No Rio, avião da Marinha cai no mar durante treinamento

A Marinha confirmou um acidente com avião caça, modelo AF-1B. O piloto precisou se ejetar e está sendo procurado pelo Corpo de Bombeiros. A aeronave caiu no mar, próximo à cidade de Saquarema, na região dos lagos, cerca de 100 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

A Marinha informou que faz as buscas pelo piloto a poucas milhas da costa e está apoiando a família do militar, informou, em nota enviada à imprensa.

O acidente é o segundo no Rio de Janeiro, em menos de um mês e aconteceu quando a aeronave retornava de exercícios. As causas do ocorrido ainda estão sendo investigadas.

O Corpo de Bombeiros, que também emitiu nota sobre o ocorrido, informou que uma segunda aeronave que participava do mesmo treinamento conseguiu pousar.

No ínicio de julho, outro avião caça F5-FM Tiger da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Os dois pilotos que estavam na aeronave conseguiram se ejetar da cabine, e, com ajuda de um paraquedas, aterrissar em segurança.

Marinha diz que choque entre caças derrubou avião em Saquarema

A Marinha informou que o acidente com o avião caça, modelo AF-1B, foi motivado pelo choque entre dois aviões caças da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, durante treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata Liberal, a cerca de 100 quilômetros do litoral de Saquarema, também na Região dos Lagos.

De acordo com nova nota distribuída pela Marinha, durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para realização de um novo ataque, houve a colisão entre as duas aeronaves, “com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar”.

Em princípio, a Marinha tinha informado que um avião caça tinha caído no mar nas proximidades de Saquarema, obrigando o piloto a se ejetar da cabine quando retornava de exercícios operativos e suas circunstâncias estão sendo apuradas.

No momento, estão sendo realizadas operações de busca e salvamento com o emprego de navios, aeronaves, além de lanchas de apoio do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A segunda aeronave conseguiu retornar e pousar com segurança na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.Até o momento, o piloto não foi encontrado.

(Com informações da EBC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *