Coluna Impacto

c01ABUSO

Até que ponto vai a audácia e o abuso de algumas pessoas. Comerciantes, motoristas e a população em geral, encaminharam a foto de um veículo (carro-forte) de uma empresa de segurança, que simplesmente estacionou no meio da rua para atender um cliente, no centro da cidade. O trânsito ficou parado e muita gente ficou assustada com os funcionários da empresa que estavam armados de fuzis. Cadê nossas autoridades, para coibir esse tipo de abuso?

SEMINÁRIO FISCAL

O Sebrae no Pará, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, CRC-PA, Sescon-PA, Iespes e Marketup, promove na segunda-feira (8) o Seminário de Educação Fiscal e Empresarial, evento que tem como finalidade informar aos empresários de Santarém e região de que forma podem estar legais no que se refere à procedimentos fiscais. O evento será às 14h, no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior – Iespes. O motivo do evento é o alto índice de suspensões cadastrais de empresas da região que estavam em situação irregular junto ao Fisco. Até março deste ano, mais de 3 mil empresas de Santarém sofreram a suspensão, muitas devido a não emissão de documento fiscal por mais de 90 dias. Entre as várias sanções pela perda do cadastro, está a impossibilidade dessas empresas venderem e comprarem mercadorias, por exemplo.

MEC AUTORIZA CURSOS NA FIT

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 27 de julho último, a portaria n° 334 do Ministério da Educação (MEC), que a autoriza dois novos cursos para as Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA). A portaria é referente aos cursos de bacharelado em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Para a diretora da unidade em Santarém, Deliana Santos, a FIT/UNAMA vem se organizando para fazer o vestibular destes novos cursos. Entendendo que estes são importantes para o município de Santarém que é polo universitário no Oeste do Pará. A FIT/UNAMA recebeu, em março de 2016, pela segunda vez, o “Prêmio VOX” como a faculdade mais lembrada pelos santarenos, comprovando a excelência de seu ensino.

Desde 2014, a FIT/UNAMA faz parte do Grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos educacionais do Brasil, presente em 12 estados.

INFODIP

Desde o dia 1º de agosto, está disponível o Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos (Infodip). A ferramenta, da Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA), tem a finalidade de atender o registro de comunicações de óbitos, suspensão e/ou restabelecimento de direitos políticos e inelegibilidades no cadastro de Eleitores. Normatizado pelo Provimento CRE Nº 6/2016, o Infodip é utilizado por 14 Tribunais Regionais Eleitorais e está à disposição de órgãos da Justiça Estadual e Federal, Ministério Público, Órgãos Militares e Cartórios de registro civil. O Sistema garante mais celeridade e segurança no encaminhamento de informações sobre o eleitor. Para utilizar o Sistema, os interessados devem acessar o link na página eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), preencher o formulário cadastral Infodip e seguir as orientações contidas no site.

c02DESTAQUE

Paulo Gasolina (foto), em 2013, quando estava atuando no Legislativo Santareno, foi apontado como o melhor Vereador do primeiro semestre daquele ano, por ter apresentado os melhores projetos com interesse público. Hoje, Paulo Gasolina quer voltar a trabalhar em prol da população e será candidato a Vereador pelo DEM.

RETOQUES

c03O advogado Jaster Roberto (na foto com sua esposa e filho) trocou de idade esta semana e foi alvo de inúmeras felicitações de seus familiares e amigos. Desejamos que nunca lhe falte motivos para sorrir e que sua vida seja carregada de felicidades e sonhos realizados. Aceite os parabéns de sua esposa, mãe, sogra e seu irmão e seus amigos. * Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que o índice de incêndio aumentou em todo o Pará. Em Santarém, de janeiro a agosto deste ano foram registrados 211 incêndios, sendo 101  florestais. Segundo o Corpo de Bombeiros, comparado com o mesmo período do ano passado foram registrados 193 casos a mais. Uma das causas apontadas para que o índice aumente é o calor intenso que facilita a propagação de incêndios. O clima quente deverá se estender até dezembro. * A Divisão de Vigilância Sanitária (DVS) iniciou na segunda-feira (1) inspeções nas instituições de ensino no município de Santarém. O objetivo é verificar a qualidade dos alimentos, da água que estão sendo servidos para os alunos. Seis escolas já foram visitadas e uma delas foi autuada por estar com produtos vencidos. * A Sespa divulgou um relatório sobre a doença de Chagas no Estado. Até o mês de agosto, 127 casos foram confirmados. Belém registrou 9 casos e em Santarém, 8 casos foram confirmados. A maior parte das ocorrências foram de transmissão por meio de ingestão de alimentos. * A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) divulgou na segunda-feira (1º), o primeiro boletim de 2016 sobre monitoramento da balneabilidade das praias de Santarém. O documento atesta que todas as praias analisadas apresentaram condições de qualidade na categoria “Própria/Excelente” para banho pelo parâmetro microbiológico mais restritivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *