Coluna Impacto

c01ABUSO

Mais uma vez leitores da coluna denunciam um abuso gritante. Desta feita são as obras de expansão da Orla de Santarém, que estão paradas. O ‘Projeto Orla’ foi invadido em sua extensão por embarcações (foto) que aproveitam o local de não ter fiscalização nem da Capitania dos Portos, muito menos da Prefeitura. A parte que está em obras foi tomada por embarcações de pequeno e médio porte, vindos de áreas ribeirinhas. O Projeto prevê a ampliação da Orla numa extensão de 225 metros e está incluso no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A conclusão estava prevista para abril de 2016, mas até agora a obra não foi concluída.

DANÇA DO VENTRE

A Ufopa, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), oferta trinta vagas para mulheres a partir de 16 anos interessadas em participar do curso de dança do ventre. Esse será o segundo módulo, sobre técnicas de quadril. As inscrições estão abertas de 4 a 13 de julho de 2016.

ALERTA

Um novo golpe tem atingido familiares de pacientes que estão internados em hospitais particulares, principalmente pacientes que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Se aproveitando da fragilidade da família, um suposto médico liga para a vítima informando que o paciente precisa realizar um exame específico que o hospital não oferece e pede para que seja feito um depósito bancário. Vários casos em diversos hospitais particulares têm sido denunciados à polícia, que investiga o caso. A família da jornalista Larissa Ribeiro, de Belém, mas residindo no Rio de Janeiro, quase caiu no golpe. A avó da jornalista está internada no Hospital Porto Dias, na capital paraense. A farsa não deu certo porque a família entrou em contato com a direção do estabelecimento de saúde e o golpe foi desmascarado. Diretor do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde do Estado do Estado do Pará (Sindesspa), Leonardo Daher, disse que esse tipo de crime vem crescendo em Belém e pediu providências dos órgãos competentes e, maior proteção das informações por parte dos hospitais em relação a seus pacientes.

ROTINA

Virou rotina faltar energia elétrica em Santarém logo pela manhã. A empresa emite nota dizendo que são problemas causados em outras cidades e que atingem Santarém. Porém, não diz se vai pagar os prejuízos causados aos milhares de moradores e empresas que têm equipamentos e aparelhos queimados com a parada brusca da energia. Será que isso é uma forma de pressionar o povo da região para que aprove as hidrelétricas do rio Tapajós?

NOTA FISCAL CIDADÃ

Entre os dias 7 e 9 de julho, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) estará realizando ações de divulgação do Programa Nota Fiscal Cidadã no município de Santarém. As ações visam disseminar conceitos de Educação Fiscal e incentivar o cadastramento de consumidores no programa de estímulo à cidadania fiscal, para participar dos sorteios trimestrais realizados. Na quinta-feira, 7, ouve ação de cadastramento em estabelecimentos comerciais.Nesta sexta-feira, 08, haverá cadastramento e orientação ao público na Estação Cidadania, na avenida Rui Barbosa. À tarde haverá animação com os arte-educadores da Rádio Margarida, que levarão os bonecos da nota e do cupom fiscal para interagir com o público, além de cadastramento de consumidores no shopping. A partir das 18h, toda a equipe vai se deslocar no Porto Turístico, área da orla, para fazer divulgação com os bonecos da Rádio Margarida e cadastramento de consumidores. No sábado, dia 9, os arte-educadores estarão na área do comércio e feira da cidade. À tarde haverá divulgação no shopping Rio Tapajós.

c02SAMBA DE QUALIDADE

Os amantes de um bom samba estão convidados para marcar presença no dia 29 de julho, no “Bar Canto do Amor”, localizado na Avenida Irurá, a partir das 21:30 horas, para ouvir e curtir sambas gostosos com o grupo “Qualidade do Samba & Convidados”, ao comando do Mestre Niltão, o Rei do Banjo. Vai ser imperdível!

RETOQUES

c03A coluna parabeniza João Pedro (foto), que trocou de idade ontem, quinta-feira e festejou a data na intimidade. Parabéns! * Mais de 250 famílias de Santarém, que residem nas comunidades Santa Maria, São Pedro, Moriá, Congregação Betel, Corta Corda, Cícero Mendes e Bom Futuro, estão sendo contempladas com as ligações do Programa Luz Para Todos. O programa é Federal e leva energia elétrica firme e de qualidade às comunidades rurais do Brasil. * Neste mês das férias escolares, agentes da Ciretran, em parceria com a SMT, intensificarão a fiscalização no Município. Uma das orientações é quanto a nova lei que obriga o uso do farol baixo nas rodovias, mesmo durante o dia. As abordagens relacionadas ao uso do farol baixo têm caráter educativo, porém, a partir desta sexta-feira, 08 de julho, a lei passa a ter efeito punitivo. O motorista que for flagrado nas rodovias com a luz baixa desligada será multado. * Dados da Sespa mostram o crescimento do número de idosos detectados com o vírus HIV no Pará. Do total de 5.465 casos investigados de Aids em adultos, a faixa etária dos 60 aos 80 anos registrou 214 casos, 12 novos casos foram registrados somente em 2016. Belém lidera com 998 casos, Santarém com 474 casos e Itaituba com 122 casos. * Faltando poucos dias para o Festival das Tribos de Juruti, as agremiações estão relizando os ensaios e últimos preparativos, entre eles o lançamento dos CD’s das tribos Muirapinima e Munduruku, que retratam os temas “Mitos” e “Espíritos”, respectivamente. O evento está programado para ocorrer nos dias  28, 29 e 30 de julho no Tribódromo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *