Consumo de energia pode aumentar nas férias escolares

Consumo de energia elétrica nas residências
Consumo de energia elétrica nas residências

De acordo com a Celpa, as mudanças de hábitos, que podem ocorrer em função das férias escolares, são capazes de alavancar um aumento no consumo de energia elétrica residencial. Estudos da concessionária destacam que no período é possível ter um acréscimo médio de até 3% nos gastos com energia. A situação determinante para que isso aconteça é o fato de que mais pessoas ficam dentro das residências, como as crianças, por exemplo.

Além das mudanças no dia-a-dia, as altas temperaturas do verão amazônico estimulam o uso mais frequente dos aparelhos de ar condicionado e também o consumo de extra de energia para freezers e geladeiras, para manter os alimentos mais resfriados. O líder da área de eficiência energética da Celpa, Hugo Cardoso, explica que o mais indicado é fazer o uso racional destes aparelhos nessa época do ano. “A dica é ensinar as crianças a fazer o uso correto dos aparelhos eletrodomésticos e evitar ao máximo os desperdícios”, diz Hugo.

Para reforçar estes pontos, a Celpa dá uma série de dicas de como economizar energia durante as férias com medidas simples, que podem representar um grande benefício ao orçamento doméstico no final do mês.

Confira: 

AR-REFRIGERADO – Tido como um dos principais vilões do período, o aparelho pode representar até 40% do valor da conta de energia. O ideal e não deixar o refrigerador ligado em ambientes vazios; manter as janelas e portas fechadas quando estiver funcionando; ajustar a temperatura quando estiver muito resfriado e instalá-lo em locais protegidos do sol e com boa circulação.

GELADEIRA – São responsáveis por cerca de 30% do valor da conta de luz. Deve-se evitar abri-la e fechá-la a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior.  Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas. Não colocar a geladeira próxima às paredes ou ao fogão.  Ela deve ser instalada em local ventilado e protegido do sol. A borracha da porta deve estar sempre em boas condições de uso, garantindo boa vedação.

ILUMINAÇÃO DA CASA – Pode representar cerca de 25% do custo mensal. O aconselhável é evitar acender lâmpadas durante o dia e preferir as fluorescentes ou de LED, pois são mais econômicas e duram cerca de 15 vezes mais que as incandescentes.

TELEVISÃO – Em média, representa 15% da conta. Deve-se desligar o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evitar dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.

FERRO ELÉTRICO – É um dos grandes ofensores da conta de energia. A dica é acumular uma grande quantidade de roupa para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido. É muito importante guardar as roupas lavadas esticadas, uma em cima da outra, para que fiquem menos amassadas. Desta forma gasta-se menos tempo com o ferro ligado.

LAVADORA DE ROUPA – Também não deve ser usada diariamente. Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Também é importante limpar periodicamente o filtro da máquina e usar a quantidade correta de sabão e água indicados para evitar a necessidade de repetir o enxágue.

COMPUTADOR – Utilizar o recurso de economia do monitor, clicando no menu iniciar da tela principal.

CHUVEIRO ELÉTRICO – Deve ser usado na posição verão. Fechar o chuveiro ao se ensaboar e limitar o tempo debaixo da água quente. Também é fundamental limpar periodicamente os furinhos do chuveiro.

BOMBA D’ÁGUA – É importante utilizar sempre a água armazenada em caixas d’água e não a água direto da bomba. A ligação elétrica da bomba deve ser feita por profissional de confiança, pois instalações malfeitas acarretam fuga de corrente e aumento de consumo.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Celpa 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *