Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar) é entregue aos pescadores de Santarém

Inauguração do Centro Integrado de Pesca
Inauguração do Centro Integrado de Pesca

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (Semap), inaugura nesta terça-feira (28), às 09h, o Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), localizado na Avenida Elinaldo Barbosa, próximo ao Mercado de Santana. A obra é fruto de convênio entre a Prefeitura e o extinto Ministério da Pesca e será de grande importância para o armazenamento e beneficiamento do pescado. A expectativa é que depois de pronto, o CIPAR beneficie 14 mil pescadores, associados à Colônia de Pescadores Z-20, responsável pela gestão do espaço.

O CIPAR é composto por dois blocos. Um administrativo e outro operacional. O administrativo é composto por refeitório, sala de aula, auditório e telecentro. Componentes que ajudarão na capacitação do pescador. O bloco operacional é composto por fábrica de gelo, com capacidade de produção para 14 toneladas, área de classificação do pescado, uma câmara fria, com capacidade para 20 toneladas de armazenamento, uma câmara de espera, com capacidade para duas toneladas de pescado, e uma área de higienização.

ABERTA A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DOS BAIRROS JUTAÍ E URUMARI

Serão atendidas ao todo 4
Serão atendidas ao todo 4.703 pessoas dos bairros Jutaí e Urumari

Fazendo parte da programação de 355 anos de Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, na segunda-feira (27), a abertura da Unidade Básica de Saúde dos bairros Jutaí e Urumari, na grande área do Maicá. Serão atendidas ao todo 4.703 pessoas (Jutaí: 2.994/Urumari: 1.709), representando um universo de 1.084 famílias (Jutaí: 702/Urumari: 382). Esta é a 30ª Unidade Básica de Saúde entregue pela atual gestão. A solenidade contou com a presença do prefeito Alexandre Von, do secretário municipal de Saúde, Válter Sinimbú, técnicos da Semsa, de secretários e coordenadores da gestão, de lideranças comunitárias dos bairros da grande área do Maicá, e dos vereadores Chiquinho da Umes e Valdir Matias Jr.

O prefeito Alexandre Von informou que já era uma necessidade implantar uma Unidade de Saúde, que pudesse atender aos dois bairros.

“Esses dois bairros sempre utilizaram os serviços de saúde da Unidade do Maicá, mas era uma área de abrangência de atendimento muito grande, o que exigiu que a gente revisse o planejamento e priorizasse a abertura de uma unidade de saúde para atender o Jutaí e Urumari, descongestionando a Unidade do Maicá. Nós estamos abrindo esse serviço novo nos dois bairros e eu tenho certeza que vamos oferecer uma saúde de qualidade às famílias que residem nestas duas áreas da zona urbana de Santarém”, explicou Alexandre Von, ressaltando que o Município já tem disponibilidade de recursos, fruto de emenda parlamentar, para que a Prefeitura possa construir uma Unidade de Saúde fixa. O prefeito acredita que ao longo de 2017 os dois bairros já terão condições de ter sua própria Unidade Básica de Saúde construída.

SERVIÇOS: Dentre os atendimentos, serão oferecidas consultas médicas, consultas em enfermagem, atendimentos odontológicos, acompanhamento de pré-natal, Programa Saúde na Escola (PSE), grupos do Programa de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA), Programa de Aleitamento Materno (PROAME), Programa de Tuberculose (TB) e o Programa Bolsa Família.

Além disso, serão realizadas atividades de educação em saúde, vacinação, coletas para exames laboratoriais, teste do pezinho, curativos e coleta de exames de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino (PCCU).

EQUIPE

– 1 médico;

– 1 enfermeiro;

– 1 técnico em enfermagem;

– 1 auxiliar administrativo;

– 1 auxiliar de serviços gerais;

– 1 vigia;

– 4 agentes comunitários de saúde que vão atuar na área Jutaí;

– 3 agentes comunitários de saúde que vão atuar na área Urumari.

HORÁRIO: O funcionamento da UBS Jutaí/Urumari ocorrerá de segunda-feira à sexta-feira, de 8h às 18h.

SANTARÉM RECEBE PRÊMIO ESTADUAL PELO PROGRAMA MUNICIPAL DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS

O Município de Santarém recebeu em Belém, do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, o prêmio “Governança Ambiental”, em virtude dos trabalhos realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas.

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas está sendo realizado pela Semma, com a apoio técnico da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O Programa visa analisar a balneabilidade das águas das praias e, também, a potabilidade em microssistemas existentes nas comunidades da zona rural.

Santarém é um dos poucos municípios da região Norte que possuem esta iniciativa inovadora.

As coletas e análises das amostras de água são feitas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O estudo de balneabilidade é realizado conforme o enquadramento da Resolução 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece os padrões da água para o uso no lazer e recreação.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *