Oeste do Pará contará com mais leitos de UTI no HRBA

hrba1
Novos leitos já estão em funcionamento.

No fim da manhã desta sexta-feira (15), o Secretário de Estado de Saúde, Vitor Manuel Jesus Mateus, esteve em Santarém para inaugurar e colocar em funcionamento 19 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

“Hoje, a UTI do Hospital Regional passa a ser a maior UTI pública realizando atendimentos fora da capital, passando de média para alta complexidade, dando subsídio para todos os pacientes e profissionais do hospital”, destacou o Secretário de Estado.

Além de Vitor Mateus, a cerimônia contou com a presença de autoridades locais, profissionais do hospital e do Secretário Municipal de Saúde. “Vai favorecer não só a questão da saúde do município, mas de todos os municípios que chegam a Santarém, principalmente desafogando aqueles que precisam urgentemente de UTI e ficam aguardando vaga dentro do hospital municipal. Agora eles poderão mais rapidamente chegar a um tratamento adequado”, destacou Valter Sinimbu.

Para o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, a entrega oficial dos leitos representa a realização de um sonho a muito tempo solicitado pelos profissionais de saúde que prestam serviços no Regional, bem como da população.

“É um ganho muito grande para região. Era uma demanda que já tínhamos há um bom tempo e agora está sendo inaugurada. Assim como vai beneficiar os pacientes, os profissionais também ganharão com isso, pois com essa ampliação cerca de 150 profissionais treinados aqui no hospital vão ser contratados”, disse Moreschi.

Em lugar dos atuais 24 leitos de UTI, o Regional passará a ofertar 43, sendo: 20 adultos; 10 pediátricos; 10 neonatais e 3 de cuidados intermediários. A ampliação permitirá aperfeiçoar os serviços prestados pelo Hospital em casos de alta e média complexidade e também aumentar o número de cirurgias realizadas, já que em muitos casos é necessário dispor de leito de UTI para realização de determinados procedimentos.

Por Edmundo Baía Júnior

RG 15/ O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *