Irene: “Transporte aéreo é o principal entrave para turismo de Santarém”

Irene Belo fala sobre o turtismo em Santarém e região
Irene Belo fala sobre o turismo em Santarém e região

Considerado um dos principais segmentos para o desenvolvimento econômico de Santarém, o turismo, segundo a empresária Irene Belo, passa por problemas relacionados aos serviços prestados pelas empresas áreas. Ela argumenta que, hoje, para um turista viajar do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste ou Sul do Brasil para Santarém tem necessariamente que passar por Brasília.
Essa falta de voos diretos para Santarém, onde os aviões têm que fazer escala em Brasília, está prejudicando diretamente o desenvolvimento do turismo na região oeste do Pará, como um todo, de acordo com a empresária Irene Belo.
“Porque para o turismo se desenvolver, se faz necessário acessar o mercado e despertar o interesse desse mercado consumidor de serviços turísticos para uma região. Hoje, o turista tem um acesso não muito facilitado, porque a maioria dos voos acontece de madrugada e, isso é um desafio. Para que se acesse Santarém a partir do Nordeste, por exemplo, é preciso ir a Brasília, que é o grande centro de distribuição de voos”, enfatiza a empresária.
Segundo Irene Belo, acontece o mesmo problema, caso uma pessoa de Santarém tente viajar para o Nordeste ou outra região, onde tem que ir primeiro à Brasília. “Então, de um lado temos toda uma conjuntura econômica do País e região. Do outro lado nós temos um imenso manancial de belezas, de atrativos e de recursos naturais que nos propiciam sermos um destino turístico de grande atratividade, por estarmos localizados no coração da Amazônia, numa região que desperta os olhares e a cobiça mundial”, diz Irene.
Ela acrescenta que além da falta de voos diretos para Santarém, os empresários do segmento turístico têm os desafios internos da capacitação, qualificação e da profissionalização da mão de obra. “Temos algumas entidades que contribuem com a qualificação da mão de obra, como o Senac, Sesc e Sebrae. É toda uma conjuntura de serviços necessários à população que vão ser apropriados para o turismo. A mão de obra qualificada aqui na região ainda é um desafio!”, exclama Irene Belo.
SECRETARIA DE TURISMO: Questionada sobre o fato de um político ter assumido a Secretaria Municipal de Turismo, nos últimos meses e não um turismólogo e, se isso vai de encontro com o desenvolvimento do segmento em Santarém, Irene Belo ressaltou que o turismo é altamente interdisciplinar.
Para ela, várias questões convergem positiva ou negativamente para o desenvolvimento turístico na região oeste do Pará. “Então, o fato de ser um político ou um técnico que tenha assumido a Secretaria de Turismo, essa pessoa deve ter consciência da importância e da grande vocação dessa região para o turismo. O Secretário deve seguir o que nós fizemos quando estivemos à frente da Secretaria, que foi o Plano de Desenvolvimento Turístico de Santarém, e realmente implante esse plano”, afirmou Irene.
PLANO DE TURISMO: Sobre o Plano de Turismo, Irene lembrou que, na época em que esteve à frente da Secretaria de Turismo, contratou uma empresa especializada na área, para elaborar o plano. “Como o desenvolvimento é de vários destinos e não só no Brasil, mas no mundo e de vários produtos turísticos, então, contratamos uma empresa realmente capacitada para fazer esse plano. Eu fui Secretária por dois anos e dois meses e, nesse período elaboramos esse plano”, informou Irene, destacando que o plano partiu de uma avaliação da situação atual e da possibilidade de implantação de algumas ações, na região oeste do Pará.
“Agora, o plano é dinâmico e, ele precisa ser atualizado e trabalhado permanentemente. Ele tem uma meta a ser alcançada até o ano de 2020. Ou seja, já existem ações praticamente definidas até 2020. A gente espera que tenha uma continuidade e, que não se faça como de costume, que é abandonar uma coisa para começar outra”, comenta Irene.
CONTRATO: O prefeito Alexandre Von (PSDB) assinou no dia 27 de junho de 2014, um contrato de R$ 207 mil do Plano de Desenvolvimento Turístico que contemplaria Santarém e Belterra, no oeste do Pará. Na época, metade do valor foi custeado pelo governo do Estado.
O contrato teria duração de 7 meses. O projeto tinha como meta ouvir todos os setores envolvidos direta e indiretamente com o turismo. A empresa Chias Marketing seria a responsável pelo desenvolvimento. Com experiência no ramo, a empresa seria responsável, por exemplo, pelo plano Aquarela do Brasil, que trata da divulgação dos produtos turísticos brasileiros no exterior.
A equipe viria à Santarém ainda em julho de 2014 para fazer os primeiros levantamentos. Passados dois anos e dois meses, o projeto do Plano de Desenvolvimento Turístico continua sem previsão de ser executado em Santarém.
TROCA DE SECRETÁRIOS: No dia 10 de março de 2015, o vereador Valdir Matias júnior (PV) tomou posse na Secretaria de Turismo. Na época, Matias Júnior deixou pela segunda vez o Legislativo santareno em seu segundo mandato para assumir uma das secretarias de governo na gestão do prefeito Alexandre Von. No início do governo, em 2013, reeleito para a Câmara Municipal, Matias assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, mas retornou à função de Vereador no final de 2014.
Ainda em março de 2015, as estruturas de algumas secretarias foram modificadas. As secretarias de Planejamento, na qual estava à frente Rosemary Fonseca, e a de Turismo, da qual a titular era Irene Belo, tiveram mudanças de nomenclaturas e de competências. As ações de desenvolvimento saíram da Secretaria de Planejamento e se integraram à de Turismo, dando lugar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo e à Secretaria Municipal de Planejamento.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *