Primeiro ministro turco diz que golpe falhou

turquia
População saiu as ruas contra o golpe.

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, afirmou, em rede nacional, que a tentativa de golpe no país fracassou e que a situação estaria “sob controle”. A nação turca, principalmente as cidades de Istambul e Ancara, enfrenta momentos de pânico e conflitos entre civis e militares nas ruas na noite desta sexta-feira (15).

Tudo começou quando os militares tomaram as ruas da capital turca, Ancara, e de uma das principais cidades do país, Istambul, e declararam lei marcial (vetando manifestações e suspendendo as liberdades fundamentais da população).

Diante de ameaça de ter os direitos reprimidos, a população de Ancara e de Istambul foi às ruas e houve confrontos com os militares. Há relatos de diversos cidadãos feridos, imagens de tanques nas ruas e sobrevoo de helicópteros e aviões militares. O primeiro-ministro afirmou que qualquer helicóptero ou avião sobrevoando prédios do governo será “derrubado com mísseis”.

Há relatos ainda de confrontos aéreos entre o grupo militar que tenta realizar o golpe e aviões militares pró-governo. O Parlamento em Ancara foi atacado por aviões e o aeroporto de Ataturk, fechado pelos militares, foi invadido pela população.

SEM ACESSO A REDES SOCIAIS

O acesso a diversas redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube foi quase que totalmente bloqueado desde a tarde desta sexta-feira (15), de acordo com informações de grupos como o Turquia Blocks, que monitora possíveis bloqueios na internet turca, e a Dyn, que monitora o desempenho da rede e do tráfego global.

Pelo Facebook, um usuário turco informou ter conseguido a conexão apenas a partir de uma Rede Particular Virtual (VPN, na sigla em inglês), que simula que o acesso vem de um outro país.

Apesar do bloqueio, foi por meio do Twitter que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan pediu apoio da população, afirmando que a “democracia e a unidade nacional terão que ocupar praças e aeroportos”.

(Com informações do Portal Uol)

Fique por dentro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *