Aposentadoria – Idade mínima deve chegar a 70 anos

Uma fonte do governo de Michel Temer afirmou que o presidente interino quer que a idade mínima para aposentadoria seja de 70 anos. Segundo pessoas que estão participando das discussões, a meta é estabelecer no projeto que será enviado ao Congresso duas faixas: a primeira, de 65 anos; e a segunda, de 70 anos, para ser aplicada só daqui a 20 anos.

A ideia é a reforma da Previdência em estudo estabeleca 65 anos como idade mínima a partir da aprovação do texto, com uma regra de transição que não preudique quem já está no mercado de trabalho ou esteja próximo da aposentadoria. O objetivo do governo é elevar a idade média das pessoas ao se aposentarem. Hoje, é de 54 anos.

Um exemplo é um homem que já contribuiu 30 dos 35 anos que determinam a lei atual e tem 50 anos. Após a reforma, ele não terá que trabalhar mais 15 anos, até os 65. Haverá uma transição.  Já quem entrar no mercado de trabalho a partir da sanção se enquadrará integralmente na faixa de 65 anos.

O projeto deve ser aprovado apenas em 2017. Por enquanto, as fórmulas para esta regra de transição ainda estão sendo analisadas pelo governo, mas levarão em conta o tempo de contribuição dos trabalhadores e o período que falta para a aposentadoria. Ainda de acordo com fontes do governo, a intenção da equipe econômica é, a longo prazo, fazer com que a idade de aposentadoria para ambos os sexos coincida.

(Com informações de O Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *