCHA, AIRTON FALEIRO E ZÉ GERALDO COM APOIO DE LIRA MAIA.

    E OS PORTOS KKK ESTÃO NA CONTA BANCARIA DELES…KKK E SEUS ELEITORES KKKK LISOS QUE NEM PAU DE NOIVO CHIFRUDO…KKKK

    Resposta
  • 21 de junho de 2016 em 13:50
    Permalink

    Isto não foi nada dona raimunda
    TEXTO EXTRAIDO DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA INCRA 2007 CONTRA PEDRO DE AQUINO E LUIZ EDMUNDO MAGALHÃES, QUE NÃO APUROU O ESQUEMA DO INCRA COM MADEIREIROS E O DESVIO DE CREDITOS DESVIADOS DO POVO?????
    “Como permitir que um sistema sem a devido
    sistema antifraude credencie o pagamento de bilhões de reais demanda uma investigação a ser
    devidamente conduzida. Somente no ano de 2006, houve a homologação como beneficiários da
    reforma agrária de 136.358(cento e trinta e seis mil e trezentos e cinquenta e oito) famílias.
    Estas famílias estão credenciadas a receber a título de crédito instalação modalidade apoio
    inicial a soma DE R$ 327.259.200 (TREZENTOS E VINTE E SETE MILHÕES E
    DUZENTOS E CINQUENTA E NOVE MIL E DUZENTOS REAIS), A MERA
    MULTIPLICAÇÃO DE R$2.400,00 PELO NÚMERO DE FAMÍLIAS BENEFICIADAS. A
    ESTES NÚMERO PODEM SER SOMADOS OS VALORES REFERENTES A CRÉDITO
    INSTALAÇÃO- AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO(R$5.000/FAMÍLIA) E
    TEREMOS A CIFRA DE R$ 1.077.228.200 ( UM [BILHÃO E SETENTA E SETE MILHÕES
    E DUZENTOS E VINTE E OITO MIL E DUZENTOS REAIS) A SEREM DISPENDIDOS
    SEM OBEDIÊNCIA DE QUALQUER PROCEDIMENTO LICITATÓRIO, UMA VEZ QUE
    SERÃO ADMINISTRADOS PELAS ASSOCIAÇÕES DOS ASSENTADOS RURAIS. ISTO
    APENAS NO ANO DE 2006.
    Emerge a pergunta quantos MARIA GORETE DANTAS XAVIER,
    PREFEITA DO MUNICÍPIO DE AVEIRO E NÉLIO AGUIAR, MÉDICO E EX-SECRETÁRIO
    DE SAÚDE DE SANTARÉM EXISTEM NO SIPRA? QUANTAS PESSOAS SÃO…………
    ____________________________________________________________________________
    Av. Tancredo Neves, n° 3303 – Bairro Jardim Independente I – CEP 68372-060 – Altamira/PA
    http://www.prpa.mpf.gov.br  Tel/Fax: 0XX93 3515-2526
    DISPONIVEL EM http://www.prpa.mpf.mp.br/news/2008/outros/ACP_Improbidade_INCRA_STM.pdf NA PAG
    73- 131

    Resposta
  • 19 de junho de 2016 em 19:33
    Permalink

    Qual a versão dos denunciados para a história? Isso não é básico de uma matéria?

    Resposta
  • 17 de junho de 2016 em 19:28
    Permalink

    ESSE PADRE NÃO TEM CARA DE PADRE, MAIS PARECE SAFADÃO, IGUAL ESSA MULHER DO LADO DELE. KKKK

    Resposta
  • 17 de junho de 2016 em 17:24
    Permalink

    CADE A CPI do PAE JURUTI VELHO QUE ESCONDERAM E ARQUIVARAM OS PROCESSOS DOS DESVIOS DE MAIS DE 100 MILHÕES QUE ERA PARA CONSTRUIR CASAS EM ELITA, ONDE VC COLOCOU ESTA GRANA FALA PARA O NOSSO POVO.

    Resposta
  • 17 de junho de 2016 em 14:24
    Permalink

    MANDA ESTE PADRE REZA MISSA … O QUE EL QUER COM A TERRA DOS COLONOS…

    Resposta
  • 17 de junho de 2016 em 14:23
    Permalink

    ESTA ELITA TA SENDO PAGA POR ONG PARA ENTREGAR O OESTE DO PARÁ PARA O EXTRANGEIRO… QUEM DUVIDA DISSO…. PORQUE NÃO AFASTAM ELA DO INCRA.. OU O RETORNO DO DINHEIRO PÚBLICO QUE O GOVERNO PAGA PARA ESTES FUNCIONÁRIOS É PARA LASCAR A VIDA DO HOMEM DO CAMPO… CADE OS POLITICOS DA REGIÃO…

    Resposta
  • 17 de junho de 2016 em 14:02
    Permalink

    ISSO É QUE É EFICIENCIA DESTA ELITA. RECEBE A PROPINA DAS ONGS PARA EXPULSAR OS COLONOS DAS SUAS TERRAS, E DE QUEBRA NEGOCIA O ROUBO DAS MADEIRAS DOS ASSENTAMENTOS COM MADEIREIROS.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *