Após cumprir metas, Juruti é reconhecido como “Município Verde”

ertificado Município Verde recebido pela Prefeitura de Juruti
Certificado Município Verde recebido pela Prefeitura de Juruti

O município de Juruti foi certificado nesta terça-feira,21, como “Município Verde” pelo Governo do Estado em reconhecimento as metas previstas pelo Programa Municípios Verdes (PMV) desenvolvido na região.  A reunião que tomou essa decisão foi realizada na capital do Estado e contou com a presença do Secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto, da secretária municipal de Meio Ambiente de Juruti, Márcia Marques, além de outras autoridades.

O objetivo do PMN é combater o desmatamento no estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e também da gestão ambiental, com focos em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes.

Segundo o secretário do PMV, Justiniano Neto, para receber o certificado, o município tem que cumprir um conjunto de sete metas que são firmadas perante vários órgãos, como o Ministério Público Federal. “Temos um comitê gestor que analisa o cumprimento dessas metas e decide de forma unânime outorgar o título de município verde, como é o caso de Juruti”, explicou ele.

O título de município verde para Juruti saiu quatro dias após o município ter assinado o Pacto Pela Sustentabilidade, evento que aconteceu na sexta-feira passada no Salão Dom Bosco, uma das últimas etapas do programa.

LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DO MERCADO DO PESCADO

Mercado do Pescado tem pedra fundamental lançada
Mercado do Pescado tem pedra fundamental lançada

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27, o lançamento da pedra fundamental do Mercado do pescado de Juruti, cujo projeto já está em execução com previsão de conclusão para o final do mês de julho. O projeto da Prefeitura de Juruti tem a parceria do Instituto Juruti Sustentável (Ijus) com a interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.
Segundo informações técnicas, o novo complexo de abastecimento da cidade terá instalações modernas que abrigarão boxes para vendas de pescado, frutas, verduras, comidas prontas e outros produtos.
O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, visitou nesta manhã as obras que estão em andamento e conversou com os parceiros e futuros vendedores do novo mercado de Juruti.

INAUGURADA PONTE DA COMUNIDADE BETÂNIA COM 170 METROS DE EXTENSÃO

Ponte Betania totalmente reformada
Ponte da comunidade Betânia entregue à população

Visando levar melhores condições de vida para a população, a Prefeitura de Juruti realizou neste domingo a inauguração de mais uma obra da administração municipal.. Desta vez foi a ponte da comunidade Betânia, na região da Tabatinga, que liga essa comunidade a Urumateua e Tatu, que são localidade vizinhas.
O prefeito Marco Aurélio e seus convidados participaram do evento e receberam muitos elogios da população que compareceu ao evento, numa forma de comemoração por algo que esperavam há tanto tempo e que agora se tornou realidade.
O presidente da comunidade Betânia, Eldo Sarmento, disse que se sentia gratificado por ver uma obra tão importante acontecendo na sua comunidade.
Depoimentos de elogios e agradecimentos também foram proferidos pelos pastores evangélicos, Enos e Deonato da Igreja Adventista, além da professora Raimunda Helena que todos dias passa pela ponte e que agora afirmou que vai caminhar com segurança.
A ponte da Betânia, com 170 metros de extensão, foi construída em regime de parceria da Prefeitura com a comunidade, uma ação que vem produzindo bons frutos na atual administração.

OBRAS DA PONTE DO BANHO PROSSEGUEM EM RITMO NORMAL
Visando dar mais segurança às pessoas que transitam pela Ponte do Banho, na estrada que dá acesso à região do Curumucuri, a Prefeitura de Juruti está fazendo o serviço de construção de uma nova obra naquele local.
Devido às obras que se fazem extremamente necessárias, o tráfego de veículo foi desviado para outras estradas da região. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em um curso espaço de tempo a fim de liberar o trânsito novamente através desse acesso.
A construção de novas pontes e a recuperação das existentes faz parte de um planejamento da Prefeitura Municipal de Juruti no sentido de proporcionar mais segurança a todos, tanto pedestres como condutores. Inúmeras pontes de outras comunidades também já foram recuperadas e construídas e outras ainda receberão esse benefício.

SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA PROSSEGUEM PELA CIDADE

Avenida Aloísio Rosso sendo preparada
Avenida Aloísio Rosso sendo preparada


O projeto “Asfalto Cidadão” que visa realizar o asfaltamento de cerca de 20 quilômetros de ruas no bairro São Marcos, prossegue com várias etapas de serviços. Várias ruas já foram contempladas com o serviço completo que inclui drenagem, asfalto, meio fio e sinalização.
Esta semana os serviços se concentraram na rua Aloisio Rosso, uma das maiores vias daquele bairro que terá pista dupla com toda estrutura. O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, esteve visitando os trabalhos que estão sendo executados pela empresa Plastiflex.
o projeto da Prefeitura de Juruti é financiado pela Caixa Econômica Federal e assim que tiver concluído vai deixar aquela área da cidade como uma das mais bonitas de Juruti.

 

LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA ACADEMIA PÚBLICA AO AR LIVRE

Fazendo parte da programação de encerramento da XII Semana do Meio Ambiente de Juruti, aconteceu nesta tarde no Retorno, o lançamento da pedra fundamental para a construção da Academia ao Ar Livre de Juruti. A obra será construída numa parceria da Prefeitura com a Alcoa e visa proporcionar um ambiente de lazer e práticas físicas para todas as idades. O secretário de Planejamento do Município, Otávio Barbosa, representou o Executivo Municipal, enquanto que o vereador Fladimir Andrade representou o Legislativo Jurutiense. A Alcoa esteve presente ao evento através do Gerente de Relações Institucionais, Rogério Ribas. As obras devem começar na próxima semana e a previsão de conclusão é para 30 dias . A população que participou de solenidade aplaudiu a iniciativa público- privada de fazer o melhor pela cidade. Ainda durante o evento a Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribuiu mudas de plantas ornamentais e panfletos com informações sobre preservação ambiental.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *