Denúncia: Grilagem de terra na Resex Verde Para Sempre

Área invadida por falsos pescadores
Área invadida por falsos pescadores

Um grupo de invasores do município de Vitoria do Xingu, provavelmente bandidos com envolvimento no tráfico de drogas, segundo moradores a Polícia local tem conhecimento, está invadido e ocupando de forma ilegal, uma grande área da Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre, que também pertence ao município de Porto de Moz.

De acordo com informações que chegaram à nossa equipe de reportagem, os invasores estão se passando por pescadores. Após invadirem as áreas da Resex, permanecem um tempo nos terrenos, inclusive saem para pescar durante o dia, e deixam suas esposas no local. Sem fiscalização alguma, passado um tempo, negociam e vendem a terra para terceiros, que completam o ciclo da grilagem na região.

Ainda segundo a denúncia, os principais compradores de terras pertencente à União, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), são advindos dos estados pertencente à região do Centro Oeste do Brasil e Sul, como Mato Grosso e Paraná.

O crime contra o meio ambiente traz consigo um rastro de outros crimes contra o patrimônio e a vida. A disputa por áreas tem ameaçado os verdadeiros pescadores e extrativistas que têm na Resex, o único meio de sustentar suas famílias, utilizando os recursos naturais de forma sustentável.

Conforme a denúncia, esses invasores possuem ouras terras e vivem de ganhar dinheiro invadindo e vendendo a terceiros que depois vendem ou trocam por terrenos urbanos. Essas investidas visam a grilagem de terras para a exploração predatória da madeira por partes desses invasores.

SOBRE A RESEX VERDE PARA SEMPRE: Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, ou seja, a conservação da natureza é conciliada com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais. Com mais de 1 milhão de hectares de área protegida, faz parte do bioma Amazônia. No seu interior vivem aproximadamente 2600 famílias, que desenvolvem atividades de pesca, extrativismo e agricultura familiar, porém, os falsos sem terra, usam o momento para vender ou trocar para tirar vantagem.

Todos são sabedores que a região Amazônica atrai a atenção do mundo todo, por sua riqueza mineral, madeira, fauna, flora, água potável e outras riquezas. Esse tipo de invasão acontece não só na Reserva Verde Para Sempre, mas em outras áreas protegidas pelo governo Federal. Várias forças tarefas são realizadas por toda região para combater esse tipo de crime, principalmente na região do município de Novo progresso, Altamira, Porto de Moz e Senador José Porfírio. O governo, as associações, o Ministério Público e demais instituições, antes de proteger esses invasores, devem analisar as origens deles, são aproveitadores que querem tirar vantagem.

Um comentário em “Denúncia: Grilagem de terra na Resex Verde Para Sempre

  • 7 de dezembro de 2017 em 15:08
    Permalink

    Soube hoje, de fonte segura, que os holandeses que hoje habitam a cidade de
    Castro-PR-BR , na chamada COLÔNIA CASTROLANDA, produtora de leite e derivados,
    adquirem terras no Estado de Roraima para a plantação de soja, sendo que muitos
    desses habitantes já estão providenciando a ida para lá.
    Podemos prever as consequências disso para nosso MEIO AMBIENTE.
    Será que é possível impedir que aconteça esse desastre ambiental?
    Aqui fica meu pedido para a investigação e soluções para o caso.
    Tereza M Ferrari

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *