Coluna Impacto

c01COMPETÊNCIA

A estudante da Ufopa, Sandra Karolline de Melo Batista Pontes (foto) foi uma das selecionadas para concorrer ao Prêmio 9º Lice, com o artigo intitulado “Análise do Controle Social exercido pelo Estado sobre as Comunidades afetadas pela construção do Complexo Hidrelétrico Tapajós”, no qual estuda a participação das comunidades na tomada de decisão no processo de construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós. Para ela, ser selecionada já é uma vitória. “Participar de um evento nacional dentro de nossa área é importante porque leva o nome da universidade e do curso para um reconhecimento Nacional”. Representará a universidade no XV Eneap (Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas), a ser realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, no período de 16 a 19 de agosto de 2016. Dos seis artigos selecionados para concorrer ao 9º Prêmio Lice, dois são de alunos da Ufopa. Na modalidade banner são 15 finalistas, sendo um da Ufopa. Ela viaja pra Natal nesta sexta-feira, dia 12.

I COLÓQUIO DE DIREITO PENAL

A Subseção da OAB de Santarém, em parceria com a OAB/ESA/PA e a Comissão de Formatura dos Acadêmicos de Direito 2013.1, das FIT/Unama, estarão realizando o I COLÓQUIO DE DIREITO PENAL DO OESTE DO PARÁ, com a presença do Dr. Rogério Sanches e da Dra. Cristina Lourenço (Diretora da Escola Superior de Advogados da OAB/PA). O evento está sendo coordenado pelo presidente da OAB/Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho.

c02ENERGIA ABSURDA

Vereador Ronan Liberal Jr (foto) não descansa e continua trabalhando pelo bem da população. Preocupado com a situação dos moradores do Residencial Salvação, que estão sendo massacrados com o valor da energia cobrado pela Celpa, onde alguns talões chegam a mais de 500 reais, totalmente fora da realidade de quem mora no Residencial, está tomando as providências e vai chamar a direção da Celpa para se manifestar sobre o assunto, na Câmara.

ROMARIA FLUVIAL

A Diocese de Santarém receberá neste sábado, 13, a Romaria Fluvial do 17º Congresso Eucarístico Nacional. A procissão que vem de Manaus (AM), está levando o Santíssimo Sacramento para Belém, capital paraense, onde ocorrerá o Congresso de 15 a 21 de agosto. A embarcação da Marinha do Brasil que traz o Santíssimo Sacramento vai atracar no trapiche do Terminal Turístico por volta das 16h de sábado. Na chegada, ele será levado em procissão até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde haverá adoração ao Santíssimo até a missa das 19h30. Após a celebração, Jesus Eucarístico será levado em carreata até a igreja do Santíssimo Sacramento, percorrendo várias ruas da cidade.

TESTE DO PEZINHO

Com o intuito de descentralizar a oferta dos serviços em saúde à população, a Semsa realizou ontem, quinta-feira (11/08), no Centro de Referência em Saúde da Criança, a capacitação sobre o “Teste do Pezinho”, voltada aos enfermeiros da UBS Santo André, UBS Interventoria, UBS Maracanã e UBS Nova República, novas Unidades onde será implantado este exame. O teste é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e permite identificar 30 doenças, desde problemas genéticos e metabólicos até doenças infecciosas como a toxoplasmose como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).

c03DESTAQUE

A Agenda de Compromissos dos Objetivos do Milênio é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais e Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério do Planejamento, PNUD, Caixa Econômica Federal e ODM Brasil. A Meta 1, é Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome, o sistema indica o Programa Bolsa Família, que até 2013 havia retirado 36 milhões de família da pobreza extrema. A ferramenta também permite que o cidadão monitore e avalie o desempenho do seu prefeito ou prefeita nos compromissos assumidos, ampliando a governança local. Os gestores municipais que aderiram à Agenda de Compromissos merecem reconhecimento por enfrentar e induzir uma mudança cultural na gestão pública, que fortalece a democracia, a transparência e a participação social. O prefeito de Terra Santa, Marcílio Picanço (foto), é o único do Pará que está nessa relação.

RETOQUES

c04A coluna parabeniza as primas Maria Eduarda e Lara Sofia (foto), que trocaram de idade no último dia 04 de agosto. Maria Eduarda completou 11 anos e Lara Sofia, 6 anos. As duas princesas fizeram a festa da Família Rego. Parabéns em dose dupla! * Após as convenções que definiram candidatos a vereadores e a prefeitos, a campanha eleitoral começa oficialmente a partir do próximo dia 16 de agosto. * Vereador Nicolau do Povo, em contato com a coluna, disse que a Celpa trata a população de Santarém com descaso. Conta que marcou uma audiência com a gerência local da Celpa, chegou dez minutos antes do horário e não foi recebido. De acordo com Nicolau, a Celpa presta um serviço de péssima qualidade à população santarena e pediu que o MPE fiscalize a empresa, que de acordo com ele trabalha aleatoriamente, não tem fiscalização de ninguém e fazem o que querem dentro do município de Santarém. * A Empresa de Hotelaria London Ltda inaugurou na última quarta-feira (10) seu mais novo empreendimento, o Hotel London, localizado na Rua Cel. Joaquim Braga, ao lado da Praça do Mirante, na área central da cidade. * A coluna deseja um Feliz Dia dos Pais a todos os seus leitores que são pais e comemoram a data neste domingo, dia 14.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *